quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O CATECISMO MAIS ANTIGO QUE SE CONHECE

PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa
Venerável Padre Pelário CSsR
(Conselhos extraídos da Didaqué, o Catecismo mais antigo que se conhece, pois foi escrito para os fiéis cristãos no século I. Depois de vinte séculos a moral cristã é a mesma):
  1. Meu filho, foge de todo o mal ou daquilo que se assemelhar ao mal.
  2. Não sejas irascível: a cólera leva ao crime.O
  3. Não sejas ciumento, conflituoso, nem violento: essas paixões geram mortes.
  4. Meu filho, não sejas sensual: a sensualidade é o caminho para o adultério. Não uses de linguagem licenciosa, nem tenhas um olhar atrevido: também isso leva para adultério.
  5. [...] Resguarda-te dos encantamentos, da astrologia, das purificações mágicas; recusa-te a vê-las e a ouvi-las: isso seria [...] perder-se na idolatria.
  6. Meu filho, não sejas mentiroso, porque a mentira conduz ao roubo. Não te deixes seduzir nem pelo dinheiro nem pela vaidade, que também incitam a roubar.
  7. Meu filho, não murmures contra os outros: tornar-te-ás blasfemo. Não sejas insolente nem malévolo, pois isso também conduz à blasfêmia. Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração» (Mt 11, 29) 
  8. Usa de mansidão: «Felizes os mansos, porque possuirão a terra» (Mt 5, 5).
  9. Sê paciente, misericordioso, sem malícia, cheio de paz e bondade. Respeita sempre as palavras que ouviste do Senhor (Is 66, 2). Não te engrandecerás, não abandonarás o teu coração ao orgulho. Não te aliarás aos soberbos, mas freqüentarás os justos e os humildes. Receberás os acontecimentos da vida como dons, sabendo que é Deus quem dispõe todas as coisas.
Recomende este portal aos seus amigos:
http://www.boletimpadrepelagio.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário