quinta-feira, 28 de setembro de 2017

EVANGELHO DO DIA 28 DE SETEMBRO

Evangelho segundo S. Lucas 9,7-9.
Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu dizer tudo o que Jesus fazia e andava perplexo, porque alguns diziam: «É João Baptista que ressuscitou dos mortos». Outros diziam: «É Elias que reapareceu». E outros diziam ainda: «É um dos antigos profetas que ressuscitou». Mas Herodes disse: «A João mandei-o eu decapitar. Mas quem é este homem, de quem oiço dizer tais coisas?». E procurava ver Jesus. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Comentário do dia: 
Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão, 
doutor da Igreja 
Comentário sobre o evangelho de S. Lucas, I, 27 
«[Herodes] procurava ver Jesus»
Neste mundo, o Senhor só é visto quando quer, e não podemos espantar-nos com isso. Mesmo na ressurreição, só será dado ver a Deus aos que tiverem o coração puro: «Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5,8). Quantas bem-aventuranças não tinha Jesus enumerado já e, contudo, não lhes tinha prometido esta possibilidade: de verem Deus. Se, portanto, aqueles que têm o coração puro hão de ver a Deus, seguramente que os outros não O verão [...]; aquele que não quis ver a Deus não poderá vê-lo.  
Porque Deus não se vê num luga,r mas através de um coração puro. Não são os olhos do corpo que procuram Deus; Ele não é captado pelo olhar, nem tocado pelo tato, nem ouvido numa conversa, nem reconhecido pela sua postura. Julgamo-lo ausente e vemo-lo; está presente e não O vemos. Aliás, nem todos os apóstolos viam Cristo; foi por isso que Ele lhes disse: «Há tanto tempo que estou convosco e ainda não Me conheceis?» (Jo 19,9) Com efeito, todo aquele que conheceu qual é «a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo que ultrapassa todo o conhecimento» (Ef 3,18-19), esse viu a Cristo e viu também o Pai. Porque não é segundo a carne que conhecemos a Cristo (2Cor 6,16), mas segundo o Espírito: «O Espírito que está diante da nossa face é o Ungido do Senhor, o Cristo» (Lam 4,20). Que Ele Se digne, na sua misericórdia, cumular-nos de toda a plenitude de Deus, a fim de que possamos vê-lo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário