terça-feira, 23 de novembro de 2021

Perguntas e Respostas 31/01/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Não identificada: Na minha Paróquia tem um padre muito simpático que vem chamando a atenção das mulheres, inclusive a minha. Ele é muito educado, acolhedor, discreto, culto, simples, qualidades que toda mulher deseja encontrar em um homem. Gostaria de não estar confundindo as coisas, mas infelizmente, tenho certeza do que sinto por ele. Estou pensando em me abrir com ele em confissão. O que acha disso? 
Em minha opinião você está realmente confundindo sentimentos, pois é você está vendo um lado da moeda, esquecendo-se do outro lado. Você está vendo o homem educado, simpático, discreto, culto, simples e comparando com outros que não tem esses mesmo adjetivos que deveriam ser comuns em todos, mas infelizmente não é. Procure rever esse tipo de transferência de sentimentos. Se quiser falar com o padre, fale, mas não busque atrapalhar a vida dele, sendo insistente num sentimento de sua parte. Reveja e tenha prudência. 
Não identificada: Meu neto morreu assassinado no dia de seu aniversário. Infelizmente ele estava envolvido com drogas e, apesar de ter sido muito apegado a mim, não ouviu meus conselhos. Estou muito revoltada porque ele não merecia este fim. Poderia até ser preso, mas não assassinado. Meu coração está sangrando. Muitos dizem para eu perdoar e esquecer, mas não consigo. O que fazer para me livrar dessa dor tão grande? 
Triste fim da juventude em nossos dias. O envolvimento com drogas certamente tem levado muitas pessoas bem jovens para o túmulo. Sei que não é fácil aceitar esse tipo de morte, mas você não deve curtir revolta, pois viu que sua orientação não surtiu muito efeito na vida dele. Ninguém merece ser assassinado, mas muitos procuram com as próprias mãos se envolvendo cada vez mais no mundo do crime, do que é ilícito. Procure serenizar minha irmã, não se desespere, tenha fé. 
Não identificada: O padre da minha Paróquia disse que tem segredos com o demônio quem não se confessa. É verdade? 
É uma maneira radical de falar que eu não concordo, acho exagero dizer uma coisa assim. A confissão deve ser buscada na liberdade, diante de um arrependimento de erros e de uma busca de conversão e não como uma obrigação, ou medo do inferno. Esse modo de dizer expressa certo exagero. 
Maria Santana: Meu pai costumava dizer que a carne só é fraca quando o caráter não é forte. Qual a sua opinião a respeito? 
De fato quem busca viver a maturidade de sua fé tem mais força para enfrentar as tentações, os limites próprios da “carne”, do ser humano. Quem tem o caráter forte supera. 
Glória de Almeida: Gostaria que falasse sobre a ação de Deus em nossas vidas. Quando acontecem coisas ruins dizem que a culpa é só nossa, porque temos a liberdade de escolha. Quando as coisas estão dando certo, dizem que foi Deus quem providenciou, colocando pessoas e situações em nosso caminho. Gostaria de entender melhor tudo isso. 
Eu considero que Deus sempre age em nossa vida, em nossa história e, dificilmente vemos e compreendemos sua ação. Ele nos proporciona sempre o bem, as coisas boas, graças e bênçãos que, em muitas situações não somos capazes de absorver tudo e, em outras ocasiões recusamos. Somos dotados de liberdade, de livre escolha e isso nos trás consequências, seja para o bem, seja para o mal. Deus nunca quer o mal para seus filhos. 
Não identificada: Até hoje não tive sorte no amor. Três homens de quem gostei muito faleceram. Um deles foi pouco tempo antes de marcarmos a data do nosso casamento. Será que fui condenada por Deus a não me casar? 
Deus não condena ninguém à infelicidade. Este infortúnios não significa que você não tem sorte, ou que foi “destinada” a viver sozinha, infelizmente aconteceram essas fatalidades, mas não desista de procurar e viver a felicidade, mesmo que isso signifique viver sozinha. 
Michele Aguiar: É verdade que existiu um Papa que não consta na lista oficial dos Papas? 
Na história da Igreja existiram vários “Papas” que não foram eleitos corretamente ou que forjaram uma eleição segundo interesses pessoais ou grupais, esquecendo de que o Papa é escolhido por Deus, numa eleição iluminada pelo Espírito Santo. Alguns se intitularam “Papas” e dividiram a Igreja, coisas da história humana.
Valéria Cristina: Por que a hóstia do padre é maior que a nossa? E ainda tem o trabalho de ter que parti-la para tomar? 
Certamente não é porque o padre é mais “guloso” do que os outros (brincadeira...). A hóstia maior é para ter maior visibilidade e, principalmente para dar o significado da Eucaristia, que é a partilha. Quando o padre parte o Pão eucarístico, ele está repetindo o gesto de Jesus e como que dizendo toda hóstia consagrada é derivada de um único pão (=Jesus); significa também a partilha que devemos fazer do pão de cada dia. 
Flaviana Barbosa: Maldição pega em qualquer um ou existem pessoas imunes a elas? 
Eu não creio em maldições como essas que falam por aí, de pragas que alguns “jogam” nos outros. Eu creio na força de Deus e Ele nos disse que se crermos nele podemos até beber veneno que não nos fará mal (cf. Mc 16, 18). Essas “maldições” pegam em quem não crê em Deus, não professa uma fé íntegra e vive cheio de superstições. 
Odília de Lourdes: De acordo com o conhecimento que tem da Bíblia Sagrada, acha que as tentações de antigamente são as mesmas dos tempos de hoje? 
Sim, as mesmas que Jesus venceu no deserto (cf. Mt 4, 1-11): a tentação do TER, PODER e PRAZER, dessas derivam todas as demais.
Mauro Olívio: O que significa a palavra Apostasia? 
Apostasia significa "estar longe de", tem o sentido de um afastamento definitivo e de livre vontade de alguma coisa, uma renúncia de fé ou doutrina. Ao contrário da crença popular, não se refere a um simples desvio ou um afastamento em relação à sua fé e à prática religiosa. Pode manifestar-se abertamente ou de modo oculto. 
Joana D’Arc Castro: Explique esta passagem em Amós (3, 8) que diz: “Um leão rugiu, quem não ficaria com medo? O Senhor Deus falou, quem não profetizaria?”
O profeta Amós nos mostra o poder da Palavra de Deus, de sua Justiça diante das injustiças do mundo. É um alerta, uma exortação à vivência da coerência da fé e ao temor de Deus. 
Cárita Regina: Tenho sentido que nem sempre vivo minha fé de forma plena. Por causa disso acho que estou deixando de avançar em meu caminho espiritual, coisas que tanto desejo. Pode me dar uma luz? 
A fé deve ser alimentada com a leitura orante da Palavra de Deus; deve ser exercitada para se fortalecer, daí podemos dizer que é preciso diariamente fazer alguns exercícios para robustecer no avanço de uma vida espiritual autêntica. Procure participar mais, orar mais, ler mais a Bíblia, e ser solidária, certamente isso ajudará você a crescer espiritualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário