Evangelho segundo São Lucas 21,12-19.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Deitar-vos-ão as mãos e hão de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões, conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome.
Assim tereis ocasião de dar testemunho.
Tende presente em vossos corações que não deveis preparar a vossa defesa.
Eu vos darei língua e sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer.
Sereis entregues até pelos vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Causarão a morte a alguns de vós
e todos vos odiarão por causa do meu nome;
mas nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá.
Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas».
Tradução litúrgica da Bíblia
Bispo de Hipona (norte de África),
doutor da Igreja
Sermão 306
«Pela vossa perseverança
salvareis as vossas almas»
Queres alcançar a vida onde estarás para sempre liberto do engano? Quem não quer? Todos queremos a vida e a verdade. Mas como consegui-las? Que caminho seguir? É verdade que não chegámos ainda ao termo da viagem, mas vislumbramo-lo já, aspiramos à vida e à verdade. Ambas as coisas estão em Cristo. Que direção devemos tomar para as alcançar? «Eu sou o caminho», disse Ele. «Eu sou o caminho, a verdade e a vida» (Jo 14,6).
Foi isto que os mártires realmente amaram; por isto ultrapassaram o amor a bens presentes e efémeros. Não vos surpreenda a sua coragem; neles, o amor venceu o sofrimento; trilhemos os seus passos, de olhos postos naquele que é o seu e nosso Mestre. Se desejamos alcançar tão grande felicidade, não temamos percorrer caminhos difíceis. Aquele que no-lo prometeu é verdadeiro; Ele é fiel, Ele não nos engana. Porque havemos de temer a dura via do sofrimento e da tribulação? O próprio Salvador passou por elas.
Responderás: «Mas era Ele, o Salvador!». Lembra-te de que os apóstolos também passaram por esse caminho. Dirás: «Eram os apóstolos!». Mas não te esqueças de que, depois deles, um grande número de homens como tu passaram por semelhantes provações; e mulheres; e também crianças pequenas percorreram este caminho de provação. Será assim tão duro esse caminho, já aplanado por tantos que o percorreram?
Nenhum comentário:
Postar um comentário