terça-feira, 24 de junho de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Feitos à imagem e semelhança de Deus”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
20. Criados à imagem de Deus.
  A pessoa humana foi criada à imagem de Deus, como nos relatam os primeiros capítulos da Bíblia. Tanto o homem como a mulher foram feitos à imagem e semelhança de Deus. É um grande dom. No segundo capítulo do Gênesis nós vemos Deus como o oleiro que faz o homem do barro e de sua costela, faz a mulher. Este texto parece uma lenda, mas não deixa de trazer a profunda revelação sobre a pessoa humana: Ela foi criada por Deus na fragilidade, feita do barro, pertencente à terra, mas tem a dimensão divina de sua imagem e semelhança de Deus. Semelhança divina e fragilidade são dois aspectos importantes do ser humano. Ser imagem de Deus eleva a pessoa acima de toda a criação. Isso não faz a criação menor, mas a eleva, pois um ser criado (o homem) está unido ao Criador. O homem foi colocado no Paraíso para cultivá-lo e guardá-lo (Gn 2,15). A Bíblia usa o conceito dominador, mas podemos entender como servidor que conduz a criação a sua realização. A espiritualidade deve trabalhar por fazer descobrir em cada um a imagem de Deus. Ser imagem e semelhança explica a origem e o destino do homem e da mulher, razão de toda a história da salvação. A partir do conceito de imagem entendemos a vida nova que recebemos de Cristo. Este conceito reflete uma proximidade com o Criador que o resto da criação não possui. Dentro desta criação, o homem e a mulher serão aqueles que conduzirão o universo ao Criador. 
21. Imagem do Filho.
Jesus é a imagem do Deus invisível (Cl 1,1) Ele é o primeiro e nós o seguimos. Paulo escreve na carta aos Romanos: “Porque os que de antemão Ele conheceu, esses Ele também predestinou a serem conformes à imagem do seu Filho” (Rm 8,29). Cristo restitui ao homem o esplendor da imagem divina danificada pelo pecado e faz dele o homem novo que, pela ressurreição dos mortos, terá a imagem do homem celeste. Jesus é igual a nós humanos, traz também nossa, aquela que recebemos de Deus, para que cheguemos também a ter a imagem perfeita do Pai que Ele possui (Col 1,15). Um dos aspectos da espiritualidade é justamente assumir e conservar esta imagem que possuímos, e respeitar o outro que também foi feito à imagem de Deus.
22. O outro, imagem de Deus.
A razão do respeito ao homem e à mulher é por serem imagens de Deus. Ser imagem-ícone traz a idéia de união, como lemos em Provérbios: “O que oprime ao pobre insulta ao seu Criador” (Pr 14,31). Fomos colocados no mundo junto a outras pessoas. A espiritualidade neste aspecto se faz através do respeito à imagem de Deus estampada em cada pessoa. Nossa espiritualidade será mais coerente e maior, na medida em que esta imagem for respeitada, amada e promovida. Não é fato social. É a dimensão espiritual que chega à realidade da vida. Espiritualidade que esquece este “pormenor”, não tem consistência e, na verdade, não existe. Na formação da pessoa, é necessário chamar a atenção ao que ela é e o que são os outros. O amor que Jesus prega e se realiza no serviço fraterno, fundamenta-se no respeito à imagem de Deus que cada um possui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário