domingo, 24 de outubro de 2021

PERGUNTAS E RESPOSTAS - 28/07/2014

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Laura Vieira: Por que há tantos casos de pedofilia na Igreja Católica? E por que os padres que são acusados, não sofrem medidas judiciais? 
Não são tantos casos assim minha amiga, não chega a 1% dos padres que caem nesse pecado e crime de pedofilia. Eu digo para você, que a pessoa humana é limitada e sujeita ao erro, todos nós estamos sujeitos ao erro. Em todos os seguimentos sociais existem pessoas pedófilas, nas igrejas (inclusive vários pastores protestantes), na classe médica, no meio do militares, dentro das famílias. Os padres que foram acusados desse crime estão afastados do ministério e, se provar o envolvimento nesse e em outros crimes eles são punidos severamente, tanto pela Igreja (podendo ser afastado definitivamente do sacerdócio), ou pela justiça comum, podendo ser presos. Padre não tem privilégio e se cometeu crime deve ser punido como outro cidadão qualquer. 
Sebastião Soares: Todas as religiões tem o casamento dos seus fiéis abençoado por Deus? 
Creio que você quer saber se em todas as Igrejas cristãs existe o casamento como uma bênção de Deus, pois falar de religiões é mais amplo e envolve não só as Igrejas cristãs, mas todas as outras religiões existentes no mundo. Quanto ao cristianismo, dividido em várias Igrejas (Católicas, Protestantes, Pentecostais, etc.), tem a celebração do casamento como uma benção de Deus. Para nós católicos ele é um sacramento indissolúvel, mas para muitas igrejas protestantes não é um sacramento, podendo a pessoa assumir uma segunda união. 
Amelita Gonçalves: O senhor acha que a riqueza afasta as pessoas de Deus ou este sentimento é algo particular de cada um? 
Eu acho que a excessiva preocupação com a riqueza afasta a pessoa de Deus, pois ela se torna uma pessoa avarenta, egoísta, sem a essência do cristianismo que é a partilha e a solidariedade. 
Não identificada: Meu esposo é uma pessoa boa, apesar de ser radical em alguns aspectos. É muito religioso e está sempre lendo a Bíblia. Ele acha que o pecado de Eva reflete até hoje em certos sofrimentos da mulher. O que acha disso? 
O relato do pecado de Eva e Adão não é um relato histórico, mas uma reflexão de como o pecado domina a pessoa, o poder sobe na cabeça de tantos. De fato o pecado tem seus reflexos na vida do homem e da mulher, não só da mulher, mas de ambos, pois todos temos tendência ao limite, ao pecado. 
Maria Helena: Gostaria que comentasse a passagem em 2Tm 2, 16, na qual se fala sobre o mau uso da palavra. Há tantas pessoas que proclamam o evangelho, mas no dia a dia só falam bobagens. 
São Paulo não alerta só os que proclamam a Palavra de Deus, mas a todos, para terem cuidado no modo de falar, não se deixando levar por palavras inúteis, fúteis. Ele diz: “Evita as conversas fúteis e mundanas. Os que nelas se ocupam, mais e mais avançam para a impiedade”. Isso vale para todos. 
Fabiana Neves: Onde encontramos na Bíblia a explicação para essas crianças que nascem com uma inteligência ímpar? 
A Bíblia não é um livro de explicações para todas as coisas que nos acontecem. Não encontramos explicação para esse tipo de fato. Esse é um fato normal, alguns nascem com uma inteligência fenomenal, outros nem tanto. A explicação quem pode dar são os estudiosos dessa área.
Kátia Geruza: Tenho muitos amigos de diferentes religiões, inclusive tenho um deles que é ateu. O que eu percebo é que este meu amigo ateu é uma pessoa excelente, de princípios, até mais do que muitas pessoas que frequentam uma igreja. Como explicar isso? 
Eu percebo que existem pessoas que não permitem que o ensinamento da Igreja penetre no seu coração, isso é lamentável, pois o objetivo da religião é levar a pessoa a um processo de conversão contínua. O fato de seu amigo ateu ser uma pessoa do bem significa que ele teve uma boa educação, foram passados para eles valores, que não precisam ser necessariamente ligados a uma crença religiosa. 
Veronice Costa: Jesus disse: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna”. Gostaria de entender melhor o que significa a “vida eterna”. 
Vida eterna significa a vida após a morte corporal; significa o céu, a vivência com e em Deus, ou seja, o reino do Céu. Quem está unido a Cristo e comunga o seu corpo, vive a sua doutrina este está com Deus.
Divina de Souza: Por que muitos católicos costumam fazer o sinal da cruz quando passam em frente a uma Igreja? O que isso significa? 
Sinal de respeito pelo lugar sagrado; sinal de que a pessoa está em sintonia com o Sagrado, presente na Igreja, ou seja, a presença do Santíssimo Sacramento. 
Marlúcia Silva: A questão de o casal escolher apenas morar juntos seria uma prova de desconfiança, insegurança com relação aos sentimentos de quem escolhe esse modelo de convivência? 
Eu vejo que em nossos dias muitas pessoas não querem assumir compromisso formal, preferindo estabelecer uma família irregular, sem compromisso, sem laços que os prendem para facilitar na hora da separação, ou seja, já se unem pensando em separar, não tem segurança no sentimento, não confia no (a) parceiro (a). Vejo isso como falta de responsabilidade. 
Não identificada: Conheci um morador de rua que, mesmo em condições precárias, está lutando para mudar de vida. Ele é muito religioso, tem uma Bíblia bastante surrada, não tem família e o seu sonho é ser batizado. Ele pode ser batizado sem padrinhos? 
Ele pode ser batizado. O melhor é encaminhá-lo para uma instituição de ressocialização, onde ele poderá ser reintroduzido numa vida social, passando por acompanhamento psicológico, médico e outros. Depois ele poderá ser catequizado e batizado tranquilamente. Se você o conhece e sabe onde encontrá-lo procure e encaminhe. 
Marinez Ferreira: A crise no sacerdócio está ocorrendo cada vez mais cedo na vida dos consagrados. A que podemos atribuir isso? Esta crise teria origem na fragilidade da fé? 
A crise não é só no sacerdócio, mas como em todas as vocações e estilos de vida e profissões. A instabilidade nas decisões está cada vez mais acentuada, as pessoas não sabem o que querem, creio que é devido às grandes opções. 
Renata Ribeiro: Mesmo sabendo que valemos mais do que as aves do céu, somos tentados pelo medo do futuro. Como viver sem esse medo? 
As incertezas do futuro não devem provocar medo em nós, pois precisamos ter confiança. Confiança em Deus e nós mesmos, pois o futuro é consequência de nossa opção hoje. É preciso relativizar as coisas e não sofrer de modo antecipado. Viva cada dia, cada passo no seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário