PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+) SACERDOTE REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR |
Jesus usa a imagem de banquetes em suas parábolas. Ele explica-nos que o Reino será um convívio íntimo com Deus ao qual todos estão convidados, sobretudo os humildes. A liturgia deste 22º domingo reflete sobre o acolhimento dos humildes e a recusa dos soberbos. O banquete dos soberbos sacia a vaidade. O banquete de Deus preenche o coração com o amor. Jesus fora convidado a um banquete. Notou como os convidados lutavam pelos lugares de honra. Jesus narra uma parábola que ensina o procedimento em um banquete. Deve-se procurar o último lugar, com humildade, deixando ao dono oferecer os bons lugares. A maior honra está em ser humilde e assim ser exaltado. A humildade deixa-nos bem em qualquer situação. Estamos bem e felizes, mesmo se desconhecidos e não apreciados. Participar do banquete da vida é ter a sabedoria da humildade, onde quer que estejamos. Jesus explica ao senhor que o convidará que o banquete, o convívio do amor, não pode ser reservado a uma burguesia que retribuirá. Assim ficam elas por elas. Mas o convívio do amor deve estender-se a todos os que não podem retribuir. Assim recebemos de Deus que paga a conta dos pobres. Ele retribuirá. Deus assim faz, abrindo o banquete do Reino a todos. Esses pobres são mediadores da salvação aos que sabem construir a vida na humildade. A humildade nasce da constatação de que Deus é absoluto.
Para o orgulhoso não há remédio
A primeira leitura faz um discurso muito forte sobre o orgulho: “Para o mal do orgulhoso não existe remédio, pois uma planta de pecado está enraizada nele, e ele não compreende” (Eclo 3,30). Jesus não suportava o orgulho. Com razão, pois é a maior tentação: “Sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal” (Gn 3,5), diz o demônio no Paraíso. Esse mal está de tal modo enraizado no coração das pessoas que acaba sendo a fonte de todos os pecados. Pecamos porque achamos que somos os donos do bem e do mal. O orgulho cega o coração. “É norma divina que a assembléia dos soberbos, doente em si mesma, é terreno propício para árvore do pecado, sem que esses se dêem conta, tirando até a consciência de serem assim” (Frederici). É por isso que o próprio Eclesiástico já dá o remédio para esse mal: “Na medida em que fores grande deverá praticar a humildade” (Eclo 3,20). É o mesmo conceito que possui Jesus: “Vá sentar-te no último lugar” (Lc 14,10). É uma questão de educação espiritual. No último lugar aprendemos com Jesus, que “era de condição divina, mas esvaziou-se de si mesmo e assumiu a condição de servo, por isso Deus o exaltou” (Fl 2,6.7.9). Deus revela seus mistérios aos humildes (Eclo 3,20).
Desejos de sabedoria
Fazer-se pequeno é reconhecer a grandeza de Deus e nele confiar. Ele olhou para a humildade de sua serva, canta Maria. O Eclesiástico continua dando a receita para vencer todo orgulho, que no fundo é uma idolatria: “O homem inteligente reflete sobre as palavras dos sábios, e com ouvido atento deseja a sabedoria” (31). O orgulhoso é um ignorante sobre Deus e sobre o próprio ser humano. “O sábio é humilde e se conhece pela sabedoria que dele emana, e o ouvido bom terá sempre o insaciável desejo de escutar, assumir e colocar em prática a sabedoria que vem do Senhor e da vida” (Frederici). Na Eucaristia participamos do banquete da vida, aprendemos a humildade nos sinais e na igualdade dos comensais. A Eucaristia deve passar à vida de cada dia, na humildade e simplicidade.
Leituras:Eclesiástico 3,19-21.30-31;Salmo 67;
Hebreus 12,18-19.22-24ª; Lucas 14,1.7-14.
1. Jesus usa a parábola do banquete, no qual os convidados lutavam pelos melhores lugares, que a humildade é o melhor caminho para a glória. Ele fez assim: escolheu a humildade da forma humana para chegar à ressurreição. Se acolhermos os humildes, receberemos a paga de Deus. Ser humilde é aceitar que Deus é o absoluto.
2. Para o mal do orgulhoso não há remédio. Por que não? Porque está enraizado no coração e é a raiz de todo pecado. Jesus não suportava o orgulhoso, porque detestava o pecado. A humildade nós a aprendemos de Jesus, que veio para o último lugar quando assumiu nossa condição humana.
3. Fazer-se pequeno é reconhecer Deus e nele confiar. Para isso é necessário buscar a sabedoria. Para o banquete da Eucaristia, onde todos podem entrar, aprendemos a humildade nos sinais e na igualdade dos comensais. A Eucaristia deve passar à vida na humildade e simplicidade.
Vendo o outro lado.
“À medida que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor” (Eclo 3,19). Jesus ensina, na parábola dos ‘convidados ao banquete’, que não querer aparecer e procurar ser humilde dá bons resultados. Deus dá sua graça aos humildes. Ser humilde não é ser bobo. É ser inteligente. Quem se humilha será exaltado, diz o evangelho.
A maior humildade é pensar nos necessitados. Esses não podem recompensar. Jesus explica que, se você convidar para as festas os amigos e parentes de sua condição, eles também te convidarão. Para ter a recompensa de Deus, convide quem não pode retribuir, pois assim Deus te pagará e muito.
Homilia 22º Domingo do Tempo Comum
EM SETEMBRO DE 2007
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