sábado, 26 de agosto de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - Vivendo da Graça

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Vivendo da Graça
 
A vida cristã não se reduz à prática de mandamentos e de rezas. Ela é dom de Deus. Tudo o que somos e temos é dom. Deus é o ponto de partida de tudo, pois, a vida, a salvação, o futuro e tudo nos vem d’Ele. Mais que conquistar o Céu, nós acolhemos a oferta que Deus nos faz de sua bondade, amor e misericórdia. O que nós temos e não ganhamos? O que somos e temos, mesmo feito por nós, envolve a participação de muitas pessoas e, sobretudo, do dom de Deus. Jesus insiste: “De graça recebestes, de graça deveis dar” (Mt 10,8). Fomos criados por pura bondade de Deus; crescemos com o apoio de tanta gente, mas Deus é quem nos faz crescer; Jesus diz: “Por mais que pense, alguém pode acrescentar um palmo sua vida?” (Lc 12,25). É tão bonito ver as crianças crescerem. Puro dom! Como somos capazes da tantas coisas na vida? Contemplando os mistérios da Redenção recordamos as palavras de Jesus a Nicodemos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). E ainda: “Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando éramos pecadores” (Jo 5,8). Tudo recebemos de graça. Uma das coisas bonitas que aprendi na África (Angola) foi o aspecto da gratuidade. Quando se entregava uma coisa para alguém, por exemplo, um garfo, a pessoa colocava as mãos em concha, como a receber um presente. Ser amado e acolhido por Deus é também viver sua Vida. Assim vivemos a Graça, isto é, a Vida que Pai, Filho e Espírito vivem na sua intimidade de Trindade. Graça não é algo intelectual, mas é como um abraço que acolhe. 
Graça é redenção 
S. João evangelista, proclamando a Encarnação do Filho de Deus, apresenta a redenção como uma graça que vem da Graça que é Jesus: “Todos os que O acolheram receberam graça sobre graça” (Jo ,1,16). “Deus,que é rico em misericórdia, pelo grande amor que nos amou, , quando estávamos mortos em nossos pecados, nos vivificou juntamente com Cristo – pela graça fostes salvos!” (Ef 2,4-5). A imensidão dos pecados foi superada ao infinito pela graça de Deus: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5,20). “A graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus” (1Tm 1,14). Não por mérito nosso, nem pelas obras que praticamos. “Pela graça fostes salvos, por meio da fé, e isso não vem vós, e é dom de Deus” (Ef 2.8). A redenção que Cristo nos ofereceu é dom maior do que o que podemos merecer. Ao acolher e colaborar com a graça, brotarão em mim as atitudes que não são enfeites de uma árvore de Natal, mas frutos que nascem e são sustentados pela seiva da vida divina que corre em nós.
Distribuindo a graça 
Ao acolhermos a Graça, não somente recebemos um presente do Pai, mas a participação de sua Vida e da comunicação existente entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Se vivermos a comunicação interna da Trindade, partilhamos também sua abertura em comunicar-se gratuitamente com as pessoas. Como Deus amou-nos antes que o amassemos, igualmente nós vamos tornar presente no mundo este modo de ser de Deus: amar porque amar é nossa vida. Nesta perspectiva nossa vida é uma bênção, nossas atitudes são manifestação da graça de Deus. Nossas fragilidades não impedem de ser luz reflexa de Deus. Esta luz, passando em nós para iluminar os outros, deixa-nos mais unidos a Deus.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM NOVEMBRO DE 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário