terça-feira, 30 de novembro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Eu vim para que tenham vida”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
46 ANOS SACERDOTE
Por que Jesus veio a nós?
 
Eu sou o bom pastor! Belíssima imagem que Jesus usa para falar com seu povo. Essa parábola é rica de imagens: curral das ovelhas, ovelhas, ladrão, predador, porteiro, o estranho, a voz familiar, a voz estranha, a porta, entrar e sair, seguir, fugir do estranho. Em uma linguagem simples Jesus quer fazer conhecer sua missão. Como falava simples de coisas tão profundas! Diz com simplicidade: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Por que Jesus veio a nós? Para que tenhamos vida. Essa vida, Ele a explica com a imagem do bom pastor. Esse pastor está em relação com um rebanho, isto é, pessoas para as quais ele dá a vida. Entre o pastor e as ovelhas, nós e Ele, nós como povo, há um conhecimento pessoal. Estamos ligados a Ele por uma aliança de fidelidade. Temos um compromisso pessoal. A base dessa aliança e compromisso é ter Jesus com a única passagem, porta pela qual entramos na vida Dele. Não há outra porta. Ser porta é ser o acesso necessário para ingressar na salvação. Ele é o guia que nos introduz nessa salvação, vida nova, no seu reino, na Igreja. Esse bom lugar é para todos, pois haverá um só rebanho e um só pastor. Deus é fiel. E sua fidelidade no cumprimento das promessas se realiza em Jesus que é a manifestação visível da fidelidade de Deus. Se seguirmos outra voz, cairemos na emboscada do ladrão que só vem para roubar, matar e destruir (João 10,10). É por isso que diz “Eu sou o caminho a verdade e a vida”. Salvação é conseguir a verdade que é a vida divina, que se torna caminho. Passando por Ele encontraremos o alimento, a proteção, a segurança. O ladrão rouba justamente a vida em abundância. O pastor dá a Vida que vem de Deus e é Deus. É o que Pedro afirma: “Deus o constituiu Senhor e Cristo. 
Seguindo seus passos 
O Bom Pastor, em sua missão de dar vida em abundância, chama os seus pelo nome e os conduz (Jo 10,3). As ovelhas o conhecem e conhecem sua voz. Os que são de Deus conhecem a voz de Deus. Ele caminha a sua frente, pois o “Senhor é o pastor que me conduz nada me falta” (Sl 22)A vida cristã é um contínuo seguimento de Cristo. Sem Ele não vamos a lugar nenhum e somos fácil presa dos “ladrões e assaltantes” que vêm dizendo falar e nome de Deus. Conforme um uso dos pastores, cada um tinha uma flauta e uma música própria que as ovelhas conheciam, pois se diz: “ouvem sua voz”, conhecem sua música. Seguir Jesus é encantar-se com a música do pastor e segui-lo. 
Que devemos fazer? 
Os ouvintes de Pedro, ao fim de seu primeiro discurso disseram: “Irmãos que devemos fazer?” Responde Pedro: “Convertei-vos e cada um seja batizado” (At 37-38). Para seguir o pastor é preciso converter-se e viver a fé que nos foi dada no batismo. Essa é a boa pastagem para a qual Ele nos conduz. “Ele veio para que tenham vida e a tenham em abundância”. Falta da fé leva a perder-se do pastor. Mas o pastor busca a ovelha perdida, não por mérito dela, mas por amor a ela. Acolher a visita daquele que vem cuidar de nossas almas e nos conduzir, como Bom Pastor. Ele colocou pastores que continuem sua missão. Celebrando os mistérios pascais reafirmemos nossa fé e nossa disposição de sempre ouvir e seguir a música deste Pastor que deu sua vida pelas ovelhas. 
Leituras: Atos 2,14.36-41; Salmo 22;
1 Pedro 2,20-25; João 10,1-10 
Ficha: 1. Nesse tempo pascal ouvimos a Parábola do Bom Pastor em que Jesus se coloca como a Porta pela qual passam as ovelhas que ouvem sua voz. Ela as conduz para os prados verdejantes, isto é, a vida divina, o Reino, a Igreja. Há uma relação de vida entre pastor e ovelha. É uma relação de conhecimento e uma aliança de fidelidade. Jesus é a manifestação da fidelidade de Deus. Ouvir outros pastores é cair em uma emboscada. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir.
2. Seguir os passos do pastore ouvir sua voz, pois ele nos chama pelo nome, em um conhecimento pessoal. Ouvir e segui-lo pastor é encantar-se com Ele e com sua música. 
3. Pedro recomenda aos que, ouvindo seu discurso, creram: “Convertei-vos e cada um seja batizado”. A atitude fundamental de cada um é estar sempre em busca desse pastor. Viver a fé do Batismo é seguir seus passos. 
Homilia do 4º Domingo da Páscoa (17.04)
EM ABRIL DE 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário