quarta-feira, 20 de setembro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “O Senhor é meu pastor”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
Uma missão que continua
               Jesus acolhe os discípulos quem voltaram de sua “missão” e depois de ouvidas as “proesas”, Jesus se alegra e diz: “Vi o demônio cair do céu como um raio” (Lc 10,18). Essa missão não é somente um exercício apostólico, mas a continuação da própria obra de Jesus. Os apóstolos aprendem Dele o modo de ser missão. A missão não é somente a transmissão de verdades, mas a própria pessoa de Jesus que, de certo modo, continua sua presença e missão. Para a compreensão desta missão podemos ver a atitude de Jesus para com o povo. Mesmo tendo partido para um lugar deserto para descansar um pouco, são assediados pelo povo. Temos assim o retrato fundamental de Jesus: “Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor” (Mc 6,34). Ele é o Pastor misericordioso, pois para Ele o ser pastor era o modo de vida e não uma profissão. Aos pastores é dado o cuidado do rebanho. Os profetas criticam os pastores que pastoreavam a si mesmos. O pastor é fruto da misericórdia do Pai. Deus cuida de seu povo com misericórdia. Queremos um Deus que aplique a justiça para que se viva bem. Jesus não reflete esse Deus justo. O que se quer é que Deus aplique aos outros nossa justiça.
Ele é nossa paz
               Buscamos a paz e a encontramos em Jesus. Ele realiza a reconciliação entre pagãos e judeus não só com palavras, mas e em seu próprio corpo. Ele destruiu em Si a inimizade (Ef 2,16). A grande missão da Igreja é promover a paz que se realizou no corpo de Jesus. Não somente a paz entre dois povos, judeus e pagãos, mas a paz que restaura os corações quebrantados. O coração do pastor, curado de suas divisões, poderá compreender o sofrimento das pessoas que estão em busca de alívio e sossego em seu coração. Se a justiça do pastor é sua misericórdia, o cuidado do povo deverá ser planejado na misericórdia e não na lei que o oprime. A misericórdia não somente acolhe, mas sara os corações e os encaminha a uma vida mais coerente com sua filiação Divina que Jesus nos concedeu. Somente depois de experimentar o amor misericordioso de Jesus, poderemos encaminhar os outros a este mesmo amor.
A justiça do pastor é a misericórdia
               A justiça de Deus é a aplicação de sua misericórdia.  Jeremias promete um pastor diferente. Este pastor é Jesus, modelo do pastor, pois tem olhos de misericórdia. Vendo o povo sofrido, muda seu plano de serenas férias e interrompe seu descanso. É um pastor que não só suporta o povo, mas o conduz para o descanso, livrando-o das dificuldades e alimentando-o generosamente. O Reino de Deus é como um campo fértil para o qual são conduzidas as ovelhas enfraquecidas pela busca da fortaleza do pastor. O amor ao pastor será realizar sua missão que busca a ovelha perdida e cuida dela com amor. A misericórdia de Jesus chegou ao ponto de dar a vida para que todos os filhos de Deus tivessem vida. A celebração eucarística é este prado onde o povo de Deus recebe o maior carinho. Seus ministros são os pastores que mostram o amor de entrega deste Pastor de nossas almas (Hb 13,20). Se não formos assim, seremos outros lobos que destroem o rebanho do povo sofrido que espera o carinho de Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário