Martirológio romano: Em Córdova, na Andaluzia, na Espanha, os santos mártires Adolfo e Giovanni, irmãos, que durante a perseguição aos mouros, na época do rei 'Abd ar-Rahman II, foram coroados pelo martírio por Cristo.
Floresceu na cidade de Córdoba, na Espanha, durante a dominação árabe na primeira metade do século. IX. Sant'Eulogio (d. 859) diz que eles eram originalmente de Sevilha, filhos de um nobre muçulmano e de Artemia, um cristão. Após a morte do marido, mudou-se com Adolfo, Giovanni e sua filha Aurea para Córdoba para poder professar sua religião com mais liberdade. Ali Adolfo e Giovanni se converteram ao cristianismo, atraindo a indignação de seus parentes paternos, que os denunciaram ao califa Abd-el-Rhaman II (822-852). Presos e condenados, sofreram o martírio por volta de 824. Enquanto sua mãe entrou no mosteiro de Cutellara, do qual mais tarde se tornou abadessa, sua irmã Aurea mais tarde, atraída pelo exemplo heróico de seus irmãos, abraçou a fé cristã, seguiu sua mãe no mosteiro e morreu mártir em 19 de julho de 856. Os corpos dos dois santos foram sepultados na igreja de San Cipriano em Córdoba. Aqui em 858 foram visitados por Usuardo, o famoso autor do martirológio, e por Odilardo. Usuardo os apresentou em seu Martirológio de 27 de setembro. No mesmo dia são mencionados no Calendário de Córdoba de 961, nos martirológios posteriores e, finalmente, no Martirológio Romano. O abade Speraindeo, contemporâneo dos dois mártires e mestre de Santo Eulogo, escreveu sobre sua vida, que infelizmente se perdeu. A passio, publicada no Martyrologium hispanum, de G. Tamayo Salazar, que tende a identificá-la com a de Speraindeo, é julgada pelos bolandistas, que a republicaram na Acta SS. Septembris, um apócrifo de uma idade incerta. o famoso autor do martirológio, e por Odilardo. Usuardo os apresentou em seu Martirológio de 27 de setembro. No mesmo dia são mencionados no Calendário de Córdoba de 961, nos martirológios posteriores e, finalmente, no Martirológio Romano. O abade Speraindeo, contemporâneo dos dois mártires e mestre de Santo Eulogo, escreveu sobre sua vida, que infelizmente se perdeu. A passio, publicada no Martyrologium hispanum, de G. Tamayo Salazar, que tende a identificá-la com a de Speraindeo, é julgada pelos bolandistas, que a republicaram na Acta SS. Septembris, um apócrifo de uma idade incerta. o famoso autor do martirológio, e por Odilardo. Usuardo os apresentou em seu Martirológio de 27 de setembro. No mesmo dia são mencionados no Calendário de Córdoba de 961, nos martirológios posteriores e, finalmente, no Martirológio Romano. O abade Speraindeo, contemporâneo dos dois mártires e mestre de Santo Eulogo, escreveu sobre sua vida, que infelizmente se perdeu. A passio, publicada no Martyrologium hispanum, de G. Tamayo Salazar, que tende a identificá-la com a de Speraindeo, é julgada pelos bolandistas, que a republicaram na Acta SS. Septembris, um apócrifo de uma idade incerta. O abade Speraindeo, contemporâneo dos dois mártires e mestre de Santo Eulogo, escreveu sobre sua vida, que infelizmente se perdeu. A passio, publicada no Martyrologium hispanum, de G. Tamayo Salazar, que tende a identificá-la com a de Speraindeo, é julgada pelos bolandistas, que a republicaram na Acta SS. Septembris, um apócrifo de uma idade incerta. O abade Speraindeo, contemporâneo dos dois mártires e mestre de Santo Eulogo, escreveu sobre sua vida, que infelizmente se perdeu. A passio, publicada no Martyrologium hispanum, de G. Tamayo Salazar, que tende a identificá-la com a de Speraindeo, é julgada pelos bolandistas, que a republicaram na Acta SS. Septembris, um apócrifo de uma idade incerta.
Autor: Garcia Pietro Altabella
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