quarta-feira, 24 de novembro de 2021

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 27/01/2014

PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Não identificada: Meu pai sempre foi muito religioso, nunca faltou à missa com a minha, mãe, mas nunca gostou de ajudar ninguém. Acha que todo mundo tem que trabalhar. Já minha mãe gosta de ajudar e o faz escondido dele. Adianta alguma coisa ser tão religioso assim?
Infelizmente seu pai não entendeu muito bem o sentido do ser cristão, que deve ter compaixão dos sofredores e ajudar na medida do possível. Ele não está errado em dizer que as pessoas devem trabalhar para conseguir o seu sustento, mas nem todos têm oportunidade e incentivo para conseguir o seu próprio sustento.
Lívia Ferreira: Sei que o padre não é psicólogo, mas é um grande conhecedor da vida, por isso gostaria de lhe perguntar por que temos tanta dificuldade em abandonar nossos erros, mesmo sabendo que vamos responder por eles?
Abandonar erros não é fácil, ainda mais quando a pessoa não teve uma educação ou orientação para ser correta. Somos limitados e sujeitos a erros, todos nós, mas devemos reconhecer e tentar superar. Se a pessoa que erra, não dá conta sozinha de superar, deve procurar ajuda, para que as consequências não sejam tão pesadas em sua vida.
Não identificada: Outro dia me deparei com uma situação onde me vi obrigada a mentir para proteger uma pessoa e não causar um mal maior. Não é meu costume mentir, mas neste caso, não vi alternativa. Fiz errado? Cometi um pecado?
Mentir nunca é o melhor caminho e a melhor solução para problemas. Pode-se proteger uma pessoa de outra forma, sem usar do subterfúgio da mentira. Não concordo com o uso da mentira, mesmo que seja para proteger alguém.Não identificada: Acabo de descobrir que a minha caçula é homossexual. Jamais pensei que pudesse passar por esta experiência, embora isto seja tão comum hoje em dia. Sou separada e meu ex-marido não se importa com os filhos. Estou muito confusa e apreensiva. Ajude-me!
Não é fácil para uma mãe ver sua filha assumir a homossexualidade, sei que não é o desejo dos pais, mas é preciso enfrentar a realidade. Infelizmente filhos de casais separados enfrentam problemas de toda natureza, inclusive a sexual. O pai deveria ter sido mais presente na vida de sua filha, mas não o foi, claro que não é “culpa” dele, mas a separação tem uma parcela de culpa na condução da vida dos filhos. Converse muito com sua filha e jamais a despreze por causa da sua condição sexual, ela é sua filha independente disso. Ame-a, dê carinho e seja amiga de sua filha.
Não identificada: Minha irmã nunca gostou muito de ir à Igreja. Diz ser católica por conveniência. Ela se casou seu esposo também quase não frequenta a Igreja, pouco vai à missa e agora vão batizar o seu filho. O batismo vale mesmo os pais não sendo assíduos na Paróquia?
Infelizmente certos pais batizam seus filhos por tradição, por costume e não por convicção. Claro que o Batismo tem o seu valor, mesmo neste caso apresentado, mas o melhor seria que a criança batizada tivesse uma educação cristã, seguindo o exemplo de fidelidade dos pais.
Leda Assunção: O castigo do pecado é uma manifestação do poder de Deus?
Deus não castiga ninguém, mesmo quando a pessoa peca, mas o pecado tem suas consequências nefastas na vida da pessoa. Eu sempre digo que, o que parece ser castigo de Deus, é consequência do mal realizado. “Ninguém colhe arroz plantando sementes de ervas daninhas”, diz um ditado popular.
Yasmim Silva: Tenho um amigo ateu, muito querido e muito polêmico também. Às vezes conversamos sobre religião, trocamos experiências e, outro dia, ele pediu para que eu definisse Deus. Minhas palavras não o convenceram. Existe definição para Deus?
A melhor definição para Deus está na Primeira Carta de São João (4, 8): “Deus é Amor”. A consequência desse conceito está em amarmos uns aos outros, quem ama conhece Deus e segue o que Ele é numa vida de amor.
Dalva Alessandra: Muita gente fala que casamento é loteria. Outros falam que é preciso ter maturidade para que o relacionamento dê certo, mas conheço casais maduros, responsáveis cujo casamento está na corda bamba. Existe um meio termo?
Para que um casamento seja feliz é preciso, acima de tudo, que exista amor entre os dois, pois sem amor não há relação que resista. O amor é a base do casamento. Não gosto dessa expressão “casamento é loteria”, pois não depende de sorte, mas sim do amor maduro, responsável. Para que um casamento dê certo é preciso respeito, fidelidade, reciprocidade, cumplicidade e tudo isso é decorrência do amor.
Não identificada: Perdi uma irmã em decorrência de um câncer. Nas últimas semanas de vida, ela me confessou que seu único arrependimento foi não ter vivido sua própria vida e sim a vida que todos esperavam que ela vivesse. Será que foi por isso que ela adoeceu?
Em primeiro lugar nunca diga “perdi” minha irmã, pois você não a perdeu, ela fez a sua páscoa. Em segundo lugar todos nós precisamos aprender uma lição: viver a vida que Deus nos deu. Não podemos sacrificar nossa vida, nossos sentimentos, nossas vontades, nossas realizações, pois represar sentimentos faz muito mal a nós. Não digo que foi por causa disso que sua irmã adoeceu, mas podemos somatizar muitas coisas negativas que se transformam em doenças.
Não identificada: Não ando sentindo muita firmeza em algumas comunidades cristãs. Não tenho visto bons resultados na formação da consciência moral de seus membros. Tem percebido alguma coisa?
Existem pessoas que não aproveitam o que as comunidades oferecem, aliás, o que a Igreja oferece através da liturgia, da leitura orante da Palavra de Deus, através dos sacramentos, mas isso não é geral e têm muitas pessoas que crescem espiritualmente na frequência e dedicação à comunidade.
Luana Borges: Sobre aquela reportagem mostrando o carro passando em cima do garotinho e de sua avó e nada lhes aconteceu, poderíamos dizer que foi um milagre ou que não era hora de eles morrerem? Diz o ditado popular que só peru morre de véspera!
Não existe hora de morrer, a morte não tem dia certo e nem marcado e muito menos que é vontade de Deus. o que aconteceu naquele acidente podemos dizer que foi uma grande graça de Deus, mesmo que tenha explicações plausíveis, nunca podemos prescindir da graça de Deus.
Nadir Cunha: Como podemos interpretar o Apocalipse de maneira mais tranquila? Toda vez que leio fico muito assustada com tanta destruição.
O Apocalipse não é um livro de previsão de futuro, mas um livro que foi escrito no estilo de linguagem apocalíptica, mostrando a realidade que a comunidade estava vivenciando naquele momento de tribulação, de perseguição. Não tenha medo de ler esse livro e procure ler as explicações de rodapé na Bíblia.
Bianca Almeida: O que dizer “Dom da Salvação”?
A salvação é um dom, uma graça de Deus oferecida a nós. Não é uma conquista por nossos méritos, mas oferta de Deus.
Cristina Augusta: Desde que perdi minha sogra, tenho tido muito medo de morrer, medo de perder outro ente querido, medo de que nada existe depois da morte, de que tudo que vivemos foi em vão. Estou muito angustiada ao olhar para as pessoas que amo e saber que posso perdê-las um dia. O que fazer para ficar em paz novamente?
O dia que você parar de dizer esta expressão “perder” e tentar compreender o verdadeiro sentido da morte, você irá melhorar. Todos precisam compreender que a morte não é fim de linha, não é perda de vida. A Bíblia nos ensina que a morte é apenas um estágio de nossa vida: nascemos, crescemos, morremos e ressuscitamos. A vida não é tirada, mas transformada, nos diz a Sagrada Escritura, passamos de uma vida limitada para uma vida ilimitada. Leia em 1Ts 4, 18 e reflita sobre a fé na ressurreição de Jesus e a nossa.
Não identificada: O que tem a dizer para os pais que ensinam os filhos a mentirem? Minha cunhada está fazendo isso com meu sobrinho e meu irmão não faz nada para impedir. O que a Bíblia orienta sobre a criação dos filhos?
Lamentável esse tipo de educação, ela está ensinando o seu filho a mentir para ela mesma. A Palavra de Deus nos orienta para a vivência da verdade, é ela que nos torna livres, felizes, realizados. Em Jo 8, 32 lemos esta expressão: “A verdade vos libertará”! quando se educa baseado na mentira, se educa para a escravidão e não para a pessoa ser livre e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário