segunda-feira, 22 de novembro de 2021

EVANGELHO DO DIA 22 DE NOVEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 21,1-4. 
Naquele tempo, Jesus levantou os olhos e viu os ricos deitarem na arca do Tesouro as suas ofertas. Viu também uma viúva muito pobre deitar duas pequenas moedas. Então Jesus disse: «Em verdade vos digo: Esta viúva pobre deu mais do que todos os outros. Todos eles deram do que lhes sobrava; mas ela, na sua penúria, ofereceu tudo o que possuía para viver». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Beato Charles de Foucauld 
(1858-1916) 
Eremita e missionário no Saara 
Retiro de Nazaré (1897) 
Dar tudo porque Cristo tudo deu!
Meu Senhor Jesus, quão depressa será pobre aquele que, amando-Vos de todo o coração, não puder suportar ser mais rico do que o seu Bem-amado! Quão depressa será pobre aquele que, sabendo que tudo o que for feito a um destes pequeninos é a Vós que é feito e tudo o que o não for também o não será a Vós (Mt 25,40.45), aliviar toda a miséria que tem ao seu alcance! Quão depressa será pobre aquele que receber com fé as vossas palavras: «Se queres ser perfeito, vende o que tens e dá o dinheiro aos pobres», «Felizes os pobres», «Todo aquele que tiver deixado os seus bens por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá por herança a vida eterna» (Mt 19,21.29; 5,3; 19,29), e tantas outras como estas! Deus meu, não me parece que seja possível a estas almas, ao ver-Vos pobre, permanecerem ricas por vontade, vendo-se maiores do que o seu Mestre, o seu Bem-amado, ou, se depender delas, não quererem ser parecidas convosco em tudo, sobretudo nas vossas humilhações Não concebo o amor sem a necessidade imperiosa de tornar conformes, semelhantes e, acima de tudo, correspondidas, todas as dores, todas as penas, todas as asperezas da vida. Por mim, meu Deus, não posso ser rico e viver desafogadamente dos meus bens quando Vós fostes pobre e vivestes com dificuldades, tirando laboriosamente o sustento duma custosa profissão. Não sei amar assim. Não convém que o servo seja «maior do que o seu Senhor» (Jo 13,16), nem que a esposa seja rica quando o Esposo é pobre E não posso compreender o amor sem esta procura de identificação, sem esta necessidade de partilha de todas as cruzes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário