segunda-feira, 28 de agosto de 2023

EVANGELHO DO DIA 28 DE AGOSTO

Evangelho segundo São Mateus 23,13-22. 
Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque fechais aos homens o Reino dos Céus: vós não entrais nem deixais entrar os que o desejam. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque devorais as casas das viúvas, com o pretexto de prolongadas orações. Por isso, sereis mais rigorosamente julgados. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque dais volta ao mar e à Terra para fazerdes um convertido, mas, tendo-o conseguido, fazeis dele um merecedor da Geena, duas vezes mais do que vós. Ai de vós, guias cegos, que dizeis: "Quem jurar pelo santuário a nada se obriga; mas quem jurar pelo ouro do santuário tem de cumprir". Insensatos e cegos! Que vale mais: o ouro ou o santuário que santifica o ouro? Dizeis também: "Quem jurar pelo altar a nada se obriga; mas quem jurar pela oferenda que está sobre o altar tem de cumprir". Cegos! Que vale mais: a oferenda ou o altar que santifica a oferenda? Na verdade, quem jura pelo altar, jura por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo Santuário, jura por ele e por Aquele que o habita. E quem jura pelo Céu, jura pelo trono de Deus e por Aquele que nele está sentado». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Doroteu de Gaza (500) 
Monge na Palestina 
Instruções, I, § 8-9; SC 92 
Deus chama-nos incessantemente à conversão 
A bondade de Deus, como refiro frequentemente, não abandonou os que Ele criou, mas volta-se continuamente para eles, recordando-lhes: «Vinde a Mim, todos os que estais fatigados e oprimidos, e Eu vos darei descanso» (Mt 11,28). Se estais cansados e infelizes, se tivestes a experiência do mal da vossa desobediência, vinde e convertei-vos; vivei pela humildade, vós que estáveis mortos devido ao orgulho. Ó meus irmãos, o que não faz o orgulho, e que poder é o da humildade! Que necessidade havia de todos esses desvios? Se o homem tivesse permanecido humilde e tivesse obedecido a Deus desde o início, não teria caído. Mesmo após a queda, Deus ofereceu-lhe uma ocasião de se arrepender e de obter misericórdia; mas ele manteve-se orgulhoso. Com efeito, Deus veio dizer-lhe: «Adão, onde estás» (Gn 3,9), ou seja: «De que glória caíste?» Depois perguntou-lhe: «Porque pecaste? Porque desobedeceste?», querendo com isto que ele respondesse: «Perdoa-me». Não encontrou, porém, humildade nem arrependimento, mas o contrário. O homem respondeu: «A mulher que me deste escarneceu de mim» (v. 12); não disse «a minha mulher» mas «a mulher que me deste», como quem diz: «o fardo que colocaste sobre a minha cabeça». Com efeito, meus irmãos, quando um homem não aceita reconhecer que pecou, não receia acusar o próprio Deus. Deus dirige-Se em seguida à mulher e pergunta-lhe: «Porque foi que, também tu, desobedeceste ao mandamento?», como se dissesse: «Tu, pelo menos, pede desculpa, para que a tua alma se humilhe e obtenha misericórdia». Mas a mulher respondeu: «A serpente enganou-me» (v. 13), como que a dizer: «Se ele pecou, que culpa tenho eu?» Que dizeis, infelizes? Reconhecei o vosso erro; tende piedade da vossa nudez! Mas nem um nem outro se dignou reconhecer que pecou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário