sábado, 30 de outubro de 2021

EVANGELHO DO DIA 30 DE OUTUBRO

Evangelho segundo São Lucas 14,1.7-11. 
Naquele tempo, Jesus entrou, num sábado, em casa de um dos principais fariseus para tomar uma refeição. Todos O observavam. Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugares, Jesus disse-lhes esta parábola: «Quando fores convidado para um banquete nupcial, não tomes o primeiro lugar. Pode acontecer que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu; então, aquele que vos convidou a ambos terá de te dizer: "Dá o lugar a este"; e ficarás depois envergonhado, se tiveres de ocupar o último lugar. Por isso, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar; e quando vier aquele que te convidou, dirá: "Amigo, sobe mais para cima"; ficarás então honrado aos olhos dos outros convidados. Quem se exalta, será humilhado, e quem se humilha, será exaltado».
Tradução litúrgica da Bíblia 
Beata Maria Eugénia do Menino Jesus
Carmelita, fundadora de 
Notre Dame de Vie(1894-1967)
A fé e a contemplação sobrenatural 
Deus dá a graça 
da contemplação aos humildes 
A contemplação sobrenatural é um dom gratuito da misericórdia divina. Com efeito, só Deus pode pôr em ação os dons do Espírito Santo que a produzem, aperfeiçoando a fé no seu exercício. Só a humildade pode atrair os dons da misericórdia divina, pois Deus resiste aos soberbos e dá a sua graça aos humildes. Para chegar à contemplação, é mais útil uma atitude humilde que grandes esforços. Esta atitude humilde consiste, na prática, em nos considerarmos pobres necessitados na presença de um grande monarca abastado, em nos entregarmos às formas modestas da oração ativa, esperando, em paciente e pacífico labor, que Deus nos eleve à oração passiva: «Quando fores convidado para um banquete nupcial», diz Nosso Senhor, «não tomes o primeiro lugar, vai sentar-te no último lugar; e quando vier aquele que te convidou, dirá: "Amigo, sobe mais para cima"; ficarás então honrado aos olhos dos outros convidados. Quem se exalta, será humilhado, e quem se humilha, será exaltado». A parábola evangélica aplica-se à letra à vida de oração: para merecermos ser elevados à contemplação, temos de nos colocar humildemente em último lugar entre os espirituais. Neste último lugar, é bom desejar os meios mais elevados e mais rápidos de chegar à união perfeita, mas evitando qualquer esforço presunçoso para nos procurarmos a nós próprios. Foi essa a oração perfeita da Virgem Maria, iluminada e abrasada pelo fogo divino, mas cuja fé serena e ardente parecia ignorar as riquezas que possuía, avançando sempre mais na sombra luminosa do Espírito Santo, que a envolvia e tomava posse dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário