domingo, 24 de dezembro de 2017

Homilia do 4º Domingo de Advento (24.12.17)

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
“Eis a serva do Senhor” 
Deus lhe dará o trono de Davi
A liturgia nos coloca diante da proclamação mais rica que a história já possuiu: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1,14).  E, através de Maria, a Divindade recebe nossa humanidade. Aquele projeto de Deus de um paraíso terrestre é reconstituído no seio de uma jovem virgem. Ali o novo Adão é modelado pelo Espírito Santo de Deus e se chama Jesus, herdeiro de todas as promessas e dono do trono de Davi. A iniciativa Divina e recebe a colaboração toda humanidade. Maria é a resposta da humanidade. Ela é o Jardim fechado (Ct 4,12) onde Deus cria o novo paraíso que começa na terra e continua no Céu. Davi, em sua dedicação, quis construir um templo para Deus. Desde a saída do Egito até esse momento já se contavam quase trezentos anos. Deus recusa e lhe promete uma casa eterna. Seu reino subsistirá na pessoa de Jesus. Vemos a promessa de sua e de sua glorificação de Jesus ao  receber do Pai um reino eterno e universal (Prefácio de Cristo Rei). A ação do Espírito não termina em Maria na qual gera o Filho de Deus Jesus, pois todos aqueles que são guiados pelo Espírito Santo são filhos de Deus (Rm 8,14). Participamos com Cristo dessa linhagem real, implantando o Reino de Deus no mundo. Esse Reino não acaba.
Levar o evangelho a todos
            Continuando a fidelidade de Davi somos igualmente garantidos: “Guardarei eternamente para ele a minha graça e com Ele firmarei minha Aliança indissolúvel” (Sl 88). Participamos da aliança e recebemos a graça da promessa a Davi. Entramos com Jesus na construção desse Reino na terra até que seja dominado o último inimigo, que é a morte (1Cor 15,26). Paulo nos alerta que esse Reino de Cristo não é reservado somente para o povo de Israel. Ele foi intermediário de uma aliança para todos os povos. Jesus faz uma nova aliança e abre o Reino a todos: “O mistério (mantido em sigilo) foi manifestado e, mediante as Escrituras... foi levado ao conhecimento de todas as nações, para trazê-las à obediência da fé” (Rm 16,26). O Reino de Deus é para todos. Jesus não nasceu para um grupinho de escolhidos. Nasceu para o Universo e para todos os tempos. Não é uma religião a mais que é fundada, mas um projeto de Deus que é colocado em ação. Nos povos há sementes da fé que podem produzir muitos frutos e trazer uma renovação para a Igreja. É sempre hora de levar o Evangelho a todos e a todos os segmentos da humanidade.
Uma casa para nós
Diante do Mistério da Encarnação só temos que silenciar, adorar, reconhecer o amor de Deus pela humanidade e ternura da manifestação. Infelizmente o Natal foi engolido por muitos outros interesses. Não há que temer, pois Maria e José estavam sozinhos. A fé e a ternura de seus corações foram capazes de construir um berço para o Criador de todas as coisas. Ele se humilhou para que pudéssemos chegar ao Pai. O primeiro berço de Jesus foi o amor, a obediência da fé de Maria: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua vontade” (Lc 1,38). E o Anjo retirou-se. Fazendo a vontade do Pai, não temos necessidade de nenhuma outra explicação. O humano é capaz de fazer seus caminhos em Deus, desde que esteja unido a essa vontade. E mais, constrói um reino que abre espaço para Deus. A encarnação e a salvação têm como alicerce a frase de Maria: Eis a serva do Senhor. Cristo escolhe ser o rei que serve. Maria a humanidade servidora.
Leituras 2 Samuel 7,1-5.8b12,14ª,16;Salmo 88; Romanos 16,25-27; Lucas 1,26-38                                     
1.      Davi quer construir uma casa para Deus, mas é Deus que lhe dá uma casa eterna.
2.      Jesus veio para todos. Todos podem pertencer ao Reino de Deus.
3.      Eis a serva do Senhor: frase que indica o sentido da missão de Maria e Jesus e a nossa. 
            Construindo casas 
            No anúncio do nascimento de Jesus feito pelo Arcanjo há uma resposta a uma grande profecia sobre eternidade do trono de Davi. Esse herdeiro terá um trono eterno. Seu reinado não terá fim.
Davi queria construir uma casa para Deus. Mas é o Senhor que manterá sua casa real para sempre. Em Jesus cumpre-se a profecia e realiza-se o projeto de Deus.
            Tudo se faz pela ação do Espírito Santo. O Reino será mantido pela ação do Espírito Santo. É o Espírito o grande arquiteto e construtor. Ele age sobre Maria para que conceba e dê à luz um Filho que é o herdeiro de Davi.
            A aliança de Deus com Abraão, Davi e agora em Cristo, com todos os povos. Esse é o grande segredo a que Paulo se refere. “Todas as nações são chamadas à obediência da fé” (Rm 16,26). Dessa promessa provém nosso acolhimento do plano de Deus.

            A Anunciação do nascimento de Jesus é a alegria universal. Ela nos coloca em serviço com Maria pelo Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário