sexta-feira, 26 de novembro de 2021

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 17/01/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Valmira Cerqueira: Há familiares que só se reúnem em épocas de Natal e Ano Novo por obrigação e, no restante do ano, se fazem ausentes. Acha que reunir a família em ocasiões de festas é uma obrigação ou os laços de família tem outro sentido? 
Nada que é feito por obrigação tem valor, mas o que se faz espontaneamente, por amor é que dá sentido à vida. Os laços de família devem ser alimentados com a alegria, com o prazer da convivência diária e não só em momentos especiais como Natal e outras festas. 
Gislene Marins: Nas citações das Bem aventuranças uma delas diz que os mansos herdarão a terra. Gostaria que me explicasse como uma pessoa mansa faria para herdar uma terra como a nossa, cheia de conflitos, bandidos e pessoas que usam de má fé para com os outros? 
Não é a herança desta terra, mas a mansidão nos dá a garantia de uma terra nova, marcada pela solidariedade, pelo amor, pela partilha. A mansidão significa não ser conivente com a maldade; o manso é aquele que não compactua com o que o “mundo” nos oferece de contra valor. 
Neli Cunha: Qual o significado do pecado mortal? Muitos pecados do dia a dia também não poderiam ser considerados mortais, como o fumo e o alcoolismo? 
Esta expressão mortal significa afastamento de Deus. O pecado mortal é aquele pecado que ofende gravemente a relação que temos para com Deus e para com os outros. Em outras palavras é o pecado que nos leva à morte (ausência de Deus). 
Marília Avelar: Deus age sem que as pessoas peçam ou é preciso pedir a Ele para que atenda os nossos pedidos? 
A ação de Deus não depende de nossos pedidos, mas Ele espera que o solicitemos, pois nos deu a liberdade e podemos não querer que Ele aja em nossa vida. As orações (pedidos) que dirigimos a Deus são necessárias para que nos convençamos de que o que pedimos é bom para nós ou está só satisfazendo nosso instinto egoísta. 
Juliana Feijó: O que significa deixar ser encontrado por Deus? 
Significa deixar Deus agir em nossa vida. Significa aceitar a proposta de amor que Ele nos deixou na Sagrada Escritura; significa viver os seus ensinamentos propostos por Jesus Cristo.
Antonio Solto: Explique a passagem em Mt 7, 24-25 que fala de um homem prudente que constrói sua casa sobre a rocha! 
Neste trecho do evangelho Jesus nos ensina a prática da Palavra e não só ouvi-la e achar bonita. Ele diz “feliz o homem que ouve e pratica a Palavra de Deus, esse é como alguém que constrói a sua casa sobre a rocha”, em outras palavras Jesus nos ensina a ser coerente com a fé que dizemos professar, pois a casa para ficar de pé, é preciso ter alicerce firme, a nossa fé para permanecer deve ser bem alicerçada na Palavra de Deus e na vivência dos valores nela contidos. 
Andréia de Jesus: Muitos conflitos que carregamos ao longo da vida são problemas mal resolvidos que nos afetaram quando crianças. Existe alguma orientação na Bíblia que possa aliviar esse tipo de sofrimento?
Problemas mal resolvidos e que nos afetam, transformando em traumas devem ser resolvidos com esforço pessoal, com ajuda de pessoas que podem orientar, com ajuda profissional (psicólogos) e com determinação. A Bíblia nos ensina a ter fé firme, determinada e Jesus nos orienta para nunca nos deixarmos abater diante do mal, mas ser sempre firme, fiel. Não conheço um trecho específico que fale do assunto, mas todo o conjunto da Palavra de Deus nos leva à fé, que vence os obstáculos. 
Noêmia da Silva: Comente esta passagem em Tt 1, 15 onde diz: “Todas as coisas são puras para os puros; todavia para os impuros e descrentes nada é puro, porque tanto a mente quanto a consciência deles estão corrompidas”. 
São Paulo está fazendo uma séria advertência aos falsos doutores, que agem pela maldade, querendo disseminar divisões entre os fiéis. Ele pede para advertir essas pessoas que se deixam contaminar pelo mal e contaminam os outros. Quem é mau contamina os outros. 
Jorgina Aparecida: Gostaria de saber se há na Bíblia, algum relato de que a família é constituída de pai, esposa e filhos e, estes quando se casam transformam-se em parentes e deixam de fazer parte da família? Estou questionamento isso porque um evangélico colocou esta posição. 
A ignorância leva a elaborar conceitos completamente errados. A Bíblia não fala o que você diz ter ouvido dessa pessoa protestante. Os laços familiares permanecem depois que os filhos se casam, não se elimina grau de parentesco e a Bíblia não ensina isso. Em Gn 2, 24 diz que o “homem e mulher deixarão seus pais e se unirão, formando uma só carne”, não diz que deixarão de ser filhos dos seus pais e muito menos que se transformam em apenas parentes longínquos deixando de ser parte da família. A base da família é formada pelos pais e pelos filhos, mas essa é a base. 
Não identificada: Acha possível que os filhos paguem pelos males e pecados dos seus pais? 
Não, mas muitas vezes o pecado, o erro dos pais, trazem consequências aos filhos, devido à irresponsabilidade que certos pais assumem. Não existe essa estória de pagar pelos pecados, como se Deus vingasse dos pecadores, mas o pecado sempre traz consequência para a vida do pecador. 
Não identificada: Tive um relacionamento muito frustrante que me deixou totalmente desacreditada dos valores humanos. Sei que é um erro da minha parte, mas o sentimento de indignação que surgiu em decorrência desse fato me deixou com medo de gostar de alguém novamente. Este meu receio estaria ligado com falta de fé? 
Você não pode confundir uma coisa com outra. A decepção amorosa pode levar uma pessoa à descrença quando ela culpa Deus por seus fracassos e isso é muito comum. Uma coisa é a decepção com uma pessoa, outra coisa é culpar um terceiro por aquilo que aconteceu. Procure relativizar esse seu sentimento de descrença para com os relacionamentos e não misture com os sentimentos em relação a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário