terça-feira, 26 de dezembro de 2017

26 DE DEZEMBRO – APEDREJADO POR AMOR A CRISTO

São Lucas dedica dois capítulos a Sto. Estêvão no seu livro “Atos dos Apóstolos”. Vemos por aí a importância do jovem diácono na Historia da Igreja. É apresentado como um homem cheio do Espírito Santo e de sabedoria. Numa palavra, é uma figura carismática: habilidoso no discurso e persuasivo na argumentação. É um rapaz corajoso. Expõe a verdade dos fatos com clareza e segurança, sem temer as conseqüências. Tanto assim que termina sendo morto a pedradas. Pressentindo a morte iminente, faz sua profissão de fé em Jesus: “Já estou vendo os céus abertos e o Filho do Homem de pé à direita de Deus” (At 7,57). Imitando o nobre gesto de Jesus, morre perdoando seus carrascos: 
-“Senhor, não leves em conta este pecado”. 
O martírio de Estevão, primeiro mártir do cristianismo, e a perseguição provocada pela sua morte marcam uma etapa importante na Historia da Igreja nascente: Os apóstolos e missionários começam a irradiar-se por toda a parte anunciando a Palavra de Deus: Ide pelo mundo inteiro...
Outros santos:ArquelauVivência Lopes (+1890), apostola das funcionárias domesticas; 
Dionísio (Papa e confessor (séc. III). Foi abade num mosteiro. Ficou cego mas esta deficiência não tolheu seu zelo missionário. Quando voltava de uma visita em Nicosia, os frades aprontaram uma armadilha para testar sua santidade. Chegando num espaço aberto, disseram-lhe que ali uma grande multidão aguardava sua chegada para ouvir a pregação. Ao invés era um lugar deserto. Ele começou a pregar com grande entusiasmo e no fim deu a bênção, e as pedras responderam com um sonoro "Amem". Diante deste prodígio os monges que o acompanhavam, pediram perdão da brincadeira.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa
Venerável Padre Pelágio CSsR
Recomende este portal aos seus amigos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário