sexta-feira, 22 de outubro de 2021

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 29/08/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Divina Alves: Temos contato com a palavra de Deus constantemente, mas mesmo assim, isso não funciona pra todo mundo, não transforma a vida de todos que a conhece. Para mim, particularmente, ainda é muito difícil compreender a forma como o amor de Deus se manifesta em minha vida, diante de tantos problemas que enfrento. Gostaria de ouvir a sua opinião. 
A Palavra de Deus deve ser acolhida num coração frutuoso, não basta conhecer, é preciso crer, aceitar e viver os seus ensinamentos. Sobre a compreensão da vontade de Deus, não é difícil, basta reconhecer que a vontade de Deus não é a nossa e não devemos esperar que Deus atenda tudo do jeito que nós queremos, mas devemos aceitar a vontade dele. É o que Jesus nos ensina na oração do Pai Nosso: “Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu”. Isaías (55, 6-9) nos apresenta uma constatação de que os caminhos e decisões de Deus não são as nossas e como as nossas. Deus é Deus e devemos permitir que Ele seja Deus em nós. 
Inácia da Silva: A absolvição do pecado é dada por Deus, por Jesus Cristo ou pelos padres que são representantes dos dois? 
O perdão dos pecados é sempre dado por Deus. O sacramento da reconciliação ministrado por um sacerdote, mas o perdão é de Deus. o padre é um ministro, ou seja, um servidor de Deus e na hora da absolvição do pecado ele diz: “Eu perdoo e absolvo o seu pecado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. É em nome de Deus que nós apresentamos ao fiel o perdão vindo de Deus. 
Não identificada: Meu filho está namorando uma moça que está atrapalhando muito a vida dele. Por causa dela ele se tornou agressivo comigo, porque tenho tentado alertá-lo, mas parece que ele está cego. Como devo agir? Não quero ser uma sogra implicante, por isso, gostaria de ter um aconselhamento religioso para não ser injusta. 
Eu aconselho a não implicar, se já alertou, está alertado. Às vezes a mãe, com a intenção de ajudar e alertar, acaba tentando influenciar os filhos na hora de escolher a pessoa amada. Seja amiga de seu filho e não perca o respeito pelas decisões dele, para ele não perder o respeito por você. 
Ilza Martins: O que significa “Economia Sacramental”? 
No Catecismo da Igreja Católica nós encontramos a explicação e definição para esse termo: no número 1076: “No dia do Pentecostes, pela efusão do Espírito Santo, a Igreja foi manifestada ao mundo. O dom do Espírito inaugura um tempo novo na ‘dispensação do mistério’: o tempo da Igreja, durante o qual Cristo manifesta, torna presente e comunica a sua obra de salvação pela liturgia da sua Igreja, ‘até que Ele venha’ (1 Cor 11, 26). Durante este tempo da Igreja, Cristo vive e age, agora na sua Igreja e com ela, de um modo novo, próprio deste tempo novo. Age pelos sacramentos e é a isso que a Tradição comum do Oriente e do Ocidente chama ‘economia sacramental’. Esta consiste na comunicação (ou dispensação) dos frutos do mistério pascal de Cristo na celebração da liturgia «sacramental» da Igreja”. 
Valquíria Ferreira: Uma pessoa postou na internet a seguinte frase: “Ama a Deus e você encontrará a castidade”! Não entendi o que isso quer dizer. O que tem a ver uma coisa com a outra? Todo cristão ama a Deus, mas cada um escolhe o caminho que melhor lhe convém, como por exemplo, o do matrimônio. 
Certamente a pessoa está se referindo à dificuldade que muitos têm em viver a castidade e isso de fato só pode ser vivido por amor a Deus. Nós devemos sempre ter o cuidado para citar frases soltas, sem o contexto em que ela foi escrita, dá margem à dúvidas. 
Não identificada: Hoje em dia está muito difícil confiar nas pessoas, salvo as exceções. Muitas mulheres se igualaram a homens cafajestes, não se importam se o “alvo” é casado ou não. Envolvem-se com finalidades financeiras e, por isso, vale tudo. Não existe pudor, escrúpulo, honra, dignidade, moral, respeito, etc. é por isso que a Bíblia ressalta em Malaquias a respeito de “a esposa de tua juventude”, a santidade do matrimônio? Em minha opinião, quando a mulher perde a pureza com vários homens, não dá mais para tê-las como companheiras
Eu acho que a irresponsabilidade nos relacionamentos gera esse tipo de sociedade em que estamos vivendo, relacionamentos vazios, sem compromisso e interesseiros. Não digo isso só em relação às mulheres, mas também aos homens, pois a responsabilidade deve ser dos dois. Esse tipo de relacionamento irresponsável e interesseiro se chama prostituição. Muitos homens e mulheres tem se deixado levar pela irresponsabilidade e pela inconseqüência de vida. Lamentável esse tipo de comportamento que sempre existiu, mas que está em “moda” nos dias atuais. 
Maria Augusta: Há padres escolhidos para ouvir as confissões ou qualquer sacerdote está preparado para isso? 
Todos os padres deveriam estar aptos para o atendimento de confissões, mas isso não é verdade, pois temos padres que não tem a paciência de ouvir e não tem o bom senso de saber atender uma confissão, isso é lamentável, mas infelizmente existe, pois os padres são humanos, como qualquer um e estão sujeitos a erros e desvios de conduta, como qualquer outra pessoa. 
Janete Campos: Nos conceitos da Igreja, o que significa “Conselho paterno”? 
Para a Igreja Católica o Conselho Paterno é o conjunto de orientações dadas por Deus para que a humanidade seja feliz, realizada como imagem e semelhança de Deus. A Bíblia é o conjunto dessas orientações, desses conselhos que, se a humanidade levar em consideração, terá uma vida mais condizente com o plano amoroso de Deus. 
Acidália Costa: Há pessoas questionando porque tantos católicos têm deixado a Igreja? Não poderíamos analisar essa troca como uma simples mudança de endereço e, não de mentalidade, já que Deus é único para todos? 
Sobre mudança de Igreja, não é tão simples assim, só uma mudança de endereço, mas sim uma mudança de mentalidade, de visão de Deus. As igrejas cristãs acreditam no mesmo Deus, mas cada uma segue a Palavra de Deus sob uma ótica diferente e, muitas vezes, até divergente. As interpretações bíblicas em muitos casos são para reafirmar a mentalidade e interesse do líder religioso. 
Divino Henrique: Ouvimos muitos comentários a respeito do declínio da Igreja Católica e do aumento no número de protestantes no Brasil. Seria a construção do “Templo de Salomão” uma confirmação a respeito desses comentários? 
Essa maneira de falar é bem mais antiga do que a construção daquele “templo de Salomão” construído pela Igreja Universal do Reino de Deus, fundada por Edir Macedo. Eu vejo que a Igreja Católica não está em declínio, mas têm surgido muitas outras Igrejas e, claro, muitas pessoas optando por diferentes caminhos. O aumento de protestantes não está ligado a uma única igreja, como a Universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário