segunda-feira, 28 de agosto de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Com Ele viveremos”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Nossa glorificação
 
O Céu existe! Mas, como é que ele é? Essa temática da glorificação está distante de nossas preocupações. A fé cristã acredita na existência do Céu. Mas não sabemos como será. Por que? Impossível, sendo carnais, saber como é a vida futura que será regida pelo lado espiritual. Alguns tentam mostrar como é, como vemos em novelas, e mesmo em certos autores espirituais da Igreja. Eles mostram a vida futura nos moldes da vida terrena. Não resolve. A Igreja afirma a felicidade em Deus e a infelicidade sem Deus. Quando queremos descrever o Céu, o Inferno e o Purgatório, nos moldes humanos, incorremos no ridículo. O Céu que é apresentado, não estimula a querer ir para lá. Há maneiras de compreender que podem nos ajudar: “O que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, e o coração do homem não percebeu, isso Deus preparou para aqueles que o amam” (1Cor 2,9), nos diz Paulo. Jesus nos garante: “Na casa do meu Pai há muitas moradas... Vou preparar-vos um lugar; e quando eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 4,2-3). E este lugar futuro é preparado pelo próprio Jesus que estará junto do Pai. Podemos imaginar o que Jesus vai nos preparar para a vida no Céu, Ele que fez tudo para nosso bem na terra? Estando unidos a Ele, estaremos caminhando para este lugar, pois Ele “é o Caminho, a Verdade e a Vida” (6). Só podemos falar do Céu e desejá-lo, se estivermos ligados ao morador, o Pai amoroso. Jesus disse ao ladrão: “Hoje estarás comigo no Paraíso” (Jo 23,43). 
Vivendo o futuro já 
Não precisamos esperar um futuro distante para saber como será nossa vida. Já vimos que não podemos vê-la somente com os olhos humanos. Todavia, como ainda estamos na carne, podemos conhecer nosso futuro, já presente em nós. Agora podemos ver com o olhar da carne, dominado pelo Espírito de Deus. Como se dá isso? Pela fé. São João é claro: “Esta é a vontade do meu Pai: Quem vê o Filho e nele crê, tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,40). E também: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna” (54). Alimentar-se da Eucaristia é viver já, pela fé, a vida futura do Céu. O amor é a realização da vida eterna: “Sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos” (1Jo 3,14). Pela fé e pelo amor entramos em comunhão com Deus e esta comunhão é a Vida Eterna. Pela Ressurreição de Jesus iniciamos nossa ressurreição que do dia a dia até o dia glorioso em que estaremos todos juntos em nossa nova morada. 
Ensinando viver 
Acontece no ser espiritual uma transformação que se faz, na medida que colaboramos. Deus se torna sempre mais o sentido de nossa vida. A transformação é uma realidade que deixa transparecer a luz desta presença. Torna-se assim um testemunho vivo da vida futura, do Céu e das belezas de Deus. Por isso dizemos: ‘Ele é uma pessoa cheia de Deus!’ Não porque faz milagres, tenha dons, mas porque vive, como diz Paulo: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus que me amou” (Gl 2,20). Vivemos uma perspectiva mais ampla da vida. Vivemos a vida eterna já, possuindo todos os bens. Não se manifestou ainda o que seremos. Quando se manifestar seremos semelhantes a Ele (1Jo 3,2). Jesus, com sua Ressurreição, abriu a todos a porta do Céu. Lá é nossa casa. Será tão bom.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM NOVEMBRO DE 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário