sexta-feira, 23 de setembro de 2022

EVANGELHO DO DIA 23 DE SETEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 9,18-22. Um dia, Jesus orava sozinho, estando com Ele apenas os discípulos. Então perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que Eu sou?». Eles responderam: «Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; e outros, que és um dos antigos profetas, que ressuscitou». Disse-lhes Jesus: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Pedro tomou a palavra e respondeu: «És o Messias de Deus». Ele, porém, proibiu-lhes severamente de o dizerem fosse a quem fosse e acrescentou: «O Filho do homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas; tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Teresa de Calcutá 
(1910-1997) 
Fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade 
«Jesus, the Word spoken», cap. 12 
«E vós, quem dizeis que Eu sou?» 
Quem é Jesus para mim? 
Jesus é o Verbo encarnado (cf Jo 1,14). Jesus é o Pão da Vida (cf Jo 6,35). Jesus é a vítima oferecida na cruz pelos nossos pecados (cf 1Jo 4,19). Jesus é o sacrifício oferecido na Santa Missa pelos pecados do mundo e os meus pecados (cf Jo 1,29). Jesus é a palavra para expressar. Jesus é a verdade a dizer. Jesus é o caminho a seguir (cf Jo 14,6). Jesus é a luz para iluminar (cf Jo 8,12). Jesus é o amor para amar. Jesus é a alegria a partilhar. Jesus é o sacrifício a oferecer. Jesus é a paz para dar. Jesus é o Pão da vida para comer. Jesus é o que tem fome, para o alimentar (cf Mt 25,35). Jesus é o que tem sede, para o saciar. Jesus é o que esta nu, para o vestir. Jesus é o sem-abrigo, para o abrigar. Jesus é o doente, para cuidar dele. Jesus é o solitário, para o amar. Jesus é o excluído, para o acolher. Jesus é o leproso, para lhe lavar as feridas. Jesus é o mendigo, para lhe oferecer um sorriso. Jesus é o bêbedo, para o escutar. Jesus é o doente mental, para o proteger. Jesus é a criança pequena, para brincar com ela. Jesus é o cego, para o guiar. Jesus é o mudo a quem empresto a minha voz. Jesus é o paralítico com quem caminho. Jesus é o drogado a quem ofereço a minha amizade. Jesus é a prostituta a quem afasto do perigo e que protejo com afeto. Jesus é o preso, para o visitar. Jesus é o velho, para o servir. 
Para mim, Jesus é o meu Deus, Jesus é o meu esposo, Jesus é a minha vida, Jesus é o meu único amor, Jesus é o meu tudo, cada pessoa e cada coisa. Jesus, amo-Te com todo o meu coração, com todo o meu ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário