sexta-feira, 27 de junho de 2014

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Um piedoso negociante em Creta trouxe em meados do século XV a imagem milagrosa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para Roma, onde ficou uns anos escondida em casa particular. Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava a preciosa carga foi atingido por terrível tempestade, que ameaçava submergi-lo. Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria. Logo a tormenta amainou, permitindo que a em-barcação ancorasse, sendo salva num porto italiano.
No dia 29 de março de 1499 ela foi levada em solene procissão pelas ruas da cidade e colocada na igreja de São Mateus.
Na revolução de 1797, ficando aquela igreja em ruínas levaram a santa para a igreja de Santa Maria em Postérula. Ali seu culto foi olvidado.
Em 1852, os padres redentoristas construíram a igreja de Santo Afonso no lugar da antiga igreja de São Mateus no dia 26 de abril de 1886 Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em procissão de triunfo fez solene entrada naquele santuário. Desde aquela data sua devoção se irradiou por todo o planeta.
No Brasil esta invocação de Maria chegou no final do século passado com os padres da Congregação do Santíssimo Redentor que aqui se estabeleceram em 1893.
A ilha de Creta esteve durante muitos séculos dominada pelos muçulmanos, que destruíram muitos documentos cristãos, por isso nada se descobriu sobre a origem do milagroso ícone, nem mesmo na igreja onde ele era venerado antigamente. É uma pintura sobre madeira, em estilo bizantino, onde se enlaçam a arte e a piedade, a elegância e a simplicidade. Dizem os entendidos que deve ser uma das diversas cópias do retrato da Virgem Santíssima feito por São Lucas e que o pintor era grego, porque são helénicas as letras das inscrições.
Desde que reapareceu em Roma em 1866, a imagem milagrosa de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, todos unanimemente exclamaram que Deus quis dar a Igreja perseguida mais uma protecção. Foi esse o sentimento geral dos romanos que o glorioso pontífice Pio IX partilhou. Pois, não contente de restabelecer o culto da santa imagem, quis ele próprio, como o mais humilde dos fiéis ir ajoelhar-se-lhe aos pés.
No dia 6 de maio de 1866, no momento em que começava o mês de Maria na igreja de Santo Afonso, Pio IX apareceu de repente, atravessou a multidão que não o esperava, dirigiu-se ao altar de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e orou ali algum tempo em silencio. Depois subindo os degraus do altar, examinou em todos os pormenores a preciosa imagem como a excitar a sua confiança.” Oh, como é linda!”. Colocou uma cópia no seu oratório e dedicou-lhe grande devoção. Foi sem dúvida na contemplação desta imagem que Pio IX encontrou o segredo daquela confiança que o animava na crise terrível que a Igreja atravessou.
Segue abaixo o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o seu significado. No final a imagem original na Igreja de Santo Afonso.

Historia do ícone de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro

A tradição diz que este quadro teria sido pintado por São Lucas, mas nada pode ser provado neste sentido. Outra versão diz que o quadro teria sido pintado por um artista russo em torno de 1325.
A Paixão de Jesus é representada pelos instrumentos da paixão mostrado pelos anjos, principalmente a cruz, a lança, a esponja e os pregos.
Os dois arcanjos são Miguel e Gabriel. Miguel segura a lança e a esponja com o vinagre usado na Paixão. Gabriel segura a cruz, uma cruz estilo bizantino e os pregos que fixaram Jesus nela.
O Menino Jesus com medo destas visões se aconchega aos braços de sua Mãe.
Os dedos da Virgem Maria apontam para Jesus como a indicar: “Este é o Senhor Nosso Deus”.
As letras gregas usualmente usam a primeira e a ultima letra de um nome, assim Maria é identificada como Mãe de Deus e o Menino é identificado como Filho de Deus.
Aqui temos uma versão do ícone que aparece as letras com grande clareza:
As letras identificando Nossa Senhora estão grande e claras. Você pode ver M perto de Miguel a esquerda. As letras de Jesus são “IC CX”. O “C” é o S em grego; O “I” é nosso J; o “X” é o nosso “CH” assim as letras em gregos são a abreviação de “Jesus Cristo”.
Dois significados vem a nossa mente quando contemplamos o icone.
Um tem a haver com o pé torcido com a sandália solta e pendurada. Mostrar a sola do pé significa humildade. O filho de Deus se humilha ao se tornar um homem.
O outro significado foca na sandália aparentemente solta quando o Filho correu para a sua Mãe para conforto. Em nosso medo e em nossas necessidades nós devemos correr também bem depressa para Ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário