terça-feira, 30 de novembro de 2021

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 27/12/13

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Não identificada: Meu irmão mais velho está com 37 anos. É um homem financeiramente bem resolvido, Mas é um pouco frustrado por ainda não ter conseguido se casar e morar com os pais até hoje. No caso de morar com nossos pais não consigo entender em que isso poderia incomodá-lo? 
Ele não está tão velho assim para ficar desanimado de se casar. Muitos acham que morar com os pais depois de certa idade é frustrante, não vejo por esse lado. Se ele está incomodado com a situação procure rever sua vida e faça uma escolha, vá morar sozinho e procure uma mulher para constituir uma família. 
Não identificada: Meus avós moram conosco. Meus pais foram os únicos dos sete irmãos que quiseram cuidar deles. Só que meu avô, depois de velhinho, resolveu ficar pirracento, se dói por qualquer coisa e fica ameaçando ir embora. Será que a velhice pode mudar o jeito de ser de algumas pessoas? Eles têm esse direito? 
A velhice não muda as pessoas, mas intensifica o que sempre foram. Tem um ditado que diz: “Não é o velho que fica ranzinza, mas o ranzinza que fica velho”! Certamente o seu avô já era assim, mas esse modo de ser foi intensificado com a velhice e mais ainda pela condição de viver fora do ambiente deles, pois estão vivendo na casa de filho, não é a mesma coisa, ainda que sejam bem tratados, estão em ninho estranho.
Hercília Gomes: Ouvi dizer que Judas tinha uma ideia equivocada a respeito da missão de Jesus Cristo. E após entregá-lo aos soldados e perceber seu equívoco, se arrependeu e suicidou-se. Se Judas se arrependeu, por que até hoje existe o costume de malhá-lo? Não seria o caso de mudar esse costume? 
Esse costume de malhar Judas é simplesmente ridículo! A Igreja nunca estimulou essa barbaridade, pois expressa um sentimento de vingança. Não sabemos se Judas se arrependeu do seu erro, só sabemos que suicidou. 
Efigênia Sales: Tem uma frase muito usada que diz: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Gostaria de saber qual a extensão desse poder já que nem tudo o que queremos conseguimos. 
A frase de São Paulo escrita na Carta aos Filipenses (4, 13) não fala de ter o que queremos, mas de encontrar força em Jesus Cristo, que é Deus conosco. Nem tudo o que queremos é para o nosso bem, pois nos conduzimos, muitas vezes, por instintos egoístas. São Paulo diz também que “tudo posso, mas nem tudo me convém” (ICor 6, 12). 
Sílvia Pessoa: Tenho o gênio muito forte, fico irritada por pouca coisa e isso me faz muito mal. Tento fazer o propósito de mudar, mas quando vem o teste, falho. Peço paciência para Deus e Ele me manda momentos complicados. Por que Deus me dá o contrário do que eu peço? 
Deus nunca manda momentos complicados para ninguém, você está enganada, não tenha esse pensamento de Deus, pois Ele é Pai misericordioso e só quer o nosso bem. Os desafios que encontramos não são enviados por Deus, mas sim por causa de nossa limitação humana. Você precisa aprender a confiar mais em Deus e se colocar sob sua vontade. Paciência é um dom que adquirimos, quando exercitamos. Assim como o atleta consegue um bom condicionamento físico, treinando exaustivamente, nós devemos exercitar exaustivamente a paciência, sabendo frear na hora certa e retroagir quando necessário. Não desanime.
Não identificada: Tenho algumas lembrancinhas que guardo, presentes de pessoas amigas, mas nunca olho, ficam guardadas em uma caixa, ocupando lugar. Seria pecado jogá-las fora? O que acha que devo fazer? 
Não é pecado jogar coisas fora. Se você não usa e nem olha, para que guardar? Só para entulhar seu armário. Não se preocupe, pode perfeitamente descartar, sem preocupação de estar pecando. 
Não identificada: Meu irmão ficou viúvo e, após 5 anos, casou-se novamente, mas sinto que ele não é feliz por completo, não esquece a primeira esposa. Gostaria de ajudá-lo a ser feliz e entender que a vida segue em frente. Ele se casou com uma boa pessoa. O que devo fazer? 
Deve conversar com ele, e dizer que não precisa se esquecer da primeira esposa, para ser feliz em outro casamento. Pode perfeitamente cultivar as lembranças de sua falecida esposa e amar a atual, sem problemas. faça isso com carinho, tentando compreender e respeitar os seus sentimentos. 
Não identificada: Sempre levei muito a sério a questão de que “o que Deus uniu, o homem não separe”. Fiz tudo para que o meu casamento desse certo, mas nesse caso, não depende só de uma parte. Quando nos casamos, juramos amor eterno, mas a chama dele está se apagando, após vinte anos de convivência. Não aconteceu nada que pudesse abalar nossa união. Por que a chama está se apagando? 
Claro que aconteceu alguma coisa, senão a chama do amor não estaria se apagando. Vocês é que não estão percebendo e deixando isso acontecer. O amor deve ser dinâmico, o casal não pode deixar que sua vida se torne uma rotina enfadonha, ao ponto de esfriar a relação. Procure dialogar mais, rever os hábitos de vocês e coloque um pouco mais de tempero na vida de vocês. 
Jaciara Rodrigues: Acha certo a atitude de certos grupos religiosos, como os monges, freiras que se isolam do mundo e ficam enclausurados apenas orando? Como eles podem ser úteis nas obras de Deus isolando-se das pessoas? 
Apesar de eu não ter esse tipo de vocação (para a vida monástica) eu respeito e admiro muito. Eles podem e fazem muito pela Igreja. A intercessão na oração é muito importante. A importância não está só no fazer coisas, mas em procurar “ser” mais. A oração nos faz ser mais humanos. Procure um mosteiro e converse com os monges ou as monjas e verá que eles nos ajudam muito com conselhos e orientações espirituais.
Não identificada: Apesar de estarmos vivendo tempos modernos, meus pais são extremamente radicais e conservadores com relação ao sexo antes do casamento. Eles nem imaginam que não sou mais virgem. Estou noiva, de casamento marcado e, se soubessem da verdade ficariam muito decepcionados comigo. Mesmo assim acha que eu deveria contar a eles? 
Eu creio que a verdade é o melhor caminho para se construir uma vida sólida. Seus pais têm a sua razão, pois o sexo está banalizado em nossos dias, lamentável. Não concordo com extremismos, acho isso uma falta de compreensão para com os erros e opções das pessoas. 
Juliana Pinheiro: Posso rezar o terço fazendo caminhada ou qualquer outra atividade que não me ocupe as mãos?
Claro que pode. Eu sempre que faço caminhada rezo meu terço, acho muito boa essa prática. Você pode rezar em qualquer posição. O importante é estar sempre em sintonia com Deus.
Henrique Oliveira: Por que nossa religião idolatra e faz pedido a santos? 
Você está muito enganado, pois crer na comunhão dos santos e pedir sua intercessão não tem nada a ver com idolatria. Procure saber ao certo o que é idolatria. Os santos são modelos para todos nós, pois conseguiram viver a fidelidade a Deus e à sua Palavra. A Igreja cristã católica reconhece, desde os princípios, que os santos vivem em comum união com Deus, por isso rezamos na oração do Creio: “creio na comunhão dos santos”.
Clarissa Magno: O que significa a palavra “Mago” que dá nome aos três reis que foram visitar Jesus quando ele nasceu? 
Essa expressão se refere a estudiosos dos astros, atualmente chamamos de astrólogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário