sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Ele está no meio de nós”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1252. Jesus ressuscitou!
            Jesus ressuscitou! Não se trata de um defunto que voltou à vida, mas da Vida que superou Morte. Deus O ressuscitou. Ele passou da morte para a vida de ressuscitado na qual sua humanidade é totalmente tomada pela Divindade. O corpo ressuscitado é, numa linguagem simples, conduzido pelo espiritual. Não há espaço nem distância em seu estado de ser. Assim esteve presente entre seus discípulos em diversos momentos. Deve ter sido maravilhoso ver Jesus depois de sua Ressurreição. As narrativas das aparições de Jesus deixavam os discípulos tão felizes que eles não conseguiam acreditar. Os evangelistas recolhem diversas tradições. Essa presença Dele vivo entre eles depois da Ressurreição faz parte de sua pregação. Afirmam: Deus o ressuscitou e Ele apareceu a nós que “comemos e bebemos com Ele depois da Ressurreição”. Um dia Ele teve que pedir alguma coisa para comer para provar que era um vivo e não um fantasma (Lc 24,36-42). Não consta do evangelho que os discípulos tenham manifestado saudades, ou tenham sentido Sua falta. Por outro lado insistem que Ele está presente. É como dizemos na missa: “Ele está no meio de nós”. Sua presença era percebida de diversos modos. O efeito da pregação era simbolizado pela pesca abundante. Os milagres que faziam era pelo nome de Jesus. Sentiam-se acompanhados de perto pelo Espírito Santo que Jesus lhe tinha dado.
1253. Mas onde Ele está?
            A presença do Ressuscitado se dá de diversos modos hoje. Lucas (24,13-35) nos conta que dois discípulos iam a uma aldeia chamada Emaús e conversavam entre si sobre os acontecimentos da prisão e morte de Jesus. Jesus se aproxima e não se dão conta que é Ele. Ele pergunta por que estavam tristes e eles dizem que era porque acontecera a morte de Jesus. Até dizem que algumas mulheres andaram dizendo que Ele estava vivo, mas eles não tinham visto. Jesus lhes explica, pelas Escrituras, o que deveria acontecer com o Messias. Quando chegaram à aldeia, Jesus fez de conta que iria mais longe. Eles então lhe disseram: “Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já declina”. Ele ficou, e quando estavam à mesa, tomou o pão, abençoou-o, depois o partiu e distribuiu-o a eles. Neste momento eles o reconheceram; ele, porém ficou invisível diante deles.
1254. Presenças de Jesus.
            Temos aqui 4 tipos  presenças de Jesus também entra nós: 1º - Quando estamos juntos em nome de Jesus. “Onde dois ou três estiverem juntos em meu nome, Eu estarei no meio deles” (Mt 18,20); 2º - Lendo os sinais dos tempos, o que acontece no mundo, tendo sempre diante dos olhos os mistérios de Jesus. Quando assim fazemos, Ele está presente; 3º - Quando lemos ou ouvimos a Palavra de Deus na celebração ou individualmente é Ele quem fala, pois está presente. “É Cristo que fala quando se leem as Escrituras” (Vat II –SC 7); 4º - Quando participamos da Eucaristia, partilhamos o pão e quando o distribuímos na caridade, é Ele que nos dá o verdadeiro pão (Jo 6,32); Quando, na fé, O acolhemos, Ele está presente em nosso coração. Assim disseram os discípulos: “Não ardia o nosso coração quando ele nos fala pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?” (Jo 24,32). Pela fé e pela abertura de coração nós o temos sempre junto conosco. Os dois discípulos, felizes, voltaram imediatamente para Jerusalém à luz da bela lua e da Ressurreição. E ali, ouviram: “O Senhor ressurgiu e apareceu a Simão Pedro”. Celebrar bem a festa da Páscoa é ter certeza desta presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário