A princesa Sancha, ou Sancha Sanches era filha de D. Sancho I de Portugal e de sua esposa, a rainha Dulce de Barcelona — era também irmã das beatas Teresa e Mafalda —, nasceu em Coimbra em 1180.
Quando seu pai D. Sancho I faleceu, ela devia receber, segundo as disposições testamentárias, o castelo de Alenquer e dispor de todos os recursos que deste dependiam, podendo mesmo utilizar o título de rainha.
Esta disposição de D. Sancho I foi causa de lutas entre Sancha e seu irmão Afonso II que tinha sucedido a se pai no trono de Portugal e que desejava centralizar todo o poder sobre ele e para evitar que o património, na sequência dum futuro casamento de sua irmã deixasse de pertencer à coroa portuguesa.
Mas Sancha que não tinha qualquer ideia de casar, porque desejava consagra-se unicamente a Deus, acabou por deixar a seu irmão o total domínio da herança que recebera de seu pai.
Em Alenquer fundou dois conventos: confiou um para os franciscanos e o outro aos dominicanos.
Depois disto, foi para Coimbra onde fundou um mosteiro de Cister em Celas, no qual professou e viveu quase todo o resto da sua vida.
Quando faleceu em 1229, o seu corpo foi transladado para Lorvão, onde sua irmã Teresa era abadessa.
A 13 de Dezembro de 1705, através da bula “Sollicitudo Pastoralis Offici”, o Papa Clemente XI beatificou-a ao mesmo tempo que sua irmã Teresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário