sábado, 27 de novembro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Jesus manifesta-se na Eucaristia”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
53 ANOS CONSAGRADO
46 ANOS SACERDOTE
(Ao lado PADRE JOSÉ OSCAR BRANDÃO
MISSIONÁRIO REDENTORISTA(+))
Uma comunidade sem Jesus
 
No dia de Pentecostes, Pedro, junto com os onze apóstolos faz o primeiro anúncio da Ressurreição. Diz que aquele que “matastes pregando-o na cruz, Deus o ressuscitou”. São testemunhas destas coisas. O testemunho de Pedro é a atitude permanente da Igreja: ‘Ele ressuscitou e vive no meio de nós’. Inicialmente havia o sentimento da ausência de Jesus como pudemos ler no Evangelho. Logo no dia da Ressurreição, os discípulos estavam amedrontados e fechados na sala onde haviam feito a última ceia com Jesus. Estavam chorosos. Dois deles vão a uma aldeia próxima a Jerusalém. Durante o caminho são abordados por um homem que lhes pergunta o que estavam conversando. Eles estavam em completa desilusão pela trágica morte de Jesus. Assim expressam sua dor: “Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas já faz três dias que estas coisas aconteceram!” (Lc 24,21). Jesus lhes diz: “como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram” (25). Jesus explica-lhes, a partir da Escritura, o sentido da sua morte e ressurreição. Esta situação não era somente a dos apóstolos e discípulos, mas de todos os seguidores de Jesus que estão em uma comunidade e não conseguem perceber o sentido da “ausência física de Jesus”. Ao chegarem à hospedaria eles dizem a Jesus a linda frase: “fica conosco, pois já se faz tarde e a noite vem chegando” (29). Quando Jesus parte o pão eles O reconhecem. Jesus então desaparece. Reconheceram Jesus ao partir do pão! Lucas quer responder à comunidade onde está o Jesus. A comunidade não está sem Jesus. 
Presença do Ressuscitado 
À pergunta, onde Ele está, Lucas responde: Ele está no meio de nós, vivo e presente, quando procuramos ler os acontecimentos do tempo juntamente com os acontecimentos da vida de Jesus. Eles comentavam os acontecimentos. E estavam juntos. “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, eu estou no meio deles” (Mt 18,20). Jesus abre-lhes a compreensão das Escrituras. “Cristo está presente quando se lêem as Escrituras” (SC 7). Cristo está presente quando partimos o pão da Eucaristia, não só quando celebramos a missa, mas também quando aprendemos a compartilhar e partilhar a vida. A comunidade não está abandonada. Ela tem a presença de Jesus em seu meio. É o Cristo vivo que Pedro anuncia no dia de Pentecostes. Esse sentido de presença deve animar nossa celebração e nossa vida. 
Ele está no meio de nós – Eucaristia
“Todas as vezes que comeis deste pão e bebeis deste cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha” (1 Cor 11,26). A Eucaristia anuncia não só a presença de Cristo, mas de todo o seu mistério de redenção e vida nova para nós. Não podemos ter a idéia de um Cristo distante, na casa do Pai. Cremos e temos a presença de Cristo vivo que anuncia a Palavra, que faz dos cristãos participantes de seu corpo, com Igreja, conduz os cristãos a ver os acontecimentos dentro de uma luz nova. Assim os discípulos podem caminhar na noite. Eles voltaram naquela mesma noite, mas não na escuridão - na bela lua de Páscoa, a luz do Cristo vivo e presente. Em cada Eucaristia estamos retomando o acolhimento dessa presença no Pão e Vinho, como também na Palavra, na comunidade e nos que servem. 
Leituras: Atos 2,14.22-33; Salmo 15; 
1ª Pedro 1,17-21; Lucas 24,13-35. 
Ficha: 1. Pedro no dia de Pentecostes anuncia a ressurreição. São testemunhas e tem a experiência de sua presença. Houve na comunidade um sentido de ausência de Cristo. O texto de Atos, no acontecimento dos discípulos de Emaus, relata o encontro de Jesus. Lucas com este texto que dar o sentido da ausência de Jesus que não mais do que outro tipo de presença. 
2. À pergunta, onde Ele está, Lucas responde: Ele está no meio de nós, vivo e presente, quando procuramos ler os acontecimentos do tempo juntamente com os acontecimentos da vida de Jesus. Ele está presente nos acontecimentos da vida, na fraternidade, na Palavra e no partir do pão (Eucaristia). Nesses sinais reconhecemos que Ele está vivo e presente. É o mesmo Cristo Vivo que Pedro anuncia. 
3. A comunidade não está abandonada. Tem em seu meio Cristo no seu mistério de Redenção e Vida Nova. Esta presença leva os cristãos a verem os acontecimentos dentro de uma luz nova. Como os discípulos de Emaús, podemos anunciar a experiência de sua presença e acolhe-o em cada celebração que é o lugar privilegiado de sua presença. A lua de Páscoa continua iluminando nosso caminho para o encontro com a comunidade. 
Homilia do 3º domingo da Páscoa (10.04)
EM ABRIL DE 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário