sexta-feira, 30 de setembro de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Comunidade e Redenção”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
SACERDOTE REDENTORISTA
NA PAZ DO SENHOR
Comunidade que acolhe
 
A comunidade continua a presença e a missão de Jesus Cristo. Quer dizer que, tudo o que Cristo fez por nossa redenção continua presente no mundo através de seus seguidores, reunidos na Igreja. O Espírito age onde quer, mas temos o caminho normal que é a Igreja. Esta diz ao mundo que o “Pai nos amou e nos entregou seu Filho para o perdão de nossos pecados”. O perdão conduz à vida. Um elemento importante do caminho da redenção é o acolhimento que Jesus faz de nós e que continua a fazer através da comunidade. Deus nos amou e nos escolheu. Escolhendo, acolhe. Não queremos forçar as pessoas a seguirem a Cristo. O Espírito move os corações para que se abram a Cristo. Abrimos as portas de nossa comunidade para que possam realizar nela seu caminho de encontro com Cristo. O acolhimento abre as portas para a vida na comunidade. Essa é uma das metas importantes do caminho da redenção. A vida da comunidade acolhedora propicia a abertura dos corações. Nossa meta não é converter à Igreja, mas a Cristo que na Igreja continua sua missão. A purificação dos pecados pela penitência transforma os corações. Mas a redenção não se dirige somente ao espiritual. Ela está entranhada em toda a realidade humana. A redenção atinge o homem todo e transfigura todos os valores humanos para que “cada um se revista do Homem Novo criado segundo Deus, na justiça e santidade da verdade à imagem de Cristo” (Ef 4,24). Nada que há na pessoa humana está ausente à redenção. Não se trata de um espiritualismo, mas da presença do Espírito em todas as coisas, tornando o humano mais humano, por isso, mas apto a receber o divino. 
Comunidade que procura 
Seguindo os passos de seu fundador, a comunidade cristã vai em busca da ovelha perdida, da doente e da fraca. Não deixa de cuidar das fortes e de envolvê-las também na missão de Cristo. O que vemos são ovelhas gordas que impedem o crescimento do Reino por sua preguiça espiritual. Urge revisar o conceito de santidade. Na busca dos prediletos de Deus e dos pequeninos que Cristo tanto amava, a comunidade exerce sua missão primeira: “estar com Cristo e ser por Ele enviados a pregar” (Mc 3,14). No diálogo com as realidades do mundo, o cristão é capaz de compreender as angústias e alegrias do coração humano e apresentar a ele Aquele que pode preenchê-lo. Uma Igreja que se fecha entre seus sagrados muros não só é ineficiente, mas prejudicial, pois faz uma caricatura de Cristo que espanta quem deseja o caminho da verdade e da justiça. O contato com as culturas, com a religião popular, com os costumes e tradições das mais diversas raças e povos ensinará à Igreja o melhor caminho para se tomar na evangelização. O sadio intercâmbio é enriquecedor. A Igreja não pertence a um determinado povo, tempo ou cultura. Ela é está sempre nascendo “onde dois ou três se reúnem em nome de Cristo”. Procurar o homem para Cristo, é encontrá-lo em cada pessoa a quem nos dirigimos.
Comunidade que assume 
Queremos uma Igreja que suje as mãos com o necessitado. Chega já de Igreja de belos e lustrosos sapatos, que não se mancharam com a cor do povo. Nossos hábitos são perfeitos, mas o avental de Cristo ao enxugar os pés dos apóstolos pegou a poeira que se lhes pegara na caminhada. Assumir cada homem e cada mulher é um desafio que nos leva a vencer o anonimato, como Deus que conhece cada um por seu nome. Assumir a defesa das pessoas e comprometer-se com suas causas mais doloridas é um risco. Foi por isso que Cristo se entregou. Não faremos menos se assumirmos como Ele assumiu os que escolheu.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM SETEMBRO DE 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário