quinta-feira, 29 de setembro de 2022

29 de setembro - Beato Francisco de Paula Castelló i Aleu

Não menos edificante foi o testemunho dos demais mártires, como o jovem Francisco Castellói i Aleu, de vinte e dois anos, químico de profissão e membro da Ação Católica que, consciente da gravidade do momento não se escondeu, mas ofereceu a sua juventude em sacrifício de amor a Deus e aos irmãos, deixando-nos três cartas, exemplo de fortaleza, generosidade, serenidade e alegria, escritas poucos momentos antes de morrer, às suas irmãs, ao seu diretor espiritual e àquela que fora sua noiva. 
Papa João Paulo II – Homilia de Beatificação – 11 de março de 2001
Francisco de Paula Castelló i Aleu nasceu em Alicante (Espanha) em 19 de abril de 1914. Seu pai morreu quando ele era apenas um bebê e sua mãe, professora, cristã exemplar e excelente educadora, encarregou-se da família. Ela ensinou-lhe a educação primária nas diferentes cidades de sua carreira como professora nacional, e preparou-o para sua primeira comunhão, que ele recebeu em Juneda, onde então Teresa Aleu trabalhava. Sua vida foi desenvolvida quase inteiramente em Lleida e em Barcelona, ​​onde Francisco fez seu ensino superior. Aos 12 anos, começou o ensino médio como aluno interno na escola marista de Lleida. E no Instituto de Química de Sarriá, dirigido pelos padres da Companhia de Jesus, obteve seu diploma em Ciências Químicas, iniciado em 1930. Graduou-se em Química pela Universidade de Oviedo (1934). Quando cursava Química, ele passava as tardes e feriados de domingo ministrando aulas de catecismo às crianças do Patronato Obrero da Sagrada Família de Barcelona, ​​liderado pelos padres jesuítas, e dando lições práticas muito úteis aos trabalhadores da Igreja, uma seção perseverante que lhe havia sido confiada. Formado, regressou a Lleida, indo trabalhar no setor Químico da empresa Casa Cros, ele também dava aulas gratuitas de matemática, física e química para os trabalhadores que queriam se aperfeiçoar profissionalmente. E à noite ensinava ciência básica e religião aos filhos de Canyeret, um distrito pobre de Lerida, em cuja escola estadual não havia instrução religiosa, porque era impedida pela Constituição Republicana. Durante a revolução popular, foi preso, julgado pelo “Tribunal Popular”. No início, quando ele foi acusado de fascismo, ele se defendeu. Não era verdade, ele nunca participou de nenhum partido político. Mas então, quando ele foi acusado de ser católico, ele assumiu plenamente: "Sim, eu sou católico", disse ele. O presidente do tribunal convidou-o a corrigir, dada a gravidade da manifestação que implicava uma sentença de morte. Ele, ao contrário, respondeu que se ele tivesse mil vidas, ele as ofereceria a Cristo. Foi fuzilado na noite do mesmo dia: 29 de setembro de 1936. Foi na intensa espera – entre o momento da condenação e seu fuzilamento - que ele escreveu as três cartas que correram ao redor do mundo. Uma para suas irmãs e tia, outra para a noiva Mariona Pelegrí e a terceira para o padre jesuíta Galant. São o testemunho de uma alegre aceitação do martírio e da premonição da glória iminente. Quando o tempo acabou, ele e seus seis companheiros foram levados para o cemitério de Lleida e fuzilados. Eles estavam felizes cantando "Eu acredito em Deus". Seu desejo de que a Química progredisse mesmo após a sua morte, manifestado em sua última carta, e o empenho de sua juventude pela Ciência que amava, tornam Francisco um excelente modelo para os Profissionais da Área Química e em 2014 foi nomeado patrono dos profissionais Químicos do Brasil. 
Carta às suas irmãs e tia: 
Queridas: Eles acabaram de me ler a pena de morte. Eu nunca estive mais calmo do que agora. Tenho certeza de que esta noite estarei com meus pais no céu. Lá eu vou esperar por vocês. A Providência de Deus quis me escolher como vítima dos erros e pecados cometidos por nós. Eu vou com prazer e tranquilidade até a morte. Nunca, como agora, tive tanta possibilidade de salvação. Minha missão nesta vida acabou. Eu ofereço a Deus os sofrimentos desta hora. Eu não quero que vocês chorem. É a única coisa que peço. Estou muito contente. Deixo com tristeza aqueles a quem tanto amei, mas ofereço a Deus esse afeto e todos os laços que poderiam me manter neste mundo. Teresa: Seja corajosa. Não chore! ... Sou eu quem teve imensa sorte, não sei como agradecer a Deus. Eu tenho cantado o "Amunt, que é sols cami d'un día", com toda a propriedade. Perdoa as tristezas e sofrimentos que eu lhe causei involuntariamente: Eu sempre te amei muito. Eu não quero que você chore, sabe? Maria: Pobre irmã minha! Você também será corajosa e não será ferida por este golpe da vida. Se Deus lhes der filhos, dê-lhes um beijo de mim, do tio deles que os amará do céu. Para meu cunhado um grande abraço. Espero que ele seja sua ajuda nesta vida e ele saiba como me substituir ... Tia: Neste momento sinto um profundo apreço por tudo o que você fez por nós. Em poucos anos nos encontraremos no céu. Saiba como gastá-los com generosidade de todos os tipos. Do céu vou orar por você, eu que te amo tanto. Você dará lembranças a Bastida, a senhora Francisqueta, aos didos a enfermeira e o marido e para Pedro, para Puig, para López, para os companheiros da Federação que eu não quero nomear. A todos os amigos, diga-lhes que sou feliz e que me lembrarei de todos eles na vida após a morte. Ao Fernández, aos tios de Vallmol, aos do Jardim, a Carlos, aos de Alicante, aos de Pravia, aos de Sarriá, a todo meu afeto. Francisco 
Carta à sua noiva: 
Cara Mariona: Nossas vidas se uniram e Deus quis separá-las. A Ele, ofereço com toda a sinceridade possível o amor que tenho por você, meu intenso amor, puro e sincero. Eu sinto sua infelicidade, não a minha. Você deve estar orgulhosa: dois irmãos e seu noivo ... Pobre Mariona minha! Uma coisa intrigante acontece comigo. Eu não posso sentir aflição pela minha morte. Uma alegria estranha, intensa, interior e forte invade tudo. Eu gostaria de escrever uma carta de despedida triste, mas eu não posso. Sinto-me envolto em ideias felizes, como um vislumbre de Gloria ... Gostaria de falar com você sobre o quanto eu te amei e sobre a ternura que reservei para você, sobre como ficaria feliz. Mas para mim tudo isso é secundário. Eu tenho que dar um grande passo. Uma coisa eu tenho que te dizer: case se puder. Eu do céu abençoarei sua união e seus filhos. Eu não quero que você chore, eu não quero isso. Você deve estar orgulhosa de mim. Eu te amo Eu não tenho tempo para mais. Francisco 
Carta ao Padre Roman Galan 
Querido Padre, Estou escrevendo estas cartas quando fui condenado à morte e falta algumas horas para ser fuzilado. Eu estou calmo e feliz, muito feliz. Espero estar na Glória em breve. Eu renuncio aos laços e prazeres que o mundo e o meu amor podem me dar. Eu dou graças a Deus porque ele me dá uma morte com muitas possibilidades para me salvar. Eu tenho um caderno em que apontei as ideias que vieram para minhas invenções. Vou mandar para você. É meu pobre testamento intelectual. Olhe para o compressor de amônia. H.G. pode ser substituído por qualquer líquido em circuito fechado, as válvulas por válvulas de metal, a pressão por uma simples bomba centrífuga com pressão. Eu sou muito grato e vou orar por você. Lembranças para Pravia, Francisco Castelló.

Nenhum comentário:

Postar um comentário