sábado, 24 de setembro de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Comunidade de pessoas”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
SACERDOTE REDENTORISTA
NA PAZ DO SENHOR
Todos são chamados
 
Jesus, em seu evangelho, não fez distinção de pessoas. Se excluiu certas pessoas, foi quem não queriam acolhê-lo devido ao orgulho. Todos são chamados a fazer parte do povo de Deus e ser membro de seu corpo. Privilegiou os pobres, humildes e pecadores porque eram abertos. Quem era humilde, mesmo sendo de posição social superior, foi acolhido, como é o caso de Nicodemos. O chamamento é para todos. Vemos ao lado de Jesus, como discípulos seus, mulheres que na sociedade eram de categoria inferior, crianças que não eram contadas, jovens, pobres iletrados e desprezados pelos donos da sociedade e da religião (essa gente suja que não conhece a lei, é maldita, diziam). O povo estava feliz porque Ele falava como quem tem autoridade, não como os escribas (Mt 7,29). Sua palavra era dirigida a todos, era popular e falava de coisas que o povo queria ouvir; falava das coisas deles. Jesus tratava a todos com igualdade, por isso se sentiam chamados, pois não havia barreiras. Não havia barreira nem no pensamento, pois todos o entendiam. Não havia barreira para o contato pessoal; todos procuravam tocá-lo, pois dele saia uma força que curava a todos (Lc 6,19). Era um chamamento muito claro a buscá-lo. Vemos o caso da pecadora que O toca lavando-lhe os pés com as lágrimas e enxugando com os cabelos, beijando e ungido com perfumes (Lc 7,38). Era um chamamento. As mães traziam crianças. Mas os discípulos as enxotavam. Jesus dizia-lhes: deixai vir a mim os pequeninos... então, abraçando-as abençoou-as, impondo as mãos sobre elas (Mc 10,13-16). Esse gesto de Jesus deve ter conquistado todas as mães. O chamamento não consiste só em palavras, mas também atitudes. Todos são chamados a fazer parte da comunidade. A espiritualidade será acolher o chamado e decidir-se a fazer parte dessa comunidade. 
Crescendo juntos 
O individualismo que domina o coração das pessoas invadiu o campo da espiritualidade. Chegou-se a estabelecer um modo de vida na comunidade completamente desligado das pessoas. Um dos livros de espiritualidade que mais sucesso fez, a Imitação de Cristo chegou a dizer: “Quanto mais fui para o meio dos homens, menos homem eu voltei”. A pessoa humana tornou-se empecilho para o encontro com Deus. Os santos não fizeram assim. Foram profundamente humanos. Por isso, a vida de comunidade é um convite constante para crescermos juntos. Crescer juntos é viver juntos. Viver juntos significa colocar a vida em comum, de modo particular a vida espiritual. Um ajudando o outro a buscar os caminhos de Deus. A comunidade proporcionará meios para que os discípulos se ajudem- no crescimento humano e espiritual. Isso edifica a espiritualidade. 
Santidade em comum. 
O modo como vivemos a fé não corresponde ao modo como Jesus vivia e ensinava. Os discípulos viam Jesus falar com o Pai e pediam que lhes ensinasse. Estavam juntos na pesca e juntos na busca do Senhor. Na solidão espiritual que vivemos, não compartilhamos nossos sofrimentos espirituais, não partilhamos as riquezas de dons e experiências espirituais que vivemos, não nos corrigimos mutuamente quando erramos os caminhos. Somos realmente críticos com respeitos aos outros, não diretamente com as pessoas. Isso nos faz menores e destruímos os outros. Quando vamos nos estimular, como diz o profeta: “Conhece o Senhor!”? Se amarmos de fato a Deus, seguramente faremos esse caminho juntos. É uma prova de que nosso amor a Deus é pequeno e nos faz adultos. Quando Deus fizer parte de nossos assuntos de cada dia, será diferente.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM SETEMBRO DE 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário