segunda-feira, 29 de novembro de 2021

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 30/12/13

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Altair de Abreu: Gostaria que explicasse a passagem em Lc 12, 51-53 onde fala que Jesus veio para separar as famílias. 
O texto referido não fala que Jesus veio separar as famílias, mas sim que numa mesma família poderá ter quem é a favor de Jesus e também quem é contra ele e isso gera divisão, discórdia. O seguimento de Jesus é uma opção e não uma imposição e, muitas pessoas não compreendem e nem aceitam a opção de ser cristão verdadeiro. 
Aureolina Medeiros: Tenho dois filhos, um com cinco anos de idade e o outro com sete anos. Sempre tivemos o hábito de orar juntos na hora de dormir, mas o mais novo não gosta. Devo obrigá-lo a rezar? Como devo agir nessa situação? 
Você não deve obrigá-lo, mas incentivá-lo, mostrar para ele o valor da oração. Nunca podemos obrigar ninguém a fazer alguma coisa, mas podemos educar as pessoas para assumir um bem em sua vida e a prática da oração é um tesouro que os pais repassam para os filhos. Motive, faça uma oração criativa, envolva as crianças na preparação, isso poderá ajudar essa criança. 
Berenice Albuquerque: O que significa “bem aventurados os que têm os olhos fechados”? 
Nunca ouvi essa expressão e não faz parte das bem aventuranças que Jesus proclamou. Mas podemos interpretar como ter os olhos fechados para a maldade do mundo, para a malícia que avassala os valores, etc. 
Eunice Vaz: Todos nós temos um anjo da guarda. O que acontece com ele quando a gente morre? Será que Deus o encaminha para guardar outra pessoa? 
Sinceramente não sei responder a esse tipo de questionamento e digo, não se preocupe com isso, não tem muita importância. O importante é saber que Deus olha por nós, nunca nos abandona. O importante é confiar na Providência divina que nunca falha. 
Lidiana Cunha: Conheci um pastor que faz curas comprovadas. Ele curou minha mãe de uma enxaqueca que ela tinha há muitos anos. Isso quer dizer que qualquer pessoa tem o poder de curar outra através da fé? 
Não é qualquer pessoa que pode fazer milagres em nome de Deus, mas pessoas de comprovada fé. Jesus disse que seus discípulos poderiam realizar obras até maiores do que ele fez, pois Ele mesmo estaria no meio daqueles que nele confiam. Milagre só Deus realiza, mas usa a mediação humana, que em nome dele realiza a obra. 
Não identificada: Tenho um casal de amigos, já por volta dos seus 60 anos, mas com aparência bastante jovem. Eles resolveram dormir em quartos separados. Fiquei chocada ao saber da novidade. Como é que um casal escolhe viver assim dentro da mesma casa? Será que o amor acabou e eles resolveram continuar juntos? Não perguntei nada a ela porque não quis ser indiscreta.
Dormir separado não significa término do amor. Acho uma decisão sensata, se foi tomada com o consentimento dos dois. Pode ter sido tomada essa decisão por vários motivos: ronco; um dos dois mexe demais na cama; doença e outros motivos. Dormir separado não é falta de amor. 
Não identificada: Já ouvi padres criticarem pessoas em plena missa. Não diziam nomes, mas usavam termos pejorativos, isto está certo? Não cai direto naquela fala de Jesus que diz que é necessário que o escândalo venha, mas ai daquele por quem o escândalo vier? 
Não está certo, acho isso uma falta de respeito para com os outros. Podemos usar de exemplos para transmitir alguma mensagem de proveito à comunidade, mas nunca usar termos “chulos” e pejorativos. Não concordo de que esse tipo de crítica caia nessa passagem que você citou em sua pergunta, mas sim na falta de prudência no falar. 
Vitorino Toledo: Dizem que Jesus Cristo não nasceu dia 25 de dezembro. Por que a Igreja nunca se preocupou em descobrir a data certa, uma data tão importante para nós cristãos? 
A Igreja não tem condições de descobrir a exata data do nascimento de Jesus e isso também não tem uma importância maior, pois se estabeleceu uma data para comemorar o fato de ele ter nascido, isso é o que importa. 
Odete Mota: No início do meu casamento eu conseguia me manter arrumadinha e consegui manter meu corpo esbelto até depois de dois partos. Agora, após 25 anos de casados estamos gordos e meu esposo barrigudo e eu sem nenhuma vaidade. Graças a Deus nosso amor tem resistido a isso. Por que será que isso acontece com a maioria dos casais? 
Falta de zelo com o corpo, é isso o que acontece. Não se pode relaxar com a saúde e muito menos com a aparência. Um pouquinho de vaidade faz bem, pois nos leva a cuidados que nos ajudam a ter uma vida saudável. 
Kátia Regina: Vou me casar daqui a alguns meses e tenho um defeito: não gosto de cozinhar. Meu noivo é o apetite em pessoa. Ele sabe desse meu defeito e acha que posso mudar futuramente. Tenho certeza de que isso não vai acontecer. Acha que isso pode se tornar um problema grave entre nós? 
Creio que, se bem conversado, não poderá trazer problemas entre vocês, mas você pode fazer um esforço de superar esse defeito, ou ter uma boa cozinheira em sua casa, se tiver condições financeiras para isso. Não deixe que um problema pequeno se transforme em um grande problema entre vocês dois. 
Zilma Maria: Eu e meu esposo nos separamos há alguns anos. Fiquei com nossos filhos e o mais velho está entrando na adolescência, naquela fase das curiosidades e me faz perguntas às quais tenho muita dificuldade em responder. O pai nunca se importou com eles. Meus pais são muito sistemáticos. O que devo fazer para que meu filho não busque informações erradas com os coleguinhas? 
Mesmo com dificuldade de falar sobre certos assuntos você deve, como mãe, fazer o esforço de falar. Não se omita diante da curiosidade dele, pois certamente vai procurar de maneira errada e ninguém melhor do que a mãe, ou o pai, para orientar sobre tudo na vida. 
Marisa Oliveira: Completei 60 anos e, ao me olhar no espelho, percebi que estou ficando velha. Fiquei abalada porque toda a vida pensei que encararia a terceira idade sem problemas. Sempre fui bastante vaidosa e acabei descobrindo que os “estragos” da velhice me parecem um castigo de Deus. Achei que a minha fé me levaria por caminhos diferentes, mas isso não aconteceu. Seria um pecado da minha parte? 
Eu penso que todos nós devemos procurar entender a dinâmica da vida e compreender que a idade vai progredindo e marcando nossa existência, por exemplo, com a experiência, com a maturidade e também com as rugas. Cada um deve ser agradecido pelo tempo que vive e assumir a idade que tem com alegria, pois todos nós temos a beleza de cada tempo. Procure relativizar esse “abalo” e assuma com alegria a sua vida. 
Não identificada: Meu pai faleceu há dez anos. Há dois anos minha mãe também faleceu. Ficaram cinco filhos e um deles tem sérios problemas existenciais, nunca se harmonizou com a gente e agora está brigando porque quer a maior parte da herança por ter cuidado da nossa mãe. Será que devemos ceder? 
Eu considero a herança como dinheiro, ou bem, maldito, pois acaba gerando briga e discórdia entre irmãos. Eu sempre sou favorável a justiça, à justa repartição dos bens e nunca um receber mais do que o outro, ou achar que merece mais. Todos merecem o que é justo. Creio que vocês devem conversar com ele e dizer isso, a justiça é quem vai decidir quanto e o que cabe a cada um. 
Não identificada: Aqui no Brasil o adultério é contra a lei. Se eu mudasse para um país com costumes diferentes, o adultério também deixaria de ser pecado? 
Claro que não, pois o adultério não é pecado por causa de cultura, mas por causa do evangelho que está acima de qualquer cultura. 
Magali Alves: É verdade que existem dois tipos de consagração à Nossa Senhora? Não conheço esses dois tipos de consagração. Para mim só existe um, o de confiar na materna intercessão de Maria em nossa vida, por isso nos colocamos sob sua proteção materna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário