quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Em Memória de Mim”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1249. Isso será um memorial
             Ouvimos em cada missa a ordem de Jesus: “Fazei isto em memória de mim”. A partir destas palavras compreendemos o sentido de celebrar. Celebrar não é apenas lembrar um fato ocorrido, mas proclamar a presença atual do acontecimento salvador do passado. Não se trata de contar uma história, mas de fazê-la atual como acontecimento do qual, participamos pelos símbolos. Isso nós o podemos ver no Antigo Testamento, como também o vemos nos cultos mistéricos dos gregos, embora o sentido seja outro. O ponto de partida para nós cristãos é a ordem de Cristo: “Fazei isto em memória de Mim” (Lc 22,19). O ensinamento de Jesus está dentro da tradição litúrgica do Antigo Testamento. A palavra memória, zakar em hebraico, não é uma representação do passado, mas torna-se eficazmente presente, como lemos em Êxodo (12,26-27 e Dt 26,25-26). Na Ceia Pascal hebraica podemos constatar esse fato. O filho pergunta ao pai: “Porque fazemos hoje uma ceia diferente?” O pai responde: “Eu era prisioneiro no Egito, e Deus, com mão forte me salvou”. O acontecimento não se repete mas se faz presente e o fiel participa dele através dos ritos e símbolos, na fé. Deus intervém na história de um modo permanente que vai além da ação. O recordar-se como memória é tornar perene a ação de Deus, colocando à disposição Suas ações salvíficas. O passado, o presente e o futuro se fundem numa única realidade na ação de Deus que continua sua revelação e salvação. Não há diferença entre o fato passado e o ato presente. É uma memória presente eficaz e real. Não se trata de lembrança de fatos, mas memória litúrgica. Para Deus, o recordar-se é entrar em uma ação e concede a salvação. Pode o homem fortalecer-se na confiança em Deus e não esquecer sua ação. É a formação do povo, pois o faz sentir-se unido em seu todo.
1250. Memória do Senhor
              Paulo, em sua descrição da Eucaristia, diz ter recebido por tradição, não só gesto eucarístico realizado por Jesus: “O que recebi do Senhor eu vos transmiti” ...  narra o gesto de Jesus na Ceia. Então diz: “Toda vez que comeis desse pão e bebeis desse cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha” (1Co 11,26). A ceia do Senhor é memorial. Mudou-se o conteúdo para mostrar a nova libertação: “Anunciais a morte do Senhor”. Tal presença da morte sacrifical de Jesus é para que possamos ser nutridos com seu corpo e sangue. O conteúdo da Páscoa Cristã é diferente daquela do Antigo Testamento. Lá se recordava a salvação realizada por Deus em favor do povo no Egito. Aqui é a presença pessoal de Deus no Filho que permanece para sempre em sua Igreja, como Senhor crucificado e ressuscitado. É realizado em palavras e ações na prece eucarística.
1251. Memórias vivas
            Participando do memorial do Senhor na Palavra e na prece eucarística, fazemos o grande agradecimento pelos benefícios de Deus na História da Salvação e, de modo particular na ação salvadora de Cristo em sua Paixão e Ressurreição, que resumem toda sua vida. Nosso agradecimento nós o fazemos através de Cristo no Espírito Santo para a Glória de Deus Pai. Há, contudo, um lado pessoal: na medida que participamos, nós somos transformados interiormente recebendo o Cristo. Vivemos Sua vida e passamos, nós também, a testemunhar essa memória. Somos memórias vivas do Redentor. Continuamos sua ação redentora através de nossa vida e ação. Por isso dizemos: Nós proclamamos a vossa morte e anunciamos a ressurreição. Vinde Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário