terça-feira, 26 de setembro de 2017

EVANGELHO DO DIA 26 DE SETEMBRO

Evangelho segundo S. Lucas 8,19-21.
Naquele tempo, vieram ter com Jesus sua Mãe e seus irmãos, mas não podiam chegar junto d’Ele por causa da multidão. Então disseram-Lhe: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-Te». Mas Jesus respondeu-lhes: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Comentário do dia: 
Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) (1891-1942), carmelita, mártir, co-padroeira da Europa 
«A mulher e o seu destino» 
«Minha Mãe e meus irmãos»
Apesar da unidade orgânica real da cabeça e do corpo, a Igreja mantém-se ao lado de Cristo como pessoa independente. Enquanto Filho do Pai eterno, Cristo vivia antes do começo dos tempos e antes de toda a existência humana. Em seguida, pelo ato da criação, a humanidade vivia antes de Cristo ter assumido a sua natureza e Se ter integrado nela. Mas, pela sua encarnação, Ele trouxe-lhe a sua própria vida divina; pela sua obra de redenção, tornou-a capaz de receber a graça, de tal modo que a recriou. [...] A Igreja é a humanidade resgatada, novamente criada da própria substância de Cristo. 
A célula primitiva desta humanidade resgatada é Maria; foi nela que se realizou pela primeira vez a purificação e a santificação por Cristo, foi Ela a primeira a ficar cheia do Espírito Santo. Antes de o Filho de Deus ter nascido da Santíssima Virgem, criou esta Virgem cheia de graça e nela e com Ela a Igreja. [...] 
Uma alma purificada pelo batismo eleva-se ao estado de graça e é, por isso mesmo, criada por Cristo e nascida para Cristo. Mas é criada dentro da Igreja e nasce pela Igreja. [...] Assim sendo, a Igreja é a mãe de todos aqueles a que a redenção se dirige. E é-o pela sua união íntima com Cristo e porque se mantém a seu lado na qualidade de esposa de Cristo, para colaborar na sua obra de redenção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário