segunda-feira, 27 de junho de 2016

EVANGELHO DO DIA 27 DE JUNHO

Evangelho segundo S. Mateus 8,18-22.
Naquele tempo, vendo Jesus à sua volta uma grande multidão, mandou passar para a outra margem do lago. Aproximou-se então um escriba, que Lhe disse: «Mestre, seguir-Te-ei para onde fores». Jesus respondeu-Lhe: «As raposas têm as suas tocas e as aves os seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça». Disse-Lhe outro discípulo: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai». Mas Jesus respondeu-Lhe: «Segue-Me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos». 
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia: 
Beato Charles de Foucauld (1858-1916), eremita e missionário no Saara 
Retiro em Nazaré («Escritos espirituais») 
«O Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.»
Ó meu Senhor Jesus, aqui está a divina pobreza! Tendes de ser Vós a instruir-me acerca dela! Vós amaste-la tanto! [...] Na vossa vida mortal, fizestes dela vossa companhia fiel. Deixaste-la em herança aos vossos santos, a todos os que querem seguir-Vos, a todos os que querem ser vossos discípulos. Ensinaste-la pelo exemplo de toda a vossa vida; glorificaste-la, beatificaste-la, proclamaste-la necessária pelas vossas palavras. Escolhestes para pais pobres operários; nascestes numa gruta que servia de estábulo, sendo pobre no vosso nascimento. Os vossos primeiros adoradores são pastores. Aquando da vossa apresentação no Templo, vossos pais ofereceram o dom dos pobres. Vivestes trinta anos como pobre operário, nesta Nazaré que eu tenho a felicidade de pisar, onde tenho a alegria [...] de apanhar estrume. 
Mais, durante a vossa vida pública, vivestes de esmolas entre os pescadores pobres que havíeis escolhido para companheiros, sem uma pedra onde reclinar a cabeça. No Calvário, foste espoliado das vossas vestes, a única coisa que possuíeis, e os soldados sortearam-nas entre si. Morrestes nu, e fostes amortalhado por esmola, por estrangeiros. «Bem aventurados os pobres!» (Mt 5,3) 
Meu Senhor Jesus, como se tornará rapidamente pobre aquele que, amando-Vos de todo o coração, não conseguir suportar ser mais rico que o seu Bem-amado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário