sábado, 27 de novembro de 2021

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 06/01/2014

PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Geralda Gomes Ferreira: É verdade que criança que não é batizada não tem Anjo da Guarda? 
Essa questão de Anjo da Guarda não é um dogma de fé que exista um Anjo para cada pessoa, eu creio da seguinte maneira: falar em Anjo da Guarda é o mesmo que falar que Deus olha sempre por seus filhos, nada mais, além disso. 
Maristela Lara: Se possível explique a passagem da Bíblia onde Jairo diz que sua filha morreu e Jesus responde que ela apenas está dormindo. 
Jesus está se referindo ao sinal que ele realizará na vida dessa criança, de acordá-la, ou seja, devolver –lhe a vida, por isso diz que ela está apenas dormindo. Esta passagem está em Mateus 9,18-26, Lucas 8,40-56 e Marcos 5,21-43. 
Helena Lopes: O que acha do uso de animais para estudar doenças e testar drogas para uso humano? Eu, particularmente, acho um grande erro, uma crueldade.
Não acho crueldade, pois é preciso, para o desenvolvimento da tecnologia, fazer estudos e testá-los para ver a eficiência desses estudos para aplicação humana. Se formos pensar assim, não chegaremos às curas de doenças que assolam a humanidade, como também os animais. 
Brigite da Silva: Jesus disse no Sermão da montanha que os puros de coração verão a Deus. Como a gente consegue manter o coração puro, vivendo em um mundo tão cheio de pecados? 
A pureza não significa inocência e muito menos ignorar as coisas de nosso mundo. A pureza que Jesus fala é a de manter-se livre da tentação de se deixar seduzir por valores que não são corretos e que não levam à plena felicidade. Não se deixar levar pela maldade e malícia do mundo. 
Norma Abreu: Estive pensando e cheguei à conclusão de que Jesus Cristo, de certa forma, ainda é um grande desconhecido para a humanidade. Na verdade, são apenas 15 anos de relatos bíblicos sobre sua vida. Dos 13 aos 30 anos nada mais foi escrito. Existe uma explicação para essa atitude de Jesus? Poderia ser um mistério que não foi permitido ser revelado? 
Não é verdade que foram 15 anos de relatos, pois se te notícia da infância, depois dele aos 12 anos e daí, somente na fase adulta, nos anos em que Ele anunciou o evangelho. São poucos os anos de relatos sobre sua vida. Não existe nada de misterioso nisso, pois o que era importante dizer foi dito. Os evangelhos não contam história da vida de Jesus, mas sim, são reflexões sobre sua atuação como Messias, o ungido de Deus que veio para anunciar a salvação a todos os povos. 
Euridice Maria: Em Tg 4, 5 fala que Deus é ciumento. Ciúmes não é um bom sentimento. Como pode um Deus perfeito ter ciúmes, um sentimento tão ruim? 
É uma maneira de dizer, isso não quer dizer que realmente Deus tenha esse sentimento ruim. A expressão em Tiago diz que Deus tem por nós um amor ciumento, ou seja, um amor zeloso, desejoso de que a pessoa seja feliz e não sofra. O Antigo Testamento fala muito desse “ciúme” de Deus, que, repito, não significa o mesmo ciúme que sentimos, como amor possessivo.
Walter Joaquim: O que é um exegeta? 
Exegeta é um estudioso do sentido de um texto, retirando dele o seu sentido mais profundo e dando uma orientação para o seu real sentido. Geralmente é usado no estudo bíblico e a tarefa do exegeta, nesse caso, é interpretar e dar o seu real significado.
Elenísia de Mello: Saberia dizer quando os cristãos começaram a fazer as primeiras imagens de santos? 
Não saberia precisar uma data para você, mas dizer que desde o início do cristianismo se usou esse tipo de símbolo para marcar locais que consideravam sagrados. Por exemplo: encontramos nos túmulos dos primeiros cristãos o uso de símbolos cristãos e imagens para distinguir as sepulturas dos cristãos com a dos pagãos. Nas catacumbas de Domitila (em Roma) encontramos pinturas de Jesus Cristo, da Virgem Maria e de dos Apóstolos, com a finalidade de evangelizar através das mesmas. Encontramos pintura da Santa Ceia e outros fatos bíblicos para ser instrumento de evangelização através da arte visual, pois a maioria das pessoas não sabia ler. As imagens começaram a surgir a partir do séc. IV. 
Valdirene Cunha Silva: Por que nas missas do Advento não se canta o Glória? 
O Glória é um cântico de louvor e é usado nas missas festivas de domingo ou solenidades e festas e é suprimido da liturgia no tempo do Advento e da Quaresma, por serem tempos revestidos de um clima de preparação para festas importantes, tempo de penitência, de reflexão e busca de conversão. Se reserva o uso desse cântico e também do uso da palavra e cântico do Aleluia, para que se distinga do tempo festivo do Natal e da Páscoa, respectivamente. É uma forma de nos indicar o caminho penitencial que esses dois tempos litúrgicos nos indicam.
Marilsa Guimarães: Explique esta passagem em Sl 127, 1: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem. Se o Senhor não guardar a cidade. Debalde vigiam as sentinelas”. 
Este Salmo tem sentido de ensinar à família recém constituída que é preciso construir com bases sólidas, nos ensinamentos divinos, em valores que vêm de Deus. Em Mateus 6, 25-34 Jesus nos ensina a construir sobre alicerce forte, para que os desafios da vida não destruam nossos ideais. 
Não identificada: Sou casada há dez anos, tivemos dois filhos, somos muito felizes e, todo aniversário de casamento, costumamos comemorar às vezes, não dá para viajar então a gente vai para um motel, em busca de uma liberdade maior. Minha irmã fala que isso não é bom para o casamento, porque esses lugares só tem capeta. Acredita nisso? 
Acho certo exagero de sua irmã dizer isso. Aqui no Brasil se identifica Motel com prostituição, mas na verdade um Motel é um hotel para se hospedar rapidamente. Nos EUA são hotéis de beira de estrada onde os viajantes usam para dormir uma noite, ou algumas horas. Não vejo problema de um casal usar um Motel para essa finalidade que você apresenta, não vejo como risco algum para o casamento. Não pautemos nossa vida sobre moralismos infundados. 
Daniela Ferreira: Quando morre alguém que é próximo a nós, a gente costuma dizer que perdeu essa pessoa. Como a gente perde alguém que jamais vamos esquecer e jamais vamos deixar de amar? Esta palavra “perder” está correta usar no caso de morte? 
Eu não gosto do uso dessa palavra porá exprimir morte, pois a morte não é perda. Infelizmente temos a cultura de que a morte é fim, é uma desgraça que nos separa definitivamente das pessoas e não é essa a realidade que a fé cristã nos ensina. Jesus venceu a morte com a sua morte e nos deu a garantia da vida eterna, da ressurreição. Eu sempre oriento as pessoas a não dizerem que perderam alguém, mas ensino a agradecerem a vida que tiveram aqui na terra e agora a vida eterna que possuem junto de Deus. 
Não identificada: Tenho muitos objetos de enfeite em casa. Quando tiro tempo para limpar levo uns dois dias. Meu esposo fala que eu perco muito tempo com coisas sem importância e que poderia usar esse tempo fazendo coisas mais úteis, ou se ocupando comigo mesma. Será que ele tem razão? Mas eu gosto tanto dessas coisinhas!
Se você gosta não tem porque desfazer do que faz bem. Você deve discernir se esse “tempo” gasto com essas coisas está atrapalhando no convívio consigo mesma e com os outros, se tiver é bom rever, mas se faz bem a você, continue. 
Aparecida dos Santos: Quando São João batizou Jesus, ele não se sentiu digno para tanto, mas Jesus lhe respondeu: “Deixa por agora, pois convém que cumpramos a justiça completa”. Então João cedeu. O que Jesus quis dizer com “deixar por agora”? 
Essa expressão significa “continue”, vamos realizar o que tem que ser realizado. É somente uma força de expressão para dizer que o que tem que ser feito faça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário