sexta-feira, 26 de novembro de 2021

São Conrado de Constança

Conrado de Constança ou Conrado de Altdorf (em alemão, Konrad von Konstanz ou Konrad von I. Altdorf) (Weingarten, 900 – Constança, 26 de novembro de 975) foi bispo da diocese de Constança entre 934 e 975. Ele é venerado como um santo pela Igreja Católica, Igreja Luterana e Igreja Ortodoxa. 
Biografia 
Conrado nasceu por volta de 900 dentro da família Welf, pertencente à nobreza, recebeu sua formação espiritual no capítulo da catedral de Constança. Entrou na comunidade canônica e, em 934, a partir do cabido, sob a influência do bispo de Augsburg, Ulric de Augsburg, foi eleito bispo de Constança. 
Cripta no Anterior
 da Antiga Sé
de Konstanz Alemanha
 
Como bispo e como um membro da igreja Ottoniana, Conrado tem contato, pelo menos esporadicamente, com o imperador Otto I (936-973). Assim, no inverno de 961-962, Conrado participou da viagem organizada para a coroação do imperador de Roma. Em consequência, o imperador do Sacro Império Romano obteve uma capela já erguida chamada Mauritiusrodunte na catedral de Constança em memória de São Maurice. Conrado fez outras viagens a Roma e Jerusalém, onde ele peregrinou por três vezes e trouxe relíquias, dentre outras coisas. Visitando Roma e Jerusalém, Conrado decidiu levar a cabo um plano de construções na cidade, fato que é considerado apenas como o nascimento ou momento fundação da arte românica. Como um modelo para a construção de igrejas usou a Basílica Patriarcal em Roma: Na entrada da cidade, ele construiu uma igreja dedicada a St. Paul, semelhante à Basílica de São Paulo Fora dos Muros. O Welf Konrad nasceu por volta do ano 900. Ele recebeu sua educação espiritual no capítulo da catedral de Constança , entrou na comunidade canônica e foi eleito em 934 por seus co-cânones e sob a influência do bispo de Augsburgo, Ulrich von Augsburg (923-973), como bispo de Constança. No seu exercício como bispo e, portanto membro, da igreja imperial otoniana, encontramos São Conrado pelo menos esporadicamente nas relações com o reino de Otto I, o Grande (936-973).São Conrado participou da peregrinação a Roma e da coroação imperial do governante no inverno 961/962. Noutras viagens São Conrado retorna a Roma e Jerusalém , onde ele fez três peregrinações. Entre outras coisas, elas serviram para trazer relíquias. As inspirações de Roma e Jerusalém determinaram o programa de construção que o bispo executou em sua cidade, no período romano. As basílicas patriarcais de Roma serviram de modelo para a fundação da igreja: em frente à cidade, São Conrado construiu a Paulskirche de forma análoga a São Paulo Fora dos Muros e igreja de São João construída de acordo com São João de Latrão, ele também renovou a Laurentiuskirche (mais tarde capela do conselho de São Lourenço, que não existe mais hoje). Sob a impressão de suas peregrinações a Jerusalém, ele mandou construir a rotunda das Maurícias como uma réplica da Igreja do Santo Sepulcro , que poderia servir como um destino de peregrinação regional. A homenagem aos santos Maurício e Lourenço - este último foi o dia do santo (10 de agosto) da famosa batalha em Lechfeld de 955 - também apontam para o Império Franconiano-Alemão Oriental . O imperador Otto I agradeceu a São Conrado em um documento datado de 21 de fevereiro de 962, poucos dias após sua coroação como imperador, aprovando a construção da catedral. A comemoração relacionada revelou os laços estreitos entre bispo e o imperador, culminando com a permanência de Otto na cidade episcopal de Conrado, em agosto de 972, e no festival Pelagius, no dia 28 deste mês. 
Como se deu a devoção e a canonização de São Conrado de Konstanz 
A devoção a São Conrado data dentre 1084 a 1110, a ele foi oferecido um culto local pois seus ossos foram transladados para a igreja de São Mauricio, catedral recém-construída. Havia por parte de Ulrich I (1111 – 1127) um interesse de estabelecer devoções regionais, segundo “a sagrada vita” podemos ler relatos de curas e resgates milagrosos atribuídos a São Conrado , que foram apresentados a santa sé em Roma, e ao Papa Calisto II (1119 – 1124) . Em março de 1123, foi decidida a canonização de Conrado de Konstanz pelo Conselho Lateranese A canonização "real" ocorreu no magnus conventus , o "grande encontro" em Constança, no final de novembro de 1123, com a participação de três duques, muitos condes, clérigos, abades e monges e muitos fiéis no dia 26 de novembro, o dia da morte de Conrado de Konstanz , em uma elaborada celebração litúrgica, os ossos do santo foram enterrados em um novo santuário e venerados. No entanto, as relíquias de Constança foram destruídas no tempo da Reforma . O crânio porém foi conservado e está na Konstanz Münster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário