sábado, 23 de setembro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Aprendendo a fazer milagres”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1142. Milagres existem
                        Como é belo ver os milagres saltarem das mãos de Jesus. Bastava uma palavra, um toque, um gesto. Mas Ele não queria que fizessem alarde com seus milagres, pois o que Lhe interessava não era a fama. Disse muitas vezes: “Não contes a ninguém” (Mt 8,4)! Jesus curava para socorrer os sofredores. E seus milagres eram para que descobrissem a fé. Eram sinais para levarem à fé. Eram ensinamentos. Se curava um cego era para que visse Nele o Messias que viera para salvar.  Hoje podemos dizer que os milagres têm outro significado, não deixando de lado as curas. O grande milagre é o dom de Deus: desenvolver suas capacidades de fazer o bem. Jesus multiplicou os pães para alimentar cinco mil pessoas. As novas ciências estão aptas a multiplicarem as soluções para os males que sofremos. O dom de Deus conjugado com o esforço da pessoa produz grande bem. Basta ver as soluções que o progresso da medicina traz onde eram somente os milagres da graça que podiam solucionar. É um grande milagre cuja fé está no esforço de procurar criar soluções para o bem de todos. A ciência se desenvolve de modo assombroso continuando a criação de Deus. O homem torna-se parceiro de Deus na criação de um mundo sempre novo. Há os que se colocam no lugar de Deus quando é Ele que é sua fonte. Muitos cientistas são ateus. Falta-lhes a sabedoria de unir a ciência à fé. É preciso ser sábio, pois sabe quem é o doador de todos os dons. A multiplicação dos pães não só diz que Jesus alimentou tantas pessoas, mas que podemos continuar multiplicando o pão, a vida e as capacidades. As teorias nos trazem um aprofundamento no dom de Deus. Aqui soam as palavras de Deus ao criar o homem e a mulher: “Crescei e multiplicai-vos e enchei a terra” (Gn 1,28). Dominar a terra não significa oprimir, mas favorecer seu crescimento amplo.
1143. Milagres para a fé
            Na mente de Jesus, os milagres não são uma muleta para a fé, mas a passagem do dom ao Doador. Diz-se que as pessoas mudam de religião, não para servir a Deus, mas para obter milagres e soluções financeiras. Até nisso Deus ajuda. É bonito ver que temos consciência de que até no material temos que estar unidos a Ele. Se a tal igreja ou santo não faz o milagre, logo vem a mudança e o abandono da fé. A mente de Jesus ao fazer os milagres era para que houvesse vida abundante para todos, de modo particular no conhecimento de Deus e de sua Palavra. Uma religião que pregue só o milagre presta um grande desserviço à fé do povo sofredor. Não o faz crescer e o torna mais escravo de aproveitadores sejam financeiros sejam espirituais. É crime contra Deus.
1144. Escravos de milagres
            Depois que o homem cresceu e se multiplicou tomou Deus como seu servo. É o grande desequilíbrio ocorrido na humanidade. Deus é o Senhor que nos conduz. A humanidade fez Dele um quebra galhos. Assim, o que poderia ser fé se dissolveu em superstições que visam somente os interesses de saúde e de bens materiais. Se Deus não faz os milagres, já não serve. Como rezamos uns pelos outros, os santos rezam por nós. Não são curandeiros, mas estímulo a vivermos a graça de Deus. Podemos invocá-los, pois, estando junto de Deus, rezam por nós. Podemos pedir milagres, mas há gente que só quer milagre e nada de viver a vida que estes servos de Deus viveram. Jesus não nos salvou através dos milagres, mas através de sua cruz que Ele confia a nós também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário