Evangelho segundo S. Mateus 22,34-40.
Naquele
tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus,
reuniram-se em grupo, e um doutor da Lei perguntou a Jesus, para O
experimentar: «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?». Jesus
respondeu: «‘Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua
alma e com todo o teu espírito’. Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo, porém, é semelhante a este: ‘Amarás o teu próximo como a ti
mesmo’. Nestes dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas».
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith
Stein) (1891-1942), carmelita, mártir, co-padroeira da Europa
«A História e
o Espírito do Carmelo»
«Feliz o homem, que se compraz na Lei do Senhor e nela medita dia e
noite» (Sl 1,1-2)
O que significa a Lei do Senhor? O Salmo 118
está todo ele repleto do desejo de conhecer a Lei do Senhor e de se deixar guiar
por ela ao longo da vida. Pode ser que o salmista tenha pensado na Lei da Antiga
Aliança. O seu conhecimento exigia efetivamente um estudo sobre a longevidade da
vida e a sua concretização um esforço de vontade também ao longo da vida. Mas o
Senhor libertou-nos do jugo da Lei. Podemos considerar como Lei da Nova Aliança
o grande preceito do amor que encerra a Lei e os Profetas, tal como foi dito; de
facto, o perfeito amor a Deus e ao próximo seria certamente um objeto digno de
ser meditado a vida inteira.
Mas, mais ainda, entendemos pela Lei da
Nova Aliança o próprio Senhor Jesus, uma vez que a sua vida constitui para nós o
modelo da vida que temos de viver. Deste modo, cumprimos a nossa regra quando
mantemos incessantemente diante dos olhos a imagem do Senhor Jesus, para sermos
configuradas com ela; o Evangelho é o livro que nunca acabaremos de estudar. Mas
não encontramos o Salvador apenas nos relatos dos testemunhos da sua vida. Ele
está presente no Santíssimo Sacramento, e as horas de adoração diante do supremo
Bem, a escuta atenta da voz do Deus da Eucaristia são, a um tempo, «meditação da
Lei do Senhor» e «velada de oração». No entanto, atingimos o mais alto grau
quando «a Lei habita no nosso coração» (Sl 39,11).
Nenhum comentário:
Postar um comentário