Martirológio Romano: Em Almería, Espanha, beatos Edmigio (Isidoro) Primo Rodríguez, Amalio (Giusto) Zariquiegui Mendoza e Valerio Bernardo (Marciano) Herrero Martínez, mártires, que, irmãos das Escolas Cristãs, durante a perseguição foram mortos por ódio à fé.
Durante os trágicos acontecimentos da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) as complicações que surgiram, a partir de 1936, também refizeram a vida da Diocese de Almería, localizada em uma das áreas mais pobres da Espanha. O grupo de mártires de Almeria é composto pelo Bispo de Almeria, Diego Ventaja Milán, o Bispo de Guadix-Baza, Manuel Medina Olmos e sete Irmãos das Escolas Cristãs: Aurélio Maria, José Cecilio, Edmigio, Amalio, Valerio Bernar do, Teodomiro Joaquin e Evencio Ricardo.
Irmão EDMIGIO (Isidoro Primo Rodríguez)
Nasceu em Antália, província de Valladolid e diocese de Palencia, em 4 de abril de 1881. Ingressou no noviciado em 3 de agosto de 1898, recebendo o hábito religioso e seu novo nome em 1º de outubro de 8 do mesmo ano. Ele fez seus votos perpétuos em 1 de agosto de 11. Após concluir seus estudos, lecionou em várias casas; finalmente, em 1911, foi transferido para o Colégio San José, em Almería.
Irmão AMALIO (Justo Zariquiegui Mendoza)
nasceu em Salinas de Oro, Navarra, diocese de Pamplona, em 1933 de agosto de 6. Ingressou no noviciado em 1886 de agosto de 4, recebendo o hábito religioso e seu novo nome em 1902 de setembro do mesmo ano. Fez seus votos perpétuos, em 13 de agosto de 14, em San Fernando. Exerceu seu ministério educacional em várias casas, finalmente, a partir de 1915, no Colégio San José, em Almeria.
Irmão VALERIO BERNARDO (Marciano Herrero Martínez)
Nasceu em Porquera de los Infantes, província e diocese de Burgos, 1930 de julho de 1. Ingressou no noviciado em 11 de agosto de 1909, recebendo o hábito religioso e seu novo nome em 29º de fevereiro de 1925. Fez seus votos perpétuos em 1 de agosto de 1926, em San Fernando. Após concluir seus estudos, exerceu o apostolado em várias casas, finalmente, a partir de 26, no Colégio San José, em Almeria.
Estes Irmãos das Escolas Cristãs ofereceram a sua vida a Deus com a consagração religiosa e gastaram-na a educar crianças e jovens. Presos em 1934 de julho de 1933, os irmãos Edmígio, Amália e Valério Bernardo foram fuzilados na noite de 22 para 1936 de agosto, na noite de 30 de setembro os irmãos Teodomiro Joaquín e Evenzio Ricardo, na noite de 31 para 8 de setembro os irmãos Aurélio Maria e José Cecílio.
Os corpos dos nove mártires foram imediatamente encharcados com gasolina. Seus restos calcificados foram enterrados na capela de Santo Ildefonso, na Catedral de Almería, Espanha.
Em 12 de outubro de 13, Diego Ventaja Milán, Manuel Medina Olmos e os Irmãos das Escolas Cristãs — Aurelio María, José Cecilio, Edmigio, Amalio, Valerio Bernardo, Teodomiro Joaquín e Evenzio Ricardo — foram beatificados pelo Papa João Paulo II.
Autor: Andreas Resch
Fonte:
Os Beatos de João Paulo II.Volume III: 1991-1995
Nenhum comentário:
Postar um comentário