quinta-feira, 28 de setembro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Eu sou o Pão da Vida”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
Quem crê, possui a vida eterna.
               Crer é aderir a Jesus. Ter fé é ter a Vida. Só aceita Jesus quem foi atraído pelo Pai: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai”(Jo 6,43). A fé é um dom de Deus. Não é uma ideologia. Quando Pedro diz em outra passagem: “Tu és o Filho de Deus”, Jesus diz: “Não foi nem a carne nem o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus” (Mt 16,17). Não aceitar a chamada de Deus é murmurar, isto é, pecar, afastando-se de Deus. Cremos em Deus porque O vemos em Jesus. Deus é invisível. Jesus no-Lo revelou, pois disse “Quem me viu, viu o Pai. Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim?” (Jo 14,8). Ir a Cristo pela fé já é possuir a Vida Eterna. Vida eterna é a participação da Divindade, por isso não morre mais. É o alimento que dura para sempre. Jesus fez a comparação com o maná que os judeus comeram em sua caminhada do deserto durante 40 anos. O povo havia murmurado contra Deus porque não tinha o que comer. Murmurar é recusar. Diante das palavras de Jesus, também “os judeus começaram a murmurar a respeito do que Ele havia dito: ‘Eu sou o pão que desceu do céu’”. No deserto, eles comeram o maná e morreram como os mortais. Morreram, pois quem deu o alimento foi Moisés. Quem dá o verdadeiro pão do céu é o Pai e esse pão é Jesus que desceu do céu e deu vida ao mundo (Jo 6,32-33). Quem se alimenta de Jesus pela fé, tem a Vida.
Quem dele come, nunca morrerá
               “E eu o ressuscitarei” (44). Quem comer deste pão viverá eternamente (51), pois Ele diz: “Eu SOU o Pão da Vida” (46). Não morrer significa ter vida nova em Cristo, pois para quem vive Nele, a passagem pela morte não é um rompimento, mas a continuação em outra dimensão. Moisés deu aos judeus, o Maná, pão que veio do céu. Mas, afirma Jesus que eles comeram e morreram. Agora “é meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” (32). Crer é ter Vida, pois Jesus disse: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Com esse discurso explica que Ele é alimento pela fé e pelo pão, por isso manda procurar o pão do céu. Crer é também receber o pão que Jesus nos deu na Ceia e mandou que fizéssemos o mesmo. Recebendo este pão e este vinho - Corpo e Sangue do Senhor -, recebemos também a vida eterna e temos a garantia da Ressurreição. Não basta só receber, é preciso receber na fé. A fé nos dá a Vida e a vida do fiel será coerente com a prática do bem. Paulo nos estimula a “sermos imitadores de Deus, como filhos que Ele ama” (Ef 5,2), como Jesus.
Símbolo que é uma verdade
               Na Eucaristia temos antes da comunhão um rito que passa despercebido. O padre toma a hóstia parte em duas partes e, de uma das partes, toma um pedacinho e põe no cálice com o vinho consagrado. Não significa fazer a união do Corpo e do Sangue de Cristo porque Ele está todo inteiro em cada um dos elementos. O importante é o gesto de partir. A própria Eucaristia já teve esse nome de Fração do Pão (Fractio Panis). Jesus partiu o pão e repartiu. É gesto fundamental no qual quis significar sua vida repartida para que todos tivessem vida. Assim, quem participa da Eucaristia assume esse projeto de repartir a vida. O símbolo realiza em Jesus e em nós esta verdade que é a salvação. Esse pão sustenta a caminhada, como Elias que comeu o pão e andou 40 dias e 40 noites até o monte de Deus (1Rs 19,8). O mesmo acontece a quem comunga: tem força na caminhada.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário