domingo, 25 de setembro de 2022

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 25 DE SETEMBRO

Oração da manhã para todos os dias 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade. Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém. 
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
25 – 26º Domingo Comum –Santos: Aurélia, Cléofas, Vicente Stambi
Evangelho (Lc 16,19-31) “Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas ... Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico.”
Podemos ver, entre outras, duas ideias marcantes na parábola contada por Jesus. O contraste entre o rico, na sua abundância, e a miséria da fome e da doença de Lázaro mostra que riqueza não é garantia nem de justiça nem da graça de Deus, e pobreza e doença não significam que ele nos abandonou. Pobreza ou riqueza podem afastar-nos ou aproximar-nos de Deus. O que decide é nossa atitude para com Deus e para com os outros. A segunda parte da parábola, em que se inverte a situação dos dois, destaca que é urgente decidir-nos diante do convite à conversão. E nossa decisão deve apoiar-se apenas na fé, na entrega confiante a Deus, logo que ele nos convida, sem lhe impor prazos ou condições.
Oração
Senhor meu Deus, eu vos agradeço os bens de que disponho, a saúde que me dais, e todas as outras possibilidades de vida. Ajudai-me a usar disso tudo com moderação, sem me apegar, mas sabendo partilhar com os outros. E que eu não me contente com dar esmola, mas que me empenhe e use os meios adequados para que todos tenham o necessário para uma vida digna. Fazei-me compreender que, mesmo já tendo mais do que necessito, continuo sujeito à lei do trabalho para a construção de um mundo melhor para todos. Não permitais que durma tranquilo com tanta miséria a meu redor. Convertei meu coração, para que esteja sempre atento às necessidades de meus irmãos. Que eu não apenas critique as misérias da sociedade, mas assuma minhas responsabilidades e faça o que estiver a meu alcance. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário