quarta-feira, 29 de junho de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Crescendo na devoção”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
670. A verdadeira piedade
            “São Paulo exclama escrevendo a Timóteo: “Grande é o mistério da piedade: Ele foi manifestado na carne, justificado no Espírito, contemplado pelos anjos, proclamado às nações, crido no mundo, exaltado na glória” (1Tm 3,16). A palavra piedade, para os tempos atuais, são as orações e devoções. Na Bíblia, essa palavra ‘piedade’ é o mistério da Encarnação, a Glorificação e o anúncio do Evangelho. A verdadeira piedade tem referência ao Mistério de Cristo que se expressa na vivência do Evangelho. Não será piedade acender uma vela para N.S.Aparecida e depois roubar, maltratar os outros etc..., No noticiário apareceu uma pessoa que roubara muito, vestida com uma camiseta com a estampa de N.S.Aparecida. Nossa Senhora não cobre crime. Podemos resumir que a piedade e a devoção estão intimamente ligados ao mandamento do amor. É a fé que age na caridade. A piedade nos leva ao Pai, no amor filial, através de Cristo na força do Espírito. Como somos um corpo, acrescentamos pela intercessão de Maria, dos santos e do povo fiel. Se rezamos uns pelos outros, os santos também podem rezar por nós. A devoção para com os santos não está em tocar, trazer medalha, fazer determinadas orações. Tudo isso é bom. Mas o fundamento é nossa união a Deus pelo estímulo, imitação das virtudes do santo e em sua oração generosa para conosco. Estão com Deus rezando por nós. Não só os santos canonizados rezam por nós, mas também nossos familiares e amigos. Deus é Deus dos vivos, por isso eles vivem em Deus. Eles se relacionam com Deus. Sua vida em Deus é oração. Não estão desligados de nós, pois nos conhecem em Deus e rezam por nós. Estão mais próximos de nós do que quando estavam ao nosso lado.
671. Fonte de nosso dia-a-dia
            Cresceremos em nossa devoção se bebermos das fontes da Palavra de Deus, dos Sacramentos e da Caridade. Deus nos fala pelas Sagradas Escrituras. Mas fala de tantos outros modos. Não basta repetir textos, mas sim modelar nossa vida a partir da palavra que ouvimos, até mesmo da natureza. Os sacramentos, de modo particular a Eucaristia, são dinamismos que nos instruem e nos ensinam a viver. Cristo age  e ensina através dos Sacramentos. A caridade é a ação do amor de Deus em nós. Caridade não é só dar coisas, é também deixar que o Deus-Amor ame através de nós as pessoas e o mundo. Superado o egoísmo pelo amor, nós nos colocamos a serviço, servindo a Deus nos irmãos. O que significam os dinamismos dos Sacramentos, da Palavra e da Caridade? Essas realidades que Deus colocou a nossa disposição, para o encontro com Ele, têm sua Graça, isto é, sua presença santificadora. Por outro lado indicam o modo de viver na simbologia que possuem. Celebrando o Sacramento, ouvindo a Palavra ou praticando a caridade, recebemos orientações sobre o modo de viver. Por exemplo, louvando em uma celebração, aprendemos louvar pela vida. Amando com amor de Deus, aprendemos como Deus ama.
672.Espiritualidade integral
            Esse modo de compreender a devoção vai nos libertar do que possa ser supersticioso, insuficiente e até infantil que às vezes vemos na piedade popular. Por exemplo: um terço não é só repetição de preces, mas compreensão dos mistérios da redenção, estímulo à caridade espiritual pelos outros e continuação da graça dos sacramentos celebrados. A liturgia é cume e fonte de vida espiritual. Os exercícios espirituais, diz o Concílio, preparam para os sacramentos e deles tiram orientação. Sem isso ainda estamos precisando de crescimento. Superamos assim a separação entre piedade e liturgia. Poderá haver uma diminuição das devoções, mas mais consistência na piedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário