quarta-feira, 27 de setembro de 2017

27 DE SETEMBRO – VICENTE DE PAULO

São Vicente (1581-1660) passou para a História como protótipo da caridade. Quantas centenas de obras sociais trazem o seu nome! Uma das mais conhecidas é a Sociedade São Vicente de Paulo, que o tem como seu protetor. São Vicente viveu num tempo de muitas guerras, muitas turbulências e muita fome na Europa. Por isso a sua vida está marcada por incidentes e lances dramáticos. Logo após a ordenação sacerdotal caiu prisioneiro dos turcos e foi vendido como escravo. Foi capelão da rainha e exerceu grande influência no meio da nobreza. Sua atividade principal foi com os pobres, as vítimas da guerra, os presidiários, os órfãos e os abandonados pela sociedade. Construiu casas de educação e de retiro, albergue para peregrinos e fugitivos de guerra, orfanatos e asilos, organizou cozinhas populares, etc. Para ajudá-lo nessas e outras obras caritativas, fundou a Congregação dos Padres Lazaristas e das Irmãs Filhas da Caridade. Desde criança teve um coração bom. Vinha certa vez carregando um saco de farinha que buscara no moinho. Vendo um pobre no caminho, ofereceu-lhe a metade dando esta desculpa:
- Este saco está muito pesado para mim. Vamos repartir? Você fica com a metade, tá bom? 
Outra vez ofereceu-se como refém para libertar um condenado às galés.Seja você também, um vicentino, um amigo dos pobres. 
Oração : Senhor Jesus, que a exemplo de São Vicente de Paulo, sejamos mensageiros da Boa Nova para os pobres, infundindo neles a coragem de lutar juntos pela própria libertação.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa-Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário