terça-feira, 28 de junho de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Jesus dormia”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Jesus tem poder
Marcos escreve seu Evangelho para uma comunidade muito concreta que passava dificuldades e se sentia perdida por não ter mais a presença visível de Jesus e em seu meio como fora antes de sua morte. Tinha a sensação de que Jesus dormia, deixando os discípulos na angústia no meio da tempestade. Marcos alerta que Ele está presente e domina sobre a tempestade como proclama Jó (Jo 38,8-10). São estimulados a ter confiança pois têm Jesus consigo. As dificuldades que passam já estavam previstas por Jesus: “Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós” (Jo 15,20). A perseguição é saudável para a comunidade: purifica e fortalece: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,10). Os cristãos passam por muitas dificuldades e incompreensões. Por que há tanta implicância com tudo o que se refere à Igreja católica, Papa, padres errados, doutrina etc...? Outros fazem o que querem e não se fala. O motivo é a oposição a Jesus e a seu Evangelho. Não há o que temer. O Reino é maior que todos os males. O perigo é quando não há oposição. Pode significar que estamos compactuando com o mal. Dentro da tempestade é preciso ter consciência da presença de Jesus e de que Ele tem poder. Os discípulos dizem: “Quem é este a quem o mar e o vento obedecem?” (Mc 4,41). O conhecimento de Jesus pela fé, revela-nos seu poder. Ele não abandona seus queridos, apenas pede que tenham fé: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (Mc 4,40). Fé não é pulo no escuro, é salto no coração de Deus. Paulo diz: “Sei em que acreditei!” (2Tm 1,12).
Sofre as demoras de Deus
            A Palavra nos ilumina sobre o sofrimento: “Filho, se pretendes servir ao Senhor, permanece firme na justiça e no temor e prepara-te para a provação...suporta as demoras de Deus ... Aceita tudo o que te acontece e permanece firme na dor e  paciente em tua humilhação porque com o fogo se provam o ouro e a prata. E os eleitos no cadinho da humilhação” (Eclo 2,1-5). Jesus parece dormir. Nesta situação muitos perdem a resistência e se deixam levar para outros caminhos. Não que Deus demore, prove no fogo, mas é como se fosse. É o momento da fé pura e do maior crescimento humano-espiritual: crer sem ver. A comunidade é chamada a manter-se firme na provação. Vemos quanto tem acontecido à Igreja. E ela sai vencedora. Jesus sente essa ausência de Deus  e gritou: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Sl 22,1).  Este foi o momento em que realizou a redenção da humanidade, pois disse também “Em vossas mãos entrego o meu espírito” (Jo 19,30).
Dominando a tempestade

Lembremo-nos que o domínio da tempestade que nos assola por dentro e por fora está em ser “uma nova criatura, pois está em Cristo” (2Cor 5,17). Nas tempestades da comunidade, Jesus não está dormindo. É preciso fortalecer a fé, e não deixar adormecida a esperança e impotente o amor. Na dificuldade temos que ter confiança e exercitar o amor, pois o “amor de Cristo nos pressiona pois Ele morreu por todos para que ninguém viva para si, mas para aquele que morreu e ressuscitou” (2Cor, 5,14-15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário