sexta-feira, 29 de outubro de 2021

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 13/06/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Cláudia Neves: Dizem que Santo Antonio de Pádua e Santo Afonso de Liguori tinham o poder de estarem presentes em mais de um lugar ao mesmo tempo. Como se dava isso? 
É o que se chama de bilocação, ou seja, estar em dois lugares diferentes ao mesmo tempo. É um carisma, segundo nossa fé cristã católica, que raríssimas pessoas têm. Além de Sto. Antonio e Sto. Afonso, também S. Pio de Pietralcina tinha esse carisma. É um carisma controverso, pois nunca foi provado cientificamente tal fenômeno. 
Lucila Lemos: Dizem que a felicidade é o outro nome que se dá ao que chamamos de consciência tranquila. É isso mesmo? 
A consciência tranquila proporciona parcialmente a felicidade sim, mas ela é muito mais do que isso. Supera a consciência tranquila. 
Cristiane Junqueira: Por que às vezes temos mais afinidade com amigos do que com os próprios familiares? 
Por causa da confiança e essa não se adquire por laços de sangue, mas por convivência. Muitos amigos são mais do que parentes sanguíneos, isso devido a empatia que temos por eles. Isso é natural. 
Não identificada: Meu filho de onze anos de idade está tendo conflitos com um amiguinho que tem religião diferente da nossa. Nunca ensinamos isso a ele e não estou conseguindo orientá-lo. Pode nos ajudar? 
Não é fácil a convivência com pessoas de diferentes credos, ainda mais com crianças desta idade. Você deve continuar conversando com seu filho, dando orientação de que é preciso respeitar as diferenças e nunca rebater com agressividades, ainda que possa haver agressividade do outro. Ensine-o de que Deus é o mesmo de todos, mas que às vezes as pessoas não sabem corresponder aos ensinamentos religiosos. 
Divina Alves Andrade: Sempre que posso, acompanho os noticiários sobre o nosso querido Papa Francisco e o admiro muito. Recentemente ele falou sobre os casais que escolhem não ter filhos e direcionam seu amor somente aos animais de estimação. Ele disse que, esses casais, correm o risco de viver uma velhice de solidão e amargura. O que acha? 
Também admiro muito o nosso querido Papa Francisco, um homem de Deus. Concordo plenamente com ele neste ponto, pois esta decisão de não ter filhos só trará solidão futura, a família se torna muito reduzida e animais não substituem filhos. É lamentável o que vem acontecendo em nossos dias. 
Maria Eunice: Poderíamos dizer que o medo é o câncer da fé? 
Eu não exageraria tanto assim, pois têm muitas formas de medo. Eu considero o medo do inferno como uma falta de confiança na misericórdia de Deus, falta de expressão de uma fé madura e autêntica, mas existem muitos outros medos que não tem nada a ver com a fé, pois são derivados de traumas e outras causas que independem da vontade pessoal. Solange Santana: Para mim, a violência contra criança é um assunto muito difícil de ser discutido, por ser doloroso e muito cruel e de uma covardia sem tamanho. Infelizmente existem mães que permitem isso, outras são ameaçadas se denunciar o delito por não poderem contar com uma proteção eficiente. Não temos nem lugar adequado para abrigar tantos casos. Gostaria de ouvir o seu comentário. De fato, violência contra criança é muito difícil de ser compreendido. Infelizmente muitos pais são coniventes (seja a mãe ou o pai) e não fazem nada para diminuir ou cessar com a violência. É preciso criar a consciência de que é preciso denunciar sempre, não permitir nunca que seja violentada uma pessoa inocente, sem condições de se defender. A justiça deve ser aplicada de modo severo contra esses agressores de crianças, pois são pessoas perversas e covardes, que violenta quem não pode reagir. 
Não identificada: Muitas vezes me magoo com coisas, muitas vezes banais. Mesmo assim, não consigo me libertar desse conflito facilmente. Desde criança, quando alguma coisa me prejudicava, minha mãe colocava a culpa naquilo que me prejudicou. Será que esse meu problema tem origem nisso? Daí fico com aquele sentimento de que pequei. 
Você tem que tomar consciência de que a mágoa faz mal para você mesma e não par aquém você está magoada. Procure relativizar as coisas com que você fica magoada, não dê importância exagerada a esse sentimento ruim em sua vida. Procure exercitar essa superação, já que você tem consciência de que isso é um defeito a ser corrigido. Eu acredito que esse problema pode ter origem no modo errado de sua mãe ter educado você nesse quesito. 
Maria Aparecida: Uma amiga me contou que em Aparecida de Goiânia, tem um defunto abandonado em uma funerária. O problema é que ele tinha duas esposas e, uma descobriu. Ele sofreu um infarto fulminante. Revoltadas, ambas contrataram os serviços funerários e não quiseram velar o corpo, de raiva do marido. O pior é que ele não tem família no Brasil. Já pensou que situação? Imagina se a moda pega? 
Pois é, imagine se essa moda pega! Em minha opinião isso é fruto da ignorância dessas duas mulheres, pois o homem já morreu, enterrem o defunto e depois conversem sobre o fato. Não vai adiantar nada para nenhuma das duas esse tipo de pirraça. Não precisam velar o corpo, mas mande sepultá-lo, o mínimo que podem e devem fazer. 
Nádia Augusta: Há pessoas que dizem as verdades de uma maneira muito agressiva. Para falar a verdade eu até prefiro, a descobrir que alguém mentiu para mim, pois, por mais que a verdade doa, ela é sempre mais digna, não acha? 
Eu acho que a verdade deve ser dita sempre, doa a quem doer, mas deve ser dita de forma que não agrida e não ofenda. Podemos falar a mesma coisa com tonalidade de voz diferente e a pessoa entender como agressão ou como conselho, orientação. Tudo depende do jeito com que comunicamos com os outros. Um simples pedido pode se transformar em uma ordem, de acordo com a forma com que expresso. 
Não identificada: Querer agradar todo o mundo só traz prejuízo. A gente sofre para ganhar a consideração e o respeito das pessoas, mas se cometemos um pequeno deslize, essas mesmas pessoas nos desprezam. Isso aconteceu comigo e até hoje sofro as consequências. O que devo fazer? 
Não acho certo esse modo de proceder: “querer agradar a todos”. Não devemos querer agradar, pois isso se torna bajulação, o que devemos fazer é ser sincero, leal, verdadeiro para com todos. Não devemos ajudar às pessoas com a finalidade de obter consideração ou reconhecimento, mas por querer fazer o bem, sem esperar nada em troca. Não generalize as reações das pessoas, pois cada um é diferente e reage diferente às coisas que fazemos por elas. 
Ana Carolina: Meu carro estragou o vidro da porta e me indicaram um local de confiança. Chegando lá, me deparei com um jovem de 28 anos de idade, dono da oficina, muito bem localizada, então perguntei com quem ele havia aprendido o ofício. Ele contou que trabalha desde os 14 anos, aprendeu no primeiro emprego. O trabalho bem orientado ao jovem, ao adolescente não é uma bênção em sua vida? 
O trabalho é sempre uma bênção para as pessoas, incluindo adolescentes. Deve ser sempre bem orientado, sem exploração de mão de obra barata. O trabalho dignifica a pessoa, como aconteceu com esse jovem empresário. Não concordo com exploração de mão de obra infantil tirando a oportunidade da criança e do adolescente estudar e brincar.
Noemi Marques: Acho que todo ser humano passa dor inevitável e não há como não sofrer. Alguns falam que o sofrimento é uma opção. Para mim, isso ainda é impossível e não consigo me fortalecer com as dores que já sofri. Será que não estou conseguindo compreender a vida? 
É um fato normal sofrer por alguma perda, ou algum acontecimento inesperado que causa sofrimento, mas é preciso cultivar a fé e a esperança e nunca desesperar diante dos acontecimentos. O sofrimento deve ser momentâneo e não ser cultivado eternamente, como se nada na vida tivesse sentido a partir de um fato acontecido. É preciso compreender a transitoriedade de nossa vida e os limites aos quais estamos sujeitos. É preciso optar pela felicidade e, mesmo diante de desafios difíceis de serem superados, é preciso manter o equilíbrio e ser feliz mesmo assim. 
Josiane Figueiroa: Um dos comentários que mais se ouve em rodas de conversa é que os homens são todos iguais. Claro que não é verdade, mas nós mulheres, estamos tão desiludidas que está cada vez mais difícil acreditar no contrário. O senhor que lida com tanta gente, o que tem observado? 
Nunca é certo generalizar as coisas. O mesmo poderia dizer o homem em relação à mulher que também está manifestando os mesmos defeitos dos homens. A generalização acaba por levar as pessoas ao desânimo e ao descrédito de tudo e de todos. Eu tenho observado que as pessoas tem se manifestado de forma infantil e sem fundamento sólido. 
Roseni Miranda: O que Deus quis dizer em Isaías cap. 58, vers 6 a 9, texto que fala sobre o jejum? 
Fala do verdadeiro jejum, que não consiste somente em somente atos externos, como abster de comer alguma coisa, ou ficar sem comida por um período. “O que conta para Deus não são os ritos ou atitudes externas, mas a atitude interna, especialmente o espírito social comunitário: soltar os presos inocentes, dar de comer aos famintos, acolher os desabrigados e migrantes, vestir os nus” (cf. nota de rodapé do texto citado – Bíblia Sagrada da Ed. Vozes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário