terça-feira, 23 de abril de 2024

REFLETINDO A PALAVRA - “Alegria do teu Deus”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
E
PADRE JOSÉ OSCAR BRANDÃO(+)
REDENTORISTAS NA PAZ DO SENHOR
O encanto de Deus
 
Iniciamos o Tempo Comum com o Batismo de Jesus. O Pai apresentou o Filho: “Este é meu Filho amado em quem pus todo meu amor” (Mt 3,27). Jesus iniciou sua missão, continuando sua Manifestação que estamos celebrando desde o Natal. Esta Manifestação de Deus tem como finalidade a comunicação de Deus para levar todos a participarem de Sua Vida. Essa é a salvação. É a comunhão total da Divindade com a Humanidade que aconteceu na pessoa de Jesus. Em sua própria Pessoa Ele garante esta comunhão. Após o Batismo, Jesus participou de uma festa de casamento na qual estava presente sua Mãe e os discípulos. Vindo a faltar o vinho, temos o milagre da mudança da água em vinho pela intervenção de Maria. Neste sinal Jesus Se manifestou como o vinho novo que é o Reino. O vinho velho é o Velho Testamento. Jesus manifestou sua glória e os discípulos creram Nele. A narrativa do casamento tem um sentido maior. É um símbolo precioso do relacionamento de Deus com seu povo, como lemos em Isaías: “O teu Criador é teu marido” (Is 54,5). O povo é a esposa e Deus o esposo. O relacionamento de fé com Jesus tem essa característica de amor matrimonial, do qual o matrimônio é símbolo. Essa comparação traz também os sentimentos de alegria de Deus por seu povo: “Como a esposa é a alegria do marido, tu será a alegria do teu Deus” (Is 62,5). O milagre não é a mudança da água em vinho, mas da mudança que se dá na humanidade, pois, a presença de Jesus salva e faz novas todas as coisas. O povo novo, nascido da fé, é a esposa querida por Deus. Jesus é simbolizado pelo vinho novo, nova criação, renovação pela fé. 
Força transformante da fé 
A mudança que o Reino realiza em nós é colocar a vida a serviço, como Jesus o fez. É serviço de entrega de vida. Mais ainda é alegria de amor, como lemos no evangelho. O vinho novo, que é Jesus, trouxe uma mudança, como a água colocada em potes vazios se transforma em vinho bom, pois a festa de Deus não pode acabar. Toda a transformação se faz a partir da fé. Lemos no evangelho: diante do vinho novo os discípulos não só continuam uma festa bem alegre (mais de 600 litros de vinho), mas vão ao mais importante, a fé em Jesus: “Este início dos sinais, Jesus o fez em Caná e manifestou sua glória e seus discípulos creram nele” (Jo 2,11). A fé provoca uma mudança uma mudança radical na qual passamos a viver a vida nova que modifica nosso modo de agir e pensar. Entramos no amor esponsal de Deus e continuamos a festa. A grande novidade do Reino novo é a capacidade de colocar a serviço de todos os dons que temos.
Cantai ao Senhor um canto novo 
Cantar a Deus não é somente gritar aleluias ou júbilos de celebração. É deixar entrar em nossa vida o vinho novo do Reino, isto é, um novo modo de viver a partir da fé e do amor a Jesus Cristo. Cantar a Deus é usar os próprios dons a serviço do povo de Deus no gesto do amor esponsal. O Espírito é quem dirige esta orquestra dos dons que o Pai nos deu. Cada dom é expressão de um dom de Cristo que é o dom total e, em Si, resume todas as maravilhas. Em cada celebração temos o Vinho Novo que é o Sangue de Cristo para a salvação do mundo. 
Leituras: Isaias 62,1-5; Salmo 95;
 1Coríntios 12,4-11; João 2,1-11. 
1. Iniciamos o Tempo Comum. Jesus continua a Manifestação que iniciou no Natal. Deus se manifesta na pessoa de Jesus que nos introduz na comunhão como Pai. O milagre das bodas tem a finalidade de mostrar que a mudança da água em vinha é o que acontece com a humanidade. Recebe a salvação e a renovação de todas as coisas. A festa de matrimônio é símbolo do matrimônio de Deus com seu povo.
2. A mudança que o Reino realiza em nós é colocar a vida a serviço como Jesus o fez. Toda transformação se faz a partir da fé. A chave para entender a celebração de hoje está nas palavras: “Este foi o início dos milagres de Jesus... manifestou-se sua glória e seus discípulos creram Nele” Colocar-se a serviço é o modo de viver o amor esponsal. 
3. Cantar os louvores de Deus, como lemos no salmo 95, não é só gritar aleluias, mas viver de um modo novo a partir da fé e do amor em Jesus. Cantar é usar os próprios dons a serviço do povo de Deus no gesto de amor esponsal. 
Jesus é uma festa
Somos amados por Deus como um amor de matrimônio. Por isso Jesus escolhe uma festa de casamento para manifestar o que significa a transformação que sua presença faz em nossa vida. É uma mudança de água para o vinho. Essa mudança miraculosa realiza entre nós e Jesus uma aliança nova. Conhecemos Deus e cremos Nele. Cada um vai crer em Jesus e aplicar essa fé de acordo com o dom que tiver. A riqueza do dom está sem ser colocado a serviço. Mas é o Espírito que anima todos. A presença de Maria no casamento de Caná, talvez porque fosse da família, simboliza a Igreja que encaminha as pessoas para o Vinho Novo que é a fé em Jesus. Jesus não dá uma resposta mal educada a Sua Mãe, mas diz somente que faça como achar melhor, pois sempre se entendem. A Igreja apresenta o melhor modo para as pessoas poderem se purificar na água do Batismo e realizar o encontro novo na Eucaristia. 
Homilia 2º Domingo Comum (20.01.2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário