domingo, 31 de outubro de 2021

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 02/06/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Doraci Pereira: Qual é o significado das palavras Anátema e Excomungado? 
Anátema é a pior sentença de excomunhão dentro do cristianismo, é a declaração de que a pessoa está expulsa da Igreja e proibida de ter acesso a qualquer sacramento. É considerar a pessoa fora da comunhão com a Igreja, devido a heresia contra a fé e a doutrina cristã. É o mesmo que excomunhão (ex = fora, comunhão = comum união, estar ligado).
Carla Rodrigues: Na maioria das vezes nós rezamos, pedindo a Deus que nos ouça. Não seria melhor fazer o contrário? Será que estamos preparados e maduros para escutar as respostas de Deus?
De fato Deus sempre nos ouve, mas nós, dificilmente estamos dispostos a ouvir ou a acolher o que Deus quer de nós. Fazer a vontade de Deus deveria ser a nossa busca, mas infelizmente muitos querem que Deus faça o que ele quer e não o que Deus quer. 
Não identificada: A vida corrida, o estresse, está diminuindo o tempo para a vida a dois. Seria este um dos motivos para tanto divórcio? 
Pode ser um dos motivos, mas creio que o maior desafio que as famílias encontram hoje é a falta de respeito, de diálogo, de maturidade para enfrentar os desafios do dia a dia. 
Juliana Neves: Soldados são enviados à guerra para matar. Muitos não gostariam de fazer isso. Esses que matam obrigados são perdoados por Deus? 
Deus sempre perdoa os pecados daqueles que se arrependem deles. Infelizmente ainda temos esse absurdo chamado guerra, que leva homens a matar seus semelhantes, lamentável. Mas como certeza Deus perdoa os que a Ele se chegam com o coração arrependido e pedem o perdão. 
Marise Farias: Para irmos para o céu, basta não fazer o mal? 
Não basta não fazer o mal, mas principalmente fazer o bem, ser honesto, justo, coerente, ter fé em Jesus Cristo e no seu evangelho, enfim, ser uma pessoa fiel e correta. 
Jacqueline Amaral: As crianças de hoje estão trocando qualquer brinquedo por um celular de última geração. Como podemos imaginar o futuro dessas crianças? 
Infelizmente os pais não estão sabendo orientar seus filhos e cedem demais para os seus pedidos. Criança não precisa de celular, pois isso não é brinquedo. Os pais cedem por demais às pressões de seus filhos. É preciso saber dizer não, ou saber orientar para que a pessoa saiba que existe um tempo para cada coisa. 
Maria da Penha: Vi em uma reportagem a foto de duas gêmeas siamesas, que nasceram com um corpo e duas cabeças, uma colada na outra, quase só a metade de cada rosto. O que Deus estaria querendo dizer para estes pais com o nascimento de filhas nesta condição? Os médicos até sugeriram o aborto, mas eles recusaram. 
Deus não quer nada com isso, pois não é culpa dele e muito menos vontade dele que essas coisas aconteçam. Esses acidentes genéticos acontecem e não é culpa de ninguém, muito menos de Deus. Também sou contra o aborto em qualquer caso, os pais fizeram bem. 
Não identificada: Estou grávida de 3 meses e meio. O sonho do meu esposo é ter um filho, mas já sabemos que será uma menina. Percebi que ele ficou meio decepcionado, mas tentou disfarçar de todas as formas. Será que, futuramente, isso trará problema para os dois? 
Não trará problemas se vocês souberem conduzir a gravidez com alegria e esperança, pois o importante não é o sexo da criança, mas a vida que está sendo gerada. Converse com ele, esse tipo de reação é até certo ponto natural. 
Jorgina Augusta: Gostaria de saber se há na Bíblia algum relato que fala: “quando uma família é constituída, pai, mãe, filhos, transformam-se em parentes e deixam de fazer parte de suas respectivas famílias”. Quem disse isso foi um protestante. 
Eu não conheço essa orientação bíblica. A relação de parentesco não se transforma, continua a mesma coisa com o casamento dos filhos, eu digo que a família aumenta, pois se agrega mais um membro com o parentesco de afinidade (nora, genro) que não faz parte do parentesco consanguíneo. 
Olga Ferreira: Um dos pecados mais comuns é reparar a vida dos outros e falar dos defeitos. O que a Bíblia fala a respeito disso? 
A Bíblia nos orienta para o bom relacionamento, para o respeito e consideração entre as pessoas. Em vários trechos a Palavra de Deus pede para tomar cuidado com as palavras vãs e frear a língua, que em muitos casos, se torna membro de divisão e de discórdia. Lei Carta de São Tiago, capítulo três. 
Marina Medeiros: Há pessoas que escolhem uma vida de isolamento, fazem voto de silêncio. Seria esta uma atitude correta? Não seria uma espécie de egoísmo? Será que é agradável a Deus uma pessoa que se condena a não ser útil a ninguém? 
Não é egoísmo de maneira alguma, pois temos que respeitar a vocação e decisão de cada um no que se toca à resposta ao chamado de Deus. A vocação monástica é a mais antiga forma de vida religiosa na Igreja e é uma forma da pessoa servir a Deus com suas orações pelos que trabalham na evangelização de forma direta. Engana-se quem pensa que os monges e monjas só vivem para a oração, fechados em seus conventos, eles trabalham muito, mas se dedicam em maior tempo à oração, principalmente pelos que estão na atividade evangelizadora. 
Eva Maria: Até hoje existem pessoas que fazem sacrifício físico, sacrifício com animais, para atingirem um objetivo, um milagre, uma conquista. Será que Deus exigiria mesmo este tipo de coisa para atender a um pedido nosso? Será que isso tem valor aos olhos de Deus? 
Claro que Deus não exige essa forma rudimentar de professar um culto a Ele. Em religiões antigas se praticava o sacrifício, como forma de cultuar a Deus, mas isso tudo foi evoluindo, hoje já se tem a compreensão de que Deus nunca exigiu isso, as pessoas na sua forma de crer é que cultuavam dessa forma. 
Marly Verdi: Tentando interpretar a Parábola dos Talentos, quem seria aquele homem que distribuiu seus bens, os talentos, para três de seus servos? Que bens seriam esses? Jesus estaria falando mesmo de dinheiro? 
A parábola é uma “estorinha” de cunho comparativo, ela expressa uma realidade maior que está por detrás do conto. Jesus, na Parábola dos Talentos está dizendo que Deus, o Pai, distribui os dons e espera que nós produzamos frutos de bondade, de retidão, de honestidade, fundamentais para o Reino. Na Parábola, o distribuidor dos talentos é Deus e os servos somos nós, os talentos, são os dons que Deus nos dá.
Não identificada: As pessoas precisavam ter mais consciência para usar as redes sociais. Pessoas que só entram para avacalhar, causando sérios transtornos, como ocorreu há poucos dias. Saiu uma notícia de um motoqueiro que estava roubando e matando suas vítimas. Nem quis deixar minha filha ir à escola por dois dias e tudo não passou de boato. Como as pessoas podem ser tão irresponsáveis assim? 
De fato há muita infantilidade e irresponsabilidade no uso dos meios de comunicação, principalmente no uso dos telefones e redes sociais. Em nosso país os valores estão “avacalhados” por demais, lamentável.
Analú de Souza: A pessoa já nasce com tendência para a criminalidade ou, em sua opinião, ela é sempre levada a esse caminho?
Ninguém nasce mau, as pessoas são feitas más por causa da falta de valores do meio em que vive. Os maus foram feitos maus e não porque são maus de natureza. Os motivos são inúmeros: falta de educação, família desestruturada, falta de oportunidades na vida, desequilíbrio psíquico e emocional, entre tantos outros motivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário