domingo, 21 de abril de 2024

EVANGELHO DO DIA 21DE ABRIL

Evangelho segundo São João 10,11-18. 
Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai».
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Leão Magno (461) 
Papa, doutor da Igreja 
Sermão XII sobre a Paixão; PL 54, 355-357
«Haverá um só rebanho e um só Pastor» 
Nasceu pelo Espírito Santo de Mãe virgem, e pelo mesmo Espírito fecunda a sua Igreja puríssima, a fim de que, pelo nascimento do batismo, uma multidão inumerável de filhos seja gerada para Deus. Deles se diz que «não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus» (Jo 1,13). É nele que a descendência de Abraão é abençoada pela adoção de todo o mundo, e que o patriarca se torna pai das nações quando os filhos da promessa nascem da fé e não da carne. Sem excetuar nenhum povo, Ele forma, de todas as nações que há debaixo do céu, um único rebanho de ovelhas santas, cumprindo todos os dias o que tinha prometido: «Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor». De facto, embora tenha dito a Pedro em particular: «Apascenta as minhas ovelhas» (Jo 21,17), é pelo Senhor que todos os pastores são atendidos; e Ele apascenta em pastos tão gordos e bem regados aqueles que se aproximam da Rocha, Cristo, que inúmeras ovelhas, fortalecidas pela abundância do seu amor, não hesitam em morrer pelo nome do seu Pastor, tal como o bom Pastor Se dignou dar a vida pelas suas ovelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário