quarta-feira, 27 de outubro de 2021

EVANGELHO DO DIA 27 DE OUTUBRO

Evangelho segundo São Lucas 13,22-30. 
Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?». Ele respondeu: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: "Abre-nos, senhor"; mas ele responder-vos-á: "Não sei de onde sois". Então começareis a dizer: "Comemos e bebemos contigo, e tu ensinaste nas nossas praças". Mas ele responderá: "Repito que não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade". Aí haverá choro e ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas, e vós a serdes postos fora. Virão muitos do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa no reino de Deus. Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Próspero de Aquitânia(460) 
Teólogo leigo. 
O chamamento de todos os povos,9 
«Virão muitos do Oriente e 
do Ocidente, do Norte e do Sul» 
Os que vêm a Deus e se apoiam nele com o desejo de serem salvos são verdadeiramente salvos: é a inspiração divina que os faz conceber esse desejo de salvação; iluminados por Aquele que os chama, chegam ao conhecimento da verdade. Eles são os filhos da promessa, a recompensa da fé, a descendência espiritual de Abraão: «Sois linhagem escolhida, sacerdócio real» (1Pe 2,9), há muito anunciados e predestinados à vida eterna. Por intermédio de Isaías, o Senhor deu-nos a conhecer a sua graça, que faz de todo o homem uma criatura nova: «Pois vou realizar algo de novo, que já está a aparecer: não o notais? Vou abrir um caminho no deserto e fazer correr rios na estepe. Glorificar-Me-ão os animais selvagens, os chacais e as avestruzes, porque hei de fazer brotar água no deserto e rios na terra árida, para dar de beber ao meu povo, o meu eleito, o povo que Eu formei para Mim, e assim hão de proclamar os meus louvores». E noutro ponto: «Todo o joelho se dobrará diante de Mim, toda a língua jurará por Mim» (Is 43,19ss; 45,23). É impossível que tudo isso não aconteça, porque a providência de Deus nunca falha: os seus desígnios não mudam, a sua vontade é dinâmica e as suas promessas não são erróneas. Portanto, todos os que são designados por estas palavras serão salvos. Com efeito, Ele coloca as suas palavras na consciência e escreve-as com a sua mão no coração (cf Rm 2,15); e eles têm acesso ao conhecimento de Deus, não através de um ensinamento humano, mas sob a orientação do Mestre supremo: «Assim, nem o que planta nem o que rega é alguma coisa, mas só Deus, que faz crescer» (1Cor 3,7). A todos é permitido ter um coração transformado, um juízo certo, uma vontade igualmente reta. Deus fez nascer o temor em todos estes homens, para que fossem instruídos nos seus mandamentos. Eles celebram o poder da sua misericórdia e os milagres que ela operou, porque Deus os elegeu e fez deles seus filhos, seus herdeiros na nova Aliança (cf Jer 31,31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário