segunda-feira, 26 de setembro de 2022

EVANGELHO DO DIA 26 DE SETEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 9,46-50. 
Naquele tempo, houve uma discussão entre os discípulos sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, que lhes conhecia os sentimentos íntimos, tomou uma criança, colocou-a junto de Si e disse-lhes: «Quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim; e quem Me acolher, acolhe Aquele que Me enviou. Na verdade, quem for o mais pequeno entre vós, esse é que será o maior». João tomou a palavra e disse: «Mestre, vimos um homem expulsar os demónios em teu nome e quisemos impedi-lo, porque ele não anda conosco». Mas Jesus respondeu-lhe: «Não lho proibais, pois quem não é contra vós é por vós». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São João Cassiano(360-435) 
Fundador de mosteiro em Marselha 
Conferências, n.° 15, 6-7 
«Aprendei de Mim» (Mt 11,28-29) 
Os grandes da fé não tiravam partido algum do seu poder de operar maravilhas, mas confessavam não ter qualquer mérito nisso e que tudo era obra da misericórdia do Senhor. Se alguém admirava os seus milagres, rejeitavam a glória humana com palavras recolhidas dos apóstolos: «Homens de Israel, porque vos admirais com isto? Porque nos olhais, como se tivéssemos feito andar este homem por nosso próprio poder ou piedade?» (At 3,12) Em seu entender, ninguém devia ser louvado pelos dons e as maravilhas de Deus. Por vezes acontece que homens inclinados para o mal, condenáveis em matéria de fé, expulsam demónios e operam prodígios em nome do Senhor. Foi disso que os apóstolos se queixaram um dia: «Mestre, vimos um homem expulsar os demónios em teu nome e quisemos impedi-lo, porque ele não anda conosco»; ao que Cristo lhes respondeu: «Não lho proibais, pois quem não é contra vós é por vós». Mas quando, no fim dos tempos, Lhe disserem: «Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos, em teu nome que expulsámos os demónios e em teu nome que fizemos muitos milagres?», Jesus afirma que responderá: «Nunca vos conheci; afastai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade» (Mt 7,22s). E o Senhor recomenda àqueles a quem Ele próprio concedeu a graça gloriosa dos sinais e dos milagres que não se ensoberbeçam: «Não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos antes por os vossos nomes estarem escritos no Céu» (Lc 10,20). O Autor de todos os sinais e milagres convida os seus discípulos a guardarem a sua doutrina: «Aprendei de Mim», diz-lhes, não a expulsar demónios pelo poder do Céu, nem a curar leprosos, nem a dar luz aos cegos, nem a ressuscitar os mortos, mas: «Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração» (Mt 11,29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário