domingo, 28 de novembro de 2021

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 03/01/14

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Marinalva Dias: Por que de um tempo para cá os padres passaram a cantar em certos momentos da missa, no estilo gregoriano? 
Isso é um costume antigo e, muitos costumes antigos têm voltado à prática na Igreja hoje. 
Geórgia Sampaio: Acha que o amor começa na afinidade entre o casal, ou ele pode nascer ao longo do tempo, do companheirismo, do cultivo? 
Não se pode precisar quando nasce o amor entre duas pessoas, pois cada caso pode ser diferente. Tem casais que, à primeira vista, já se enamoram outros o amor vem com a convivência, com o cultivo. Isso é muito relativo. 
Mércia Gonçalves: Jesus disse que nada ficará oculto. Deduzimos que, o é ocultado é errado? 
Nem tudo o que é ocultado é errado. Por exemplo, o padre tem que ocultar os pecados que as pessoas confessam. Ocultar pode ser interpretado por guardar segredo ou também omitir alguma coisa. A omissão é pecado. 
Uliana Cintra: Como um padre pode chegar a ser Papa? Quais os critérios? 
Na medida em que o padre desempenha sua função com zelo, com cuidado pastoral e dedicação ele pode ascender na vida clerical, tendo reconhecido sua missão. Daí ele pode ser ordenado Bispo e até Papa, pois todo Papa já foi padre um dia. Dedicação à Igreja é o critério fundamental. 
Celina Medeiros: Com relação à Igreja, qual o significado da palavra “carismática”? 
Uma pessoa carismática é uma pessoa cheia de carismas, ou seja, cheia de graça, de simpatia, de amor à Igreja e que tem a capacidade de congregar pessoas. Tem facilidade de evangelizar. 
Aurora Novais: Nós pais, temos a obrigação de cuidar dos filhos para que eles se tornem adultos respeitados. Há pais que se esforçam ao máximo para isso, mas alguns filhos não correspondem. Se nascemos sem conhecimento de nada, como explicar que, mesmo tendo pais amorosos e honestos, tem filhos que se tornam bandidos? 
A educação não se dá somente em casa e pelo exemplo e dedicação dos pais. A sociedade em que a pessoa vive influencia muito na formação do caráter da pessoa. “Amigos” tem muita influência. Muitos se deixam seduzir por coisas que levam ao mal. 
Não identificada: Namoro um rapaz há dois anos, estamos com planos de casamento, mas ele tem muito ciúme de mim. Justifica o ciúme porque diz me amar demais. A minha mãe está preocupada e diz que ciúme não é prova de amor, mas sim de desconfiança. Não sei o que fazer. Se termino esse namoro ou sigo adiante, pois o amo muito. 
Se você ama, procure estabelecer limites para esse ciúme. Converse bem antes de se casarem, pois o ciúme doentio leva a condutas perigosas. Concordo com sua mãe de que o ciúme não é prova de amor, mas de desconfiança. Se ele a ama, deve confiar em você. 
Doralice Alves: Sou uma pessoa muito espontânea e adoro dar uma boa gargalhada. Minha mãe vive pegando no meu pé, dizendo que é falta de educação, que preciso ser mais moderada. Mas me sinto bem sendo como sou. É pecado dar gargalhadas? 
Claro que não é pecado dar gargalhadas. Se isso é espontâneo em você, não vejo motivo de mudar. Moderação é bom e isso não significa tirar a sua espontaneidade. 
Hélvia Teles: Já foi o tempo em que, no final da tarde, as pessoas sentavam-se nas calçadas para trocar aquela prosa saudável. Hoje, onde moro, tem apenas cinco famílias em todo o quarteirão, sem nenhuma amizade entre nós. Parece que o mundo está mudando somente para pior. Dê sua opinião. 
De fato as relações estão se tornando frias e distantes e isso é o preço do desenvolvimento, do inchaço das cidades. A insegurança toma conta de todos, como também o tempo se torna curto para esse tipo de relacionamento. Hoje é raro vermos numa família uma pessoa que fica o tempo todo em casa, normalmente todos trabalham fora e isso dificulta a relação entre vizinhos. No interior esse tipo de amizade perdura, nas grandes cidades é que esse tipo de amizade se torna difícil. 
Não identificada: Minha vizinha é casada pela segunda vez. Teve uma filha no primeiro casamento e outra no segundo. O atual marido não gosta muito da criança do primeiro casamento e ela sente isso muito claramente. Já a ouvi chorando muito e perguntando à mãe por seu pai. Isso me corta o coração. Eles não são católicos e brigam muito. Sei que não posso interferir. Será que se eu rezar por essa família as coisas pode melhorar? 
Claro que você pode rezar por esta família e, a oração ajuda sim, eu creio na força da oração. Mas se você tem algum tipo de amizade por esta família, pode interferir sim, orientando, aconselhando esse casal. Triste realidade, pessoas que não estão preparadas para serem pais, formarem uma família harmônica. 
Nadir França: Tenho três filhos. Um deles é especial. Por que ele não nasceu igual aos outros? Não consigo entender qual é o propósito de Deus para comigo, me mandando dois filhos normais e um em condições difíceis? 
Não é Deus que manda filhos especiais e nem normais. Temos que nos conscientizar que Deus não é culpado por tudo o que nos acontece. Infelizmente um de seus filhos nasceu com deficiência, fruto de má formação genética, provocada por vários fatores. Não culpemos Deus dos limites humanos. 
Não identificada: Minha mãe é uma pessoa que sempre sentiu os acontecimentos com mais intensidade do que qualquer outra pessoa. Para falar para ela que alguém morreu é o maior problema, pois ela sofre muito. Acha possível encarar com mais serenidade os problemas da vida ou é direito das pessoas extravazarem suas emoções como bem entendem? 
Cada pessoa tem um modo de expressar seus sentimentos e isso devemos respeitar, mas claro, devemos também orientar as pessoas a enfrentarem com mais naturalidade o curso de nossa vida, pois somo limitados, sujeitos a acidentes, doenças e até a morte. 
Adália Pires: Gostaria de saber se esse negócio de acender velas pela internet vale, porque é virtual e, em minha opinião, não tem luz nenhuma. 
A finalidade da vela é nos ajudar a reconhecer que Jesus está sempre em nossa vida, nos orientando com seu Espírito. Acender uma vela, seja real ou virtual, é um modo de você dizer assim: “Eu creio em Jesus, luz do mundo” que nos ilumina e nos dá força para enfrentar os desafios que a vida nos oferece. Tanto faz ser uma vela real ou virtual, o importante é a sua comunhão com Jesus Cristo através da oração. 
Jaciara Santana: Se Jesus Cristo deu seu sangue para nos salvar, por que continua existindo pessoas perversas indo para o inferno o tempo todo? Que espécie de salvação é esta que Jesus veio trazer? 
Porque nem todos ainda aceitaram a morte redentora de Jesus. Ele nos salvou com sua morte, mas tem gente que não aceita isso e a salvação não é uma imposição, mas uma proposta de amor para quem quer aceitar isso com liberdade. 
Gardênia Lemos: Casal em segunda união é aquele casal em que ambos, ou uma das pessoas foi casado na Igreja católica, separou-se e casou-se uma segunda vez, só no civil, pois a Igreja não pode fazer um segundo casamento, a menos que o primeiro casamento tenha sido declarado nulo pelo tribunal eclesiástico? 
Sim, exatamente isso, essa forma de segunda união que você apresenta é ilícita, mas existe também uma forma de viver uma segunda união que é lícita: quando um dos cônjuges morre e a parte viúva assume outro casamento, nesse caso pode-se casar novamente no religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário